Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

A bela festa cultural de Natal do Parque de Carambeí no Paraná

Em 2013 fiz uma viagem ao interior do Paraná. Um dos lugares que visitei foi a simpática Carambeí a menos de 150 km de Curitiba. famosa por suas tortas, por ser a pequena Holanda paranaense e por ter um parque que conta a trajetória de seus imigrantes com ricos detalhes: o PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ (veja aqui o post no blog).

parque-museud

E sabia que o parque é o maior museu histórico a céu aberto do país e o terceiro mais visitado no Estado do Paraná ? (pois é, eu não sabia!). Mas o que achei mais legal foi que o parque se enfeita para uma grande FESTA DE NATAL que acontece (na edição de 2015) de 5 a 23 de dezembro.

Natal Parque Carambei (3)

A programação especial inclui espetáculo musical, casa do papai Noel, visita do Sinterklaas (São Nicolau na tradição natalina holandesa), contação de histórias, apresentações folclóricas e um Festival Gastronômico (amei essa última parte!). No site do parque você confere a programação completa do Natal !

A chegada do "Sinterklaas"

A chegada do “Sinterklaas”

O espetáculo que promete encantar é o “Um Milagre em Belém” que acontece aos sábados (5, 12 e 19/12) e é acompanhado por uma orquestra e encenado em um palco ao ar livre. Outra atração dos sábados é a encenação do Museu Interativo onde atores representam o cotidiano dos imigrantes das décadas de 1930 e 1950 em meio as réplicas das construções da época.

O espetáculo natalino

O espetáculo natalino

O interessante é que Parque Histórico de Carambeí, afora a celebração clássica, a festa de Natal mescla a cultura das etnias, trazendo apresentações e sabores de seus imigrantes. Outra coisa que adorei é que o evento tem uma decoração sustentável (veja abaixo as fotos para se inspirar!). Muitos enfeites foram feitos com sucatas e materiais disponíveis na natureza (galhos e folhas secas, etc).

a árvore de livros antigos, adorei!

a árvore de livros antigos, adorei!

Parque Historico Carambei Natal

 

Falando em decoração, a área das casinhas da vila holandesa ganha mangueiras luminosas que contornam seus detalhes. Veja abaixo o pequeno panorama da vila, que lindo…panorama da vila iluminada
O museu do parque também tem muitos outros espaços que merecem uma visita e que representam o estilo de vida do colono no início do século XX. Fica a dica de passeio pelo Paraná. Além do Natal, aproveite para curtir a boa gastronomia de Carambeí com suas tortas e sabores da Holanda.

Natal Parque Carambei (10)

Natal Carambei


Mais informações sobre o Parque em
>> www.aphc.com.br
Programação completa de Natal >> aphc.com.br/programacao-do-natal-no-parque

*Fotos divulgação Parque Histórico Carambeí

unnamed-1


SAIBA MAIS

 

NATAL NO PARQUE HISTÓRICO CARAMBEÍ
O Natal no Parque, maior evento natalino dos Campos Gerais no Paraná, com uma extensa programação será realizado entre os dias 5 e 23 de dezembro no Parque Histórico de Carambeí.
Av. dos Pioneiros|  Carambeí, Paraná
Tel.: (42) 3231 5063

Sitewww.aphc.com.br

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM
Carambeí – a Holanda do Paraná

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO