Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Natal Luz programação gratuita 2019: 5 dicas para aproveitar sem ingresso

Natal Luz programação gratuita 2019: 5 dicas para aproveitar as atrações de Gramado sem pagar ingresso

Não conseguiu comprar ingresso? Calma, o Natal Luz Gramado tem sim uma excelente programação gratuita. Acabo de conferir algumas das novidades do maior Natal do Brasil deste ano e anotei alguns destaques neste post da programação não-paga do evento. Também conferi os shows pagos (estão lindos) e percorri as ruas decoradas. No entanto, sempre digo que, mesmo que você não vá ou não consiga ingresso para os espetáculos mais concorridos, ainda assim vale a pena sentir o clima especial do Natal Luz de Gramado. Seja através da decoração ou das apresentações que tomam conta da cidade. A seguir, destaco algumas dicas do Natal Luz programação gratuita 2019.

Natal Luz programação gratuita Gramado

Lembrando que a data do Natal Luz 2019/2020 é de 24 de outubro e vai até 12 de janeiro de 2020.

No caso de   ingressos antecipados dos espetáculos pagos do Natal Luz 2019, clique aqui neste post. Paralelamente às dicas dos ingressos, este artigo do blog também tem toda a programação diária dos shows!

Vila de Natal Gramado

Vila de Natal na Praça das Etnias em Gramado

Já tem hotel para o Natal Luz?

Garanta já a sua reserva pelo Booking.com em Gramado ou Canela

Veja aqui opções e valores com desconto, sem taxa de reserva e cancelamento gratuito em alguns apartamentos

1. Acendimento de Luzes: o espetáculo gratuito do Natal Luz Gramado mais imperdível 

Sem dúvida, o principal espetáculo gratuito do Natal Luz, e o mais imperdível, é o Acendimento de Luzes que acontece todos os dias às 20h em frente à Rua Coberta de Gramado. E como é um show concorrido, é aconselhável chegar cedo (meia hora antes) para garantir o seu lugar na rua ou calçada. Com toda certeza, procure não ficar muito na frente, colado ao Palácio dos Festivais (palco do espetáculo). O ideal é se encostar nos pilares da fachada Rua Coberta, local onde haverá neve no fim do show. Apenas crianças menores terão menos visibilidade mais ao fundo da multidão.

Indiscutivelmente, o Acendimento de Luzes 2019 ganhou novo enredo, iluminação e decoração. Vale a pena tirar fotos durante o dia no Palácio dos Festivais que está lindo, bem como na Rua Coberta toda enfeitada em tons dourados esse ano.

ANOTE: 

Acendimento de Luzes
em frente ao Palácio dos Festivais (ao ar livre)
Diariamente às 20h Show gratuito


2. Locais Natal Luz Programação gratuita 2019 

Além do Acendimento de Luzes, o Natal Luz tem toda uma programação gratuita com shows menores, como teatro, música e outras apresentações. Frequentemente, as atividades acontecem na parte da tarde na VILA DE NATAL (Praça das Etnias), Rua Coberta e em frente à Igreja de Gramado. A programação está exposta em pilares na entrada da Rua Coberta e em folhetos que são distribuídos nos postos de informações do evento (bem fácil de encontrar).

Dica
A
árvore cantante, outro show que sempre atrai um grande público no Natal Luz, este ano acontece em frente à Igreja de Gramado (e não na Rua Coberta como nos outros anos).

Natal Luz programação gratuita Gramado

Igreja de Gramado, palco de apresentações como a Árvore Cantante

Rua Coberta Natal Luz

3. Parada de Natal para crianças

Conforme os outros anos, o desfile (Parada de Natal) que acontece durante o dia em Gramado, segue sendo uma das atrações gratuitas que as crianças adoram. Portanto, já vou avisando: é bem tumultuado e concorrido pois acontece somente nas sextas, sábados e domingos por volta das 16h, na rua principal de Gramado. 

Parada de Natal Gratuita do Natal Luz de sexta a domingo, 16h. Fotos Cleiton Thiele

Natal Luz programação gratuita Gramado

Da mesma forma que encanta pela decoração, a Borges de Medeiros é palco de shows e da Parada de Natal

4. Onde ver o Papai Noel no Natal Luz de Gramado

Este ano está bem fácil encontrar Papai Noel ao lado da Rua Coberta de Gramado no Natal Luz. Há uma casinha fofa para fotos e um espaço promovido por uma marca onde é possível sentar ao lado do Papai Noel para fotos no período da tarde (entre 17h-18h30). De quebra, outro lugar muito simpático é a casa do Papai Noel na Vila de Natal. 

>> Para ver todos os locais para ver o Papai Noel, clique aqui neste post do Café Viagem com vários endereços

Natal Luz programação gratuita

5. Decoração do Natal Luz Gramado 2019 

Só caminhar tranquilo (e com segurança) pelas ruas decoradas de Gramado durante o fim de ano já é um baita programa, concorda?  O clima parece parque da Disney, ainda mais quando as luzes se acendem por volta das 20h30.

Os principais pontos de decoração do Natal Luz 2019 são: 

Rua Coberta – toda decorada em tons dourados com estrelas e anjos

Rua das Renas (ao lado da Igreja na Pedro Beneti)

Igreja de Gramado – com presépio e árvore

Praça Major Nicoletti  – ao lado da rua coberta onde está o Papai Noel e sua casinha fofa

Palácio dos Festivais – a decoração natalina da fachada como se fosse uma livraria está linda, vale muitas fotos

Árvore principal no cruzamento da Borges de Medeiros com Rua das Hortênsias

Rua Torta (que está decorada para o Natal)

Praça das Etnias – é onde está a Vila de Natal e os pães e quitutes dos colonos

Pórtico de Gramado – todo decorado, sempre rende boas fotos de ambas as entradas de Gramado: do pórtico de quem vem por Igrejinha ou do Pórtico da entrada por Nova Petrópolis (o mais tradicional) 

Estabelecimentos comerciais em Gramado com linda decoração de Natal 

Observe que não são só as ruas e pontos turísticos principais de Gramado que dão um show de iluminação no Natal. De quebra, muitas lojas de Gramado também fazem bonito nos enfeites. Aliás, três bons exemplos de espaços comerciais bem decorados que merecem a sua visita são: Lago da Borges (ao lado do Palácio dos Festivais), Cantina Pastasciutta e a Fabulosa Loja de Chocolates Caracol (na rua principal de Gramado e Pedro Beneti). 

Minha opinião pessoal sobre decoração deste ano do Natal Luz – quero saber a sua!

Incialmente, admito que logo ao primeiro olhar, e a luz do dia, a decoração do Natal Luz de Gramado deste ano me decepcionou. Em contrapartida, se durante o dia achei que faltava um pouco de brilho, quando anoiteceu a decoração das ruas de Gramado ganharam um destaque incrível. Ou seja, este ano, na minha opinião, está mais bonito durante à noite. Ainda sobre a decoração, senti falta também de um letreiro grande do Natal Luz como teve em anos anteriores. 

Por fim, esse ano a decoração parece que ficou mais limpa e moderna, menos lúdica. Apesar disso, está bem bonita e envolvente. E vocês, o que acharam? 

Natal Luz programação gratuita Gramado

Ingressos espetáculos Natal Luz

E finalmente, para quem quer ver os espetáculos pagos do Natal Luz, seguem os shows principais com valores que  variam entre R$ 200 a R$ 335.Tapete Vermelho e o Espaço Premium são as áreas Vips dos espetáculos do Natal Luz. Normalmente, crianças até 4 anos incompletos (3 anos e 11 meses)são cortesia nos espetáculos pagos desde que acomodadas no colo dos pais.

Como nos últimos anos, o Natal Luz 2019 tem 4 grandes espetáculos: 3 pagos e 1 gratuito (Acendimento de Luzes).

Espetáculos com ingresso pago:

Desfile de Natal na ExpoGramado (Desfile Magia de Noel)  (Ingresso  ou  Ingresso com transfer )  

A Lenda do Bosque de Natal – espetáculo que substitui o Natal pelo Mundo na ExpoGramado (Ingresso   ou  Ingresso com transporte)

Illumination – espetáculo que substitui o antigo Reencontros de Natal ( Ingresso   ou  Ingresso com transporte ou Ingresso camarote Casa Leopoldo )  

RESERVE SEU INGRESSO

 

Dicas de Ceias de Natal em Gramado

Ceia Natal Gramado com show

Festas e Ceias de Natal e Reveillon em Gramado

Natal Luz programação gratuita Gramado

Vai viajar com crianças?

Temos um guia de Gramado e Canela com crianças completo à venda no Café Viagem

 

+ Reserve hoje seus passeios em Gramado: Transporte, Ingressos e Tours

Veja também:  + dicas Natal Luz em Gramado no Café Viagem

Ingressos e Programação Natal Gramado Luz 

Novo: Programação Sonho de Natal em Canela

5 lugares para ver o Papai Noel

Atualizado: Ceias de Natal e Reveillon em Gramado e Canela 2019

9 dicas para curtir as férias em Gramado em família

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA GRAMADO

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente
  • Gostaria q vc desse ênfase na necessidade de Gramado ter um Aeroporto para receber grandes aviões. Vc não imagina o ato é difícil chegar via P.Alegre ou Caxias. De SP a p.A. são apenas 1:15 mais 2:30 até Gramado pessoas acima de 50 Anos chegam exaustas,pois hj andar nos aeroportos não fácil. 30% dos turistas q sobem a serra, são acima de 50.
    48% das pessoas q descem em P.a.vao a serra.

DEIXE SEU COMENTÁRIO