Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Guerra e paz nos Montes Apeninos na Itália

Os Montes Apeninos na Itália foram um destino surpreendente. Viagens são tão especiais porque, muitas vezes, saímos do lugar comum, da nossa rotina, e nos permitimos experimentar o diferente, o novo, o improvável. Pelo menos comigo é assim. Este post ilustra bem isso. Digamos que andar 20 km de bike em subidas e descidas não é o meu forte, mas aceitei o desafio. O passeio acabou se tornando um dos dias mais surpreendentes da nossa viagem a Itália. Bem-vindo a Montese!

Montese Italia

 Montese Italia (3)

ONDE – LOCALIZAÇÃO
Monte Apeninos em Emilia Romagna, Itália.

O guia (recomendo fortemente): Marcello Amadori do Trekking Emilia Romagna.
O roteiro: de Montese a Zocca de bicicleta. Primeira parada (por volta das 10h): povoado de Montese com  a Fortaleza e o Museu Histórico de Montese sobre a Segunda Guerra Mundial. De Montese, partimos de bicicleta até Zocca: 20 km de descidas e, algumas, leves subidas. Às 14h30, almoço em Zocca no Parque Esploraria. Veja a versão em inglês do nosso tour escrita por nosso companheiro americano nesta aventura: unfinishedman.com/life-and-italy-is-beautiful-biking-the-italian-countryside

Montese a Zocca

nosso roteiro de bike: de Montese a Zocca em Emilia Romagna, Itália


1. O PONTO DE PARTIDA:
MONTESE E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

E tudo começou mais ou menos assim…
Saímos cedo da cidade de Bologna num trem regional para uma cidade próxima de Montese . De lá, pegamos uma carona até Montese, cidade de 3 mil habitantes e repleta de emoções para os brasileiros. Desde nossa partida, no centro de Bologna, fomos guiados por Marcello Amadori. Um guia de ecoturismo na Itália que fala um pouco de português e sabe tudo de bike (e sobre Bologna – ele também é guia na cidade).

Montesw

pequeno cidade de Montese, o ponto de partida

Para entender a importância histórica de Montese, é preciso dar um pulinho no ano de 1945 e prestar muita atenção na aula sobre a Segunda Guerra Mundial, a Linha Gótica (última linha de defesa contra os aliados ao longo dos cumes das montanhas dos Apeninos) e a presença de mais de 25 mil brasileiros que representaram a Força Expedicionária Brasileira no conflito. Pois bem, foi nessa região que ocorreu a Batalha de Montese, travada ao final da Segunda Guerra Mundial, em abril de 1945, com a participação da força militar brasileira.

Montese Italia (8)

Montese está localizada nos montes Apeninos, a 841 metros acima do nível do mar, e é cercada por vários pequenos povoados. Todas essas localidades são pontos de referências dos brasileiros que participaram do combate em Montese. Afora respirar história, a região tem colinas verdes, belas paisagens e aldeias tranquilas. Perfeita para relaxar um passeio de bike. Antes de pedalarmos pela estradas quase desertas, visitamos o Museu Histórico de Montese (na província de Modena) onde é possível subir na torre do castelo e ter uma visão distante e incrível da área (motivo pelo qual foi um dos pontos de observação privilegiados durante a II Guerra Mundial). É quase impossível pensar que tantas batalhas sangrentas foram travadas neste cenário que hoje transmite tanta paz.

Montese Italia (24)

Montese bike

Montese Italia (13)

O Brasil, mais do que qualquer outro país, está muito bem representado no museu com detalhes de sua participação na II Guerra Mundial. E eu devo ter dormido na aula da escola, porque nem lembrava de muitos fatos que ocorreram por esses povoados italianos. É emocionante.Montese Italia (12)

Montese mj Iphone (7)

“A FEB (Força Expedicionária Brasileira) iniciou suas operações no centro da Itália, nos Montes Apeninos. Mas a principal ação dos brasileiros ocorreu em combate contra tropas nazistas na Batalha de Monte Castello, na qual o Brasil se consagrou corajosamente como vencedor. A Segunda Guerra Mundial, contudo, já se encaminhava para o fim e acabaria no ano seguinte, em 1945. A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial marcou o país como primeiro latino-americano a participar diretamente do conflito e, por combater o totalitarismo, criou um vínculo muito grande com os Estados Unidos. Enquanto os soldados combatiam na Europa em favor da democracia, no Brasil o que existia era um governo autoritário de Getúlio Vargas, que se tornou insustentável e, por causa da participação na guerra, foi um dos fatores para sua derrubada.” Fonte: Infoescola
Mais sobre Montese: Parlando d’Italia

 

2. O PASSEIO DE 20 KM DE BIKE ATÉ ZOCCA

Após a visita ao lado histórico de Montese, pegamos nossas bikes e partimos para a aventura de 20 km até a reta final: almoço no Parque Esploraria em Zocca.

Biking-Appenine-Mountains-566x501-1

Prontos para partir! Foto Jason do Unifinished Man

Admito que no início do trajeto, quando achei que seriam apenas descidas, eu estava radiante. “Nossa, por que nunca fiz algo assim tão espetacular na minha vida?” Vento no rosto, sensação de liberdade e uma paisagem sem igual. Era como estar no céu, nas nuvens… yessssss!!!

Montese Italia (14)

Montese Italia (18)

Meu marido, Jason (do Unfinished Man) e nosso guia, Marcelo Amadori

Montese Italia

as “telas” pelo caminho

No entanto, foi só iniciar um subida (nível intermediário)  que o corpo foi demonstrando sua falta de habilidade. Ainda mais com uma mochila pesada nas costas. Meu marido e Jason (nosso companheiro nesta aventura do Unfinished Man) dispararam na frente. E eu …, bem ,eu fiquei para trás, completamente retardatária. Volta e meia o nosso guia me aguardava e perguntava se eu gostaria que ele chamasse um carro para me buscar. “De jeito nenhum!” Fiz algumas subidas empurrando a bicicleta mas completei o trajeto. É claro que meu momentos “uhu” foram todos nas descidas onde me alimentava de tanta energia desse lugar fantástico repleto de imagens que mais pareciam pinturas em telas…Montese Italia (11)

Montese bike (4)
Montese Italia

Montese Italia (9)

Montese Italia (10)

Vamo, vamo… sobe!!

 

3. A SURPRESA DA RETA FINAL: ALMOÇO NA ÁRVORE EM ESPLORARIA

Por fim, a surpresa final. No Parque Esploraria (parque de aventuras com arborismo e tirolesa), um almoço cinematográfico sobre as árvores nos aguardava. Nossa refeição na casa na árvore com menu km zero é algo que jamais vou esquecer. E o que é  “menu’a km zero”? Explico: um menu que utiliza somente ingredientes e produtos da região, tudo a poucos quilômetros do parque.

Esploraria (2)

Esploraria (4)

Do vinho ao queijo, tudo é produzido com o mínimo de distância possível. Almoçamos tortelloni na manteiga recheado com ricota e cobertos com um cogumelo fresquíssimo, uma seleção de queijos, presuntos e pão quentinho. Bebemos lambrusco, jogamos conversa fora e nos deliciamos com o gelato stracciatella.

Esploraria (5)

Esploraria Zocca (28)

Voltei fisicamente exausta, cansada, mas de um jeito que nunca havia me sentido antes. Foi um cansaço bom, de vitória, de saúde. E o melhor: com um banho de energia. Mesmo com um certo grau de dificuldade (para quem não está habituado a pegar a bike em logos trajetos),  amei e recomendo o passeio. Em Montese, a Segunda Guerra se mantém viva nas lembranças e no museu. Porém, é a paz que reina absoluta junto à natureza e o astral delicioso da região.

Esploraria Zocca (20)

No documentário abaixo (com a história da presença do Brasil na II Guerra), é possível ver (aos 7min) mais detalhes sobre Montese e os brasileiros na Guerra.

LEIA + DICAS DE
EMILIA ROMAGNA NO BLOG:

TUDO SOBRE BOLOGNA

MODENA – ROTEIRO DE 1 DIA 

PARMA – ROTEIRO DE 1 DIA 

POST ÍNDICE EMILIA ROMAGNA NO CAFÉ VIAGEM
COM TODAS OS LINKS DA NOSSA VIAGEM

 

cafe viagem
SAIBA MAIS

Saiba mais sobre o tour de bike nos Montes Apeninos em:
www.trekkingemiliaromagna.com/en

Sobre a vista ao lado histórico de Montese:
Via della Rocca, 291 – 41055 Montese | Itália
tel 059.971122
Importante: para visitar o museu é preciso fazer um agendamento prévio ou dar um pulinho na biblioteca do povoado. Afinal, as chaves do castelo estão aos cuidados da bibliotecária da cidade: [email protected]

Sobre o Parque e almoço: ESPLORARIA, il Parco dell’Avventura
Zocca, località Lame (MO)
Emilia Romagna | Itália

www.esploraria.it
 Informações: [email protected]

A visita ao museu e cidade de Montese, o tour de bike e o almoço no parque Esploraria foram proporcionados pelo projeto Blogville, Trekking Italy e  TurismEmilia-Romagna . Não posso deixar de agradecer esta dia memorável e surpreendente. EMILIA-ROMAGNA-BLOG-VILLE

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO