Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Harmonização pizza e vinho: dicas simples e fáceis

Dicas de harmonização pizza e vinho

Adoooora pizza com guaraná? Eu mesma, amo pizza com vinho. E já que 10 de julho se comemora o Dia da Pizza, que tal harmonizar? Aproveitei a data para dar algumas boas dicas de harmonização com vinhos e espumantes. Afinal, como combinar vinhos espumantes com o sabor da sua pizza de preferência?  Para nos ajudar nessa tarefa mais do que gostosa, pedimos um help para o amigo Cesar Nicolini, proprietário e sommelier do Hotel e Hostaria Casacurta de Garibaldi (RS). Cesar enviou aos leitores do Café Viagem harmonizações fáceis com pizza e vinhos. E o melhor, sem mistério!

pizzarias em Napoles dicas

Sorbillo, pizzaria famosa em Nápoles, Itália

+ Pizzarias em Nápoles: 6 endereços para provar la vera napolitana

+ 6 pizzarias na Serrra Gaúcha para provar

Dicas de harmonização Pizza e Vinho

 

>> Vinhos Tintos e Pizza: Pinot Noir e Sangiovese

Se for escolher vinho tinto, o ideal é não usar um vinho muito encorpado para harmonizar com a pizza. As variedades Pinot Noir e Sangiovese são boas pedidas. O Pinot Noir é uma boa harmonização para as pizzas que levam cogumelo e funghi. Pizzas que levam presunto de Parma podem sugerir um Pinot Noir com passagem em barrica ou um vinho rosé.

>> Pizza e Vinho Chardonnay

Pizzas que tem queijo como o principal ingredientes – como a quatro queijos, por exemplo – são ideais com vinho branco, em especial o davariedade Chardonnay, com boa acidez. A sabor: a acidez do vinho equilibra a gordura do queijo. E se tiver queijo e bacon na pizza?  Bem, neste caso, escolha um Chardonnay com passagem em barrica, mais amadeirado.

Dica: vinhos doces ficam ótimos com queijos azuis !

>> Pizza e Vinho Sauvignon Blanc

Eu amo pizza com pesto. Por isso este sabor entrou aqui com a sugestão de um vinho branco com aromas herbáceos, como o da variedade Sauvignon Blanc (os chilenos são ótimos).

>> Pizza com frutos do mar

Se a pizza tiver frutos do mar, evite vinhos brancos com madeira. Prefira os vinhos brancos jovens, sem passagem em madeira.

>> Pizzas picantes e condimentadas e vinho

Pizza Calabresa e pizza de pepperoni são as suas favoritas? Escolha um espumante brut bem refrescante, de preferência da serra gaúcha que são ótimos e tem muitos com excelente custo-benefício. Se fizer questão de um vinho tinto, segundo o sommelier Cesar Nicolini, um Merlot mais leve também combina muito bem com a pizza de calabresa.

>> Oi, e a boa e velha Margherita ou Napolitana? 

Este é o meu sabor clássico de pizza preferido, então vou escolher uma sugestão de vinho pra vocês. A pizza é leve,  leva queijo e tomate. O ideal é não escolher vinhos encorpados, pois esta pizza pede frescor e neutralidade. Então um branco Pinot Grigio, um tinto Sangiovese ou até um bom rosé ou Prosecco.

>> Pizzas doce com vinhos mais doces

Se a pizza leva chocolate, não tem dúvida, vá de Vinho do Porto para finalizar com chave de ouro sua harmonização.

>> Na dúvida de harmonização pizza e vinho …

Na dúvida, abra um espumante brut ou um vinho rosé que são coringas e mais fáceis de combinar com as pizzas. Se for de vinho tinto, escolha sempre um seco de boa acidez e taninos leves. Nada de vinho encorpado!

 

Pizza e vinho harmonizacao

pizzaria napoletana em Canela na serra gaúcha

WINE EXPERIENCES CASACURTA

O Hotel Casacurta de Garibaldi na serra gaúcha lançou no final de junho as Wine Experiences. São 3 experiências com degustação de vinhos e espumantes da serra gaúcha na Vinoteca do hotel ou até em espaço ao ar livre se o tempo permitir. Apenas 2 pessoas ou para grupos pequenos da mesma família conduzidas pelo sommelier do hotel, Cesar Nicolini. As degustações vão de R$ 125 a R$ 200 por pessoa. No valor está incluso taça personalizada que você leva para casa e tábua com especialidades da Hostaria Casacurta que acompanham a degustação. E ainda: 25% de desconto na compra de vinhos na nossa Vinoteca que tem preço de varejo. As degustações precisam ser reservadas com antecedência. Para mais informações entre em contato pelo email reservas@hotelcasacurta.com.br .

1. Borbulhas: degustação de 4 espumantes para entender um pouco mais dos diferentes estilos do mundo (Prosecco, Rosé, Espumante Método Tradicional e Moscatel)

2. O mundo do vinho: Degustação para conhecer alguns diferentes estilos (espumante, vinho branco e vinho tinto). Aprenda mais como os diferentes tipos de vinhos são elaborados.

3. Ícones da Serra Gaúcha: deguste alguns dos vinhos mais destacados da região, aprendendo o seu método d elaboração, características e peculiaridades do nosso terroir.

Wine Experience Casacurta

Wine Experience Casacurta degustação de ícones da Serra Gaúcha

 

Mais dicas de pizzas no Café Viagem

Hector pizzaria temática Gramado: escola de magia com pizza

Base Camp Pizza em Lake Tahoe – pizza gourmet para sentir saudades

6 pizzarias na Serrra Gaúcha para provar

+ Pizzarias em Nápoles: 6 endereços para provar la vera napolitana

Kongo Pizzaria Temática – um restaurante estilo Disney em Gramado

Hector pizzaria temática Gramado: escola de magia com pizza

6 lugares que acabam em pizza no Litoral Gaúcho

Delivery em Porto Alegre na quarentena: do café da manhã à sobremesa

Pizza em Bolonha na Itália

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO