Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que fazer em Montevidéu Uruguai – guia completo

O que fazer em Montevidéu no Uruguai- post índice e guia completo 

O que fazer em Montevidéu? Quais os melhores programas na capital do Uruguai? Se você está procurando dicas de Montevidéu para aproveitar ao máximo sua viagem, saiba que este post do Café Viagem reúne as principais atrações além de links de matérias que já publiquei no blog. Ou seja, funciona como um guia de Montevidéu e post índice do Café Viagem das dicas da Capital do Uruguai. Aproveite ao máximo para organizar o seu roteiro !

Primeiramente, quero contar que Montevidéu está sempre nos meus planos, afinal moro em Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e, sempre que possível, dou um jeito de visitar esse vizinho tranquilo e charmoso que adoro.  A seguir, dicas e links do Café Viagem para planejar a sua viagem a Montevidéu no Uruguai.


—>
psiu: não deixe de consultar também
o Post Índice do Uruguai e a página só do Uruguai no Café Viagem! Boa viagem.

 

POST ÍNDICE

GUIA  MONTEVIDÉU CAFÉ VIAGEM

 


Onde ficar em Montevidéu – hotéis

Para dar o start na sua viagem, comece escolhendo o hotel ou região onde quer se hospedar em Montevidéu. Os brasileiros gostam muito de ficar em Pocitos ou Punta Carretas, perto da Rambla (na orla). Já grande parte das excursões preferem colocar os turistas no Centro. As opções mais luxuosas de hotéis em Montevidéu estão em Carrasco ( como o Sofitel) e em Pocitos (Hyatt Centric). No Café Viagem, você encontra um post completo com dicas das melhores hospedagem em Montevidéu por bairros: Centro Histórico, Punta Carretas, Pocitos e Carrasco. São mais de 12 hotéis selecionados, confira no link abaixo…

+ Melhores hotéis em Montevidéu no Uruguai – mais de 12 dicas por bairros

+ Como é se hospedar no Hyatt Centric Montevideo 

+ Como é se hospedar no Hotel Casino Sofitel Montevideo 

Você também pode consultar  as ofertas do Booking.com  com cancelamento gratuito em alguns quartos. Mas não deixe de ler este artigo do Café Viagem antes para definir a sua localização de hospedagem!

Melhores hoteis em Montevideu

Hyatt Centric Montevideo – hotel que me hospedei e adorei

Sobre Montevidéu

Montevidéu é a Capital do Uruguai, banhada pelo Rio da Prata, fundada em 1726. Cidade rica em história, arquitetura e cultura. Você vai encontrar uma excelente atmosfera, num clima slow travel. Bons cafés e restaurantes, centro histórico e vinícolas próximas que recebem os turistas estão entre as atrações principais. Isso tudo sem falar da beleza da costa, pois percorrer a Rambla pelas praias do Rio da Prata – o calçadão e avenida da orla – é um programa gostoso. 

Curiosidades: Montevidéu tem mais de 300 anos de história. Sabia que grande parte da população uruguaia vive na capital? O Uruguai tem 4 vacas por habitante!

Minha dica certeira para quem procura o que fazer em Montevidéu é aproveitar a sua tranquilidade e segurança. Caminhar, tomar um mate, um vinho e se deixar levar pelo seu ritmo desacelerado. É um vizinho de respeito que fascina por ser discreto e valorizar a sua memória. E ainda: por estar em uma posição que inveja os brasileiros – a de país menos corrupto da América Latina.

Idioma e Voltagem

  • O espanhol é o idioma oficial do Uruguai. Em alguns locais, fala-se “portunhol”!
  • A voltagem utilizada no país é 220V

Documentos para entrar no Uruguai

Carteira de identidade ou passaporte válido.

Documentos para viajar de carro e como circular por Montevidéu, veja mais detalhes neste post!

Moeda, Câmbio e benefícios aos turistas

A moeda é o Peso Uruguaio. Você pode levar reais ou dólares e trocar em casas de câmbio no centro de Montevidéu. Muitos estabelecimentos até aceitam pagamento em dólar ou reias, mas o troco será sempre em peso uruguaio.

Não esqueça que o Uruguai costuma dar vários benefícios aos turistas como:

Desconto de 22% do IVA (até outubro 2019), pagando com cartão internacional (de crédito, débito ou pré-pago) em serviços gastronômicos (como restaurantes), aluguel de veículos sem motorista e aluguel de imóveis com destino turístico

–  IVA Zero em hotéis. Válido para estrangeiros que apresentarem o documento de identidade emitido no exterior. Estando em ordem, esse consumo se fatura sem o imposto.

TAX FREE para compras de produtos incluídos no regime realizadas nos estabelecimentos que aderiram ao sistema.

Guia Montevidéu –  clima e quando ir 

Montevidéu é uma viagem perfeita em qualquer época do ano. O ideal é evitar a alta temporada se você quiser fazer economia. O mês de maio é um período de ótimas promoções de hospedagem. O mês de julho, parte do verão e a semana da Páscoa (semana do turismo no Uruguai), são períodos considerados altíssima temporada. 

Já o clima na Capital e em todo o Uruguai é semelhante ao da região sul do Brasil com as as quatro estações definidas. Janeiro é o mês mais quente com temperatura entre 29 e 16 graus. Junho e julho são os meses mais frios, com temperaturas entre 5  a 15 graus.

Como chegar em Montevidéu

Grande parte dos brasileiros chegam de avião pelo moderno Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu no departamento de Canelones. Já muitos gaúchos, preferem viajar de carro ou ônibus. Existe ainda a possibilidade de casar Buenos Aires com Montevidéu através do buquebus (barco que cruza o Rio da Prata). 

+ Leia aqui o post completo sobre COMO CHEGAR NO URUGUAI: avião carro, ônibus e buquebus

 

Principais distâncias 

Porto Alegre (RS) a Montevidéu – 802 km
Pelotas (RS) a Montevidéu – 558  km
Jaguarão (RS) a Montevidéu – 417 km
Punta del Este a Montevidéu – 120 km
Colonia del Sacramento a Montevidéu – 180 km
Vinícola Bouza a  Montevidéu – 20 km
Buenos Aires (AR) a Montevidéu – 221 km de ferry


Como circular 

A  principal avenida de Montevidéu é a 18 de Julho que começa na Praça Independência e vai até o Obelisco e Parque Batle. A Sarandí é a rua de pedestres no Centro Histórico da cidade, ideal para um passeio. Já a Rambla é a avenida que percorre a orla do Rio da Prata, do Centro até as praias.

Em algumas regiões de Montevidéu é bem tranquilo passear a pé: Ciudad Vieja (centro da cidade), Ramblas Pocitos, bairro de Carrasco e Parque RodóNo entanto, para ir de um bairro, muitas vezes será necessário usar o transporte. A maior distância é a do bairro de Carrasco ao Centro de Montevidéu, são em torno de 20 km. Nos principais pontos turísticos você encontra bicicletas para alugar. 

Os ônibus funcionam bem e ligam os principais pontos turísticos da cidade. 

+ Compre aqui o seu chip de celular para ter internet livre no Uruguai e circular conectado e com GPS

+ Tours, ingressos e passeios em Montevidéu, veja aqui opções

como chegar em Montevidéu

DICAS MONTEVIDÉU POR REGIÕES

principais atrações

 

As principais atrações de Montevidéu estão no Centro Histórico (Cidade Velha) e nos bairros da Rambla: Pocitos, Punta Carretas e Carrasco. Algumas atrações estão mais afastadas, como o Mercado Agrícola, o Jardim Botânico, o Museu de Belas Artes e o o Museo Blanes . A seguir, principais atrações por bairros ou regiões de Montevidéu.

 

CIUDAD VIEJA / CENTRO

Se for a sua primeira vez em Montevidéu, sugiro começar o passeio com um tour guiado (city tour) pelo Centro Histórico de Montevidéu, a Ciudad Vieja. É aqui que a cidade começou e onde estão situados os prédios históricos e o Mercado del Puerto


+
Neste post do Café Viagem você encontra roteiro completo para caminhar pelo CENTRO DE MONTEVIDÉU –  CIUDAD VIEJA

Principais atrações do Centro de Montevidéu são:
Mercado del Puerto,
Mercado de Los Artesanos,
Peatonal Sarandí,
Praça Matriz, Catedral,
Café Brasileiro,
Teatro Solís,
Puerta de La Ciudadela,
Praça Independencia,
Palacio Salvo,
Museu Cabildo e Museu Gurvich

TOURS E PACOTES:passeios em Montevidéu e arredores, consulte este link !

Para fazer próximo ao Centro Histórico: 

–Palácio Legislativo e MAM: saindo do Centro Histórico de Montevidéu dá para ir conferir o Palácio Legislativo e o MAM-Mercado Agrícola de Montevidéu com muitos alimentos frescos e restaurantes.

-Estádio Centenário e Parque Batle

 

ESTÁDIO CENTENÁRIO

Após a Ciudad Vieja, centro histórico de Montevidéu, você pode incluir uma visita ao histórico estádio construído para a primeira Copa do Mundo em 1930. Seguindo pela 18 de julho e passando o Obelisco você chegará ao Estádio Centenário. Declarado pela Fifa como monumento histórico do futebol, o estádio tem  Museu do Futebol que pode ser visitado.

Av. Dr. Americo Ricaldoni, 11400 (no Parque Batle)
Ingresso : 100  pesos (e mais 50 pesos se você quiser subir na torre e ter uma vista bem do alto)
Horários visitas: de segunda a sexta das 10 às 17 horas.
Site: www.estadiocentenario.com.uy
Dica: se o dia estiver bonito, após a visita vale a pena esticar e caminhar no Parque Batle, ao lado do museu 

+ Leia aqui o nosso roteiro 1 dia em Montevidéu com visita ao Estádio Centenário

PARQUES:  RODÓ E BATLE

Em Punta Carretas está o Parque Rodó, ideal para um churros, mate ou caminhada na feirinha que acontece aos domingos por lá.  O Rodó também tem um parque de diversões e o Museu Nacional de Artes Visuais.

Já o Parque Batlle é uma área verde bonita ao lado do Estádio Centenário. Um parque mais para os locais do que para os turistas.

 

PUNTA CARRETAS

A Rambla, o Parque Rodó, os café e restaurantes pela orla e o Punta Carretas Shopping são as grandes atrações da área de Punta Carretas.

Aliás, o passeio pela Rambla pode começar por Punta Carretas, passa por Pocitos e segue até a Praia de Carrasco. A Rambla é a grande atração desses bairros que se estendem pelo calçadão na orla da praia do Rio da Prata. Ao longo da avenida você vai encontrar bares e cafés para brindar o pôr do sol. Ideal para caminhar, passar de carro ou até pedalar. 

Rambla Montevidéu

Outro ponto turístico na orla de Punta Carretas é o Memorial do Holocausto do Povo Judeu.

Memorial Holocausto Montevidéu

Memorial do Holocausto do Povo Judeu em Punta Carretas


PRAIA DE POCITOS

A Rambla, o letreiro de Montevidéu e o Montevideo Shopping são as grandes atrações de Pocitos.

É em Pocitos, em frente ao Hotel Hyatt Centric, que está o letreiro de Montevidéu onde os turistas tiram fotos. 

Hyatt Centric Montevideo

O Hyatt Centric Montevideo fica em frente ao letreiro de Pocitos

PÔR DO SOL EM PUNTA GORDA

Onde apreciar o pôr do sol em Montevidéu? Anote:Plaza de la Armada na orla de Punta Gorda. Lindo!

+ Leia no Café Viagem: Onde ver o Pôr do Sol em Montevidéu

por do sol Montevideu

Pôr do sol espetacular na Plaza de la Aramada ou Plaza Virgilio em Punta Gorda ao lado de Carrasco

PRAIA DE  CARRASCO

É o bairro elegante de Montevidéu e o mais distante do centro. Vale uma caminhada pela avenida Arocena com seus bons restaurantes e fotos em frente ao Hotel Casino Carrasco, atualmente administrado pelo Sofitel (Sofitel Carrasco).

+ Leia aqui o Roteiro completo de Carrasco em Montevidéudicas para aproveitar o bairro mais elegante de Montevidéu

Onde comer em Montevidéu

Restaurantes e Cafés

—>Onde comer em Montevidéu – veja aqui a lista completa

6 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Restaurante Francis – lugar imperdível pra comer em Montevidéu, Punta Carretas

Lavander Tea Room | um bistrô e casa de chá encantador em Carrasco

Dicas gastronômicas do Edu e da Ró | restaurantes descobertos e sugeridos pelos meus pais

 

Bebidas e Pratos típicos do Uruguai 

Parrillada: o churrasco dos uruguaios e argentinos feito na brasa com lenha. No Uruguai, vale a pena provar o chorizo, a morcilla, molleja, bife ancho com osso, matambrido de cerdo, chinchulines e o assado de tiras na parrillada.

Empanadas: espécie de pastel de forno assado com diferentes recheios

Chivito: sanduíche uruguaio com carne, pão, queijo, alface, tomate e ovo.

Doce de leite: não só no café com medialunas mas também presente em vários postres (sobremesas)

Vinho Tannat: o vinho tinto emblemático do Uruguai, perfeito com carnes preparadas na parrilla, em especial o cordeiro

Clericot – o drink do verão, principalmente em Punta del Este

Outras comidinhas e bebidas: vinho albariño (branco), medialunas, flan con dulce de leche, frutos do mar (prove os chipirones!!), queijos em geral, sorvetes (helados)


+ Leia mais: post sobre sabores do Uruguai e pratos típicos

Onde comer em Montevidéu


Feiras e Mercados em Montevidéu

 

Feira de Villa Biarritz (próximo ao Punta Carretas Shopping): terças e sábados das 9h às 16h. (parecida com a do Parque Rodó que acontece aos domingos)

Feira do Parque Rodó: domingos (tem de tudo!)

Feira de antiguidades na Praça Matriz na Ciudad Vieja: aos sábados

Feira Tristán Narvaja: domingos das 7h às 14h (bugigangas e antiguidades)

Mercado Agrícola – um ponto turístico da cidade com restaurantes

Mercado do Artesanato : Plaza Cagancha 1365 (das 10h às 20hs – fecha aos domingos)

Mercado del Puerto: para comer carne, ou melhor, a tradicional parrillada durante o almoço

 

A feira mais famosa de Montevidéu: Feira Tristán Narvaja

Domingo é dia da Feira Tristán Narvaja, uma feira clássica da cidade que acontece há mais de 100 anos. E realmente vende de tudo, de antiguidades a verduras. Visite apenas se quiser viver uma experiência bem autêntica, de raiz! Tem muita bugiganga!

 

O que fazer em Montevidéu: Compras 

As feiras locais, o Mercado Agrícola e o Mercado de Artesanto são um ótimo local para fazer compras em Montevidéu. No entanto, os principais locais para lojas e consumo são:
a avenida Arocena do bairro de Carrasco,
o Punta Carretas Shopping
e o Montevideo Shopping

Montevidéu Compras

Loja de Souvenirs no Mercado del Puerto

Roteiros a partir de Montevidéu: vinícolas, Punta del Este e Colonia

Roteiros Montevidéu + vinícolas

Com mais tempo em Montevidéu, vale a pena incluir vinícolas próximas como Bodega Bouza, Carrau, Juanicó (Deicas), Pizzorno, Bodega Viñedo de los Vientos  – todas entre 20 a 35 km de distância da Capital. 

+ Bodega Artesana – uma experiência entre mulheres e vinhos


Montevidéu + Punta del Este e praias

No verão ou primavera, o ideal é casar Montevidéu com Punta del Este ou outras praias, como Cabo Polônio, La Pedrera ou La Paloma. Dá pra fazer bate e volta a partir de Montevidéu para Punta del Este ou Piriápolis ( praia mais próxima da Capital) Mas no caso de visitar Cabo Polonio, La Paloma, Jose Ignacio ou La Pedrera, o ideal é dormir nessas praias pelo menos 1 noite.

 
Guia Punta del Este – onde ficar, o que fazer e restaurantes

Roteiro Vinhos e Azeites

5 vinícolas imperdíveis para visitar perto de Punta del Este

Visita à Bodega Garzón – como chegar, degustação e tour

Roteiro 1 dia em Cabo Polonio – o  que fazer, como chegar, onde comer e ficar

Roteiro completo de La Paloma | hospedagem, comidas e programas

Dicas La Pedrera – o  que fazer, como chegar, onde comer e ficar 

Roteiros Montevidéu + Colonia del Sacramento

Se Colonia del Sacramento estiver nos seus planos, vai por mim, não ouse fazer bate e volta a partir de Montevidéu. O ideal é dormir no mínimo uma noite em Colonia e quem sabe esticar mais uma ou duas em Carmelo. A viagem de Montevidéu a Colonia dura em torno de 2h30 a 3h. 

Nós fizemos uma viagem perfeita tanto no mês de maio quanto em outubro incluindo os destinos: Montevidéu, Colônia e Carmelo – viagem de 5 dias!

 A seguir, links para consultar e montar o seu roteiro. 

+ 5 vinícolas próximas a Punta del Este para um passeio bate e volta

+ 12 razões para se apaixonar por Carmelo no Uruguai

+ Caso de Amor com Carmelo : onde passear, beber, ficar e se apaixonar – incluindo vista à imperdível Bodega Narbona 

+ Carmelo Resort & Spaantigo Four Seasons Carmelo | – post completo da nossa experiência a dois!

+ Lua de Mel no Uruguai  | roteiro romântico Montevidéu, Colonia e Carmelo

+ Roteiro Colônia 24 horas  |   dicas para quem quer aproveitar e namorar em Colonia del Sacramento

+ Onde Comer em Colônia  |  dicas de restaurantes, lanches e sorvete

+ Posadita de La Plaza | dica de hospedagem charmosa em Colonia del Sacramento


Organize sua viagem para Montevidéu com o Café Viagem

Booking.com: consulte tarifas Hotéis em Montevidéu com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

Airbnb: aluguel de temporada  pelo mundo

RentalCars: site que faz cotação entre principais locadoras e oferece ofertas para Aluguel de Carro

RentCars: outro site com ofertas de aluguel de carro  que faz cotação entre principais locadoras

Real Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

Inrgressos e Tours : pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu

Chip Celular: Chip Celular EasySim4U – EUA, Canadá e + de 140 países

 

+ DICAS DO URUGUAI NO CAFÉVIAGEM

GUIA URUGUAI  post índice com melhores dicas do Uruguai do Café Viagem

GUIA PUNTA DEL ESTE:  post índice com melhores dicas de Punta del Este e arredores

GUIA RIVERA -LIVRAMENTO, FRONTEIRA BRASIL URGUAI

NOSSOS MAPAS MONTEVIDÉU E URUGUAI NO GOOGLE

Roteiro Centro de Montevidéu

Principais atrações e regiões para visitar em Montevidéu

Onde comer me Montevidéu: restaurantes

Praias do Uruguai de próximas de Punta del Este 

Punta del Este com filhos

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO