Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

No Dia do Guia de Turismo, a nossa homenagem com 8 passeios guiados que adoramos

10 de maio é o Dia do Guia de Turismo. Aproveitei a data para escrever sobre algo que digo aos amigos e ainda não tinha compartilhado aqui no blog. Apesar de vivermos na era da informação rápida e fácil –  onde é possível pesquisar de tudo na internet, baixar guias online e apps de viagem, navegar em roteiros prontos da blogosfera de turismo – , acredito que ter a presença de um bom  guia de turismo apresentando o destino ou atração faz toda a diferença. Toda a diferença mes-mo.

Mesmo sendo blogueira e pesquisando bastante, tive experiências extremamente gratificantes onde a recepção do guia de turismo foi tudo de bom no passeio e, principalmente, no primeiro contato com a cidade. É como ter alguém abrindo a porta do destino para você, revelando segredos e a alma daquele lugar. Nada substitui esse contato humano de um bom guia local (ou amigo que mora na cidade!) que conhece como ninguém o destino. Concorda ou não?

8 passeioscom guia d

 

Então, aí vão algumas dicas do Café Viagem sobre guias de turismo e, logo a seguir, 8 passeios que fizemos com guia e adoramos.

– ao visitar um destino pela primeira vez, procure pelo posto ou centro de informações turísticas. Muitos deles oferecem guias credenciados para roteiros de no mínimo 1 ou 2 horas \. Se tiver dificuldade na língua, pegue o tour em espanhol ou em português de Portugal (na Europa, eles oferecem muito aos brasileiros tours com guias portugueses);

-procure também na internet pelos Free Walks ou Walk Tours (alguns têm excelentes avaliações no TripAdvisor) – que são circuitos com caminhadas em grupo guiadas, podendo ser temáticos ou não;

-há ainda os tours em ônibus turísticos, mas nem todos tem a figura do guia como o de Gramado que recomendamos neste post aqui;

-Alguns blogueiros de viagem oferecem tours para os seus leitores. É o caso do Aires Buenos, por exemplo, que tem city tours especiais que incluem até fotografia dos turistas (veja aqui!);

-uma febre atual são os local guides ou local friend, sites que oferecem guias (ou amigos) locais de diversos destinos (normalmente pessoas que querem ganhar um dinheiro extra ) que apresentam a cidade para os viajantes. Admito que ainda não testei esta modalidade, eis alguns: rentalocalfriend.com  e www.toursbylocals.com

-sempre que possível, não esqueça da gorjeta do guia. Nos Estados Unidos, por exemplo, é de praxe oferecer a gorjeta de 10% a 20% do valor pago no passeio. Sinceramente, prefiro a gorjeta do que ter aquele guia (e isso acontece muito no Brasil) te bombardeando com dicas de produtos ou restaurantes onde ele ganha comissão.

 

 8 passeios com guias
que adoramos e recomendamos


Tour Guiado em São Paulo com motorista

Duas mães, duas filhas e um supermotorista de táxi que tem alma de Guia de Turismo. O Luis  faz city tours guiados na capital paulista. O passeio foi tão bom que rendeu post no blog e texto na minha coluna em Jornal Zero Hora.  O Luís é o cara para turistar em Sampa. Gentil e sabe tudo que rola por lá. De arte à gastronomia.
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem

Sobre Guia de Turismo

 

 Tour Guiado no Mercado-Ver-o-Peso

A riqueza de informações que tive contratando uma guia local para percorrer o mercado fez toda a diferença nesse primeiro contato com Belém do Pará e sua comida de origem, que conta muito sobre o nosso Brasil.
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem

mercado-ver-o-peso


Food Tour em Hollywood Los Angeles

Simplesmente, demais. Conhecer os fatos históricos e cinematográficos de Hollywood na Califórnia incluindo gastronomia em 7 paradas fantásticas é o tour perfeito para quem ama comer bem e viajar. E a guia Tricia (que fala somente inglês) é uma simpática, querida e apaixonada por experiências gastronômicas.
LEIA AQUI o post est Tour no Café Viagem

Tourific-Grub28



Bus Tour Gramado RS

Um dos diferenciais do Bus Tour de Gramado é ter a presença de um guia profissional dentro do ônibus  (infelizmente não existe mais o guia dentro do ônibus)fornecendo toda a ajuda e orientação aos turistas.
LEIA AQUI o post sobre o tour no Café Viagem

BusTour-Gramado-14


Tour guiado de 2 horas de bike em Dusseldorf

Fiz um roteiro pela Alemanha em 3 cidades . Em todas elas, no primeiro dia da visita, fiz de 1 a 2 horas de tour com guia. E foi muito produtivo, especialmente o tour que fiz de bicicleta em Düsseldorf no verão.
LEIA AQUI o post sobre o tour no Café Viagem

Eu, minha mãe e a nossa simpática guia

Eu, minha mãe e a nossa simpática guia

Dois Tours inesquecíveis com guia na Suíça

Também fiz alguns curtos tour guiados na Suíça, todos muito especiais. Mas teve dois que merecem destaque: o de Carouge (ao lado de Genebra) com a guia Gianna Loredan e o dos vinhedos tombados de Lavaux com a guia fantástica Angela Bonetti que adoraria voltar pois o tempo foi curto demais para curtir a região. Em Lavaux, fiquei tão amiga da guia que acabei saindo com a turma dela para jantar.

Turistando em Carouge com Gianna

Turistando em Carouge com Gianna

Guia que bebe vinho junto fica ainda mais divertido, certo? Eu e Angela ficamos amigas nos primeiros 10 minutos!

Guia que bebe vinho junto fica ainda mais divertido, certo? Eu e a Angela ficamos amigas nos primeiros 10 minutos juntas em Lavaux!


Miami Beach Food Tour

Nos moldes semelhantes ao tour que fiz em Los Angeles, esse passeio da Miami Culinary Tours também é perfeito para quem curte comer bem enquanto caminha pela área de Miami Beach. (alguém percebeu minha ligeira preferência por tours guiados gourmets?)
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem

Miami-Culinary-Tour-10

 


Montes Apeninos de Bike na Itália

Foi o meu primeiro tour guiado de bike da vida. E foi demais. Nosso guia italiano Marcello Amadori do Trekking Emilia Romagna falava até um pouco de português. Nos pegou em Bolonha, nos acompanhando desde a viagem de trem ao almoço fantástico desse tour.
LEIA AQUI o post sobre este tour no Café Viagem

Montese-Italia-18

 

O Café Viagem também indica para passeios guiados


EM MENDOZA: o Leonardo da Vendimia (em breve um post sobre este guia fantástico)

NOS CÂNIONS: Tour Cânions com a Coite Adventure

O Circuito dos Vinhos com a Citral Serra

Os passeios personalizados da Exploring Chile

PASSEIOS-SERRA-GAUCHA


E você, o que acha do profissional do Guia de Turismo?

Já fez uma viagem que fez toda a diferença com um guia?
Escreva na caixa de comentários abaixo e compartilhe a sua experiência. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO