O que fazer em Munique – roteiro de 2 a 3 dias

Por Alexandra Aranovich

O que fazer em Munique na Alemanha ? Quais as atrações imperdíveis de Munique? Como montar um roteiro? Neste post, que fiz com todo o carinho, você encontra um roteiro de 2 a 3 dias por Munique (que pode ser feito em até 5 dias, depende do seu estilo). Nossa viagem a capital da Baviera foi curta mas intensa. Aproveitamos cada segundo dos dias ensolarados de primavera (mês de maio).  A cidade do FC Bayern de Munique  (time de futebol famoso no mundo) é conhecida por ser a mais alegre da Alemanha, principalmente durante as temporadas mais quentes ou no período da Oktoberfest. Encontrei em Munique uma certa alma italiana, tanto em sua arquitetura quanto na animação e elegância dos seus moradores. A praça de  Marienplatz na Cidade Velha (centro histórico) é o coração da cidade. Vale a pena começar a visita por lá.

Munique também é famosa pelos seus incríveis parques urbanos (Englischer Garten e o Olympiaberg – parque olímpico).  Por falar em parque, a cidade é perfeita para turistar de bike. É plana e repleta de recantos verdes.  Outra grande atração de Munique é a sua gastronomia bávara (nos restaurantes, bares e mercados como o deliciosos Viktualienmarkt) e a cultura dos biergärten (jardins da cerveja). Muitos turistas procuram pela Hofbäuhaus, um dos “templos”  da cerveja de Munique. Por fim, quem pegar chuva na cidade não vai sentir falta de museus. De arte à tecnologia, tem até museu para os amantes dos motores já que Munique é a a cidade sede da BMW  (e conta com o Museu da BMW).

Munique, cidade dos parques, é perfeita para caminhar e pedalar

Uma curiosidade: Munique foi uma das cidades mais castigadas durante a Segunda Guerra Mundial. Metade da cidade foi destruída e reconstruída décadas depois. Tem cicatrizes por ser a cidade berço do nascimento do nazismo. O Partido Operário Alemão (DAP) foi fundado na cervejaria Hofbräuhof em 1919.

 

—– Quanto tempo e quando ir a Munique

Eu fui durante a primavera e adorei, recomendo fortemente esse período. Fiz grande parte da atrações de Munique  em 2 dias mas não recomendo, foi correria. O ideal é planejar 4 dias para que a cidade possa ser curtida no melhor estilo slow travel. Há também várias atrações nos arredores de Munique como uma visita a Nuremberg (eu dormi nesta cidade), Salzburgo, Garmisch (que no inverno tem estação de ski), o campo de concentração de Dachau (símbolo de horror) e o Castelo Neuschwansteinque  (na Rota Romântica) que serviu de inspiração para o da Cinderela e da Bela Adormecida da Disney.

Não esqueça de conferir o calendário de festas e eventos em Munique. Muitas datas, como a Oktoberfest (segunda quinzena de setembro) , Feiras de Natal e Frühlingsfest (festa da primavera) fazem os hotéis lotarem e aumentarem consideravelmente suas tarifas.

—– Onde ficar em Munique

Se você tiver pouco tempo em Munique o ideal é ficar em uma área bem central e próxima dos pontos turísticos. Procure hotéis na área do centro histórico, principalmente na região da Marienplatz.

Dicas de hotéis em Munique:
Cortiina Hotel – nossa dica de charme e bem localizada em Munique
Ofertas dos melhores hotéis de Munqiue na região da Marienplatz

Abaixo, um roteiro de 3 dias pela cidade (que também pode ser aproveitado para ser feito em 2 ou 4 dias). Bom passeio. Munique é imperdível e apaixonante.

Com a bike do Cortiina Hotel de Munique. Pronta para pedalar pela cidade em um sábado lindo de sol

—– ROTEIRO MUNIQUE DIA 1  —–


Ponto de Partida: Marientplaz, Centro Histórico
Estação Marienplatz | Centro de Informações Turísticas de Munique

Comece sua visita pelo coração de Munique, a Marienplatz no Centro Histórico. Nos arredores da praça, local chamado de Cidade Velha, está coluna de Maria (Mariensäule), o prédio em estilo gótico (que você jura que é uma igreja) da nova prefeitura (Neues Rathaus), a igreja São Pedro (a mais antiga da cidade) e um posto de informações turísticas da cidade de Munique. É na Marienplatz que também está o célebre relógio de Munique que toca pontualmente todos os dias às 11h da manhã para a alegria dos turistas que se reúnem para observar os bonequinhos ao som dos ritmos da Baviera.

praça coração de Munique, a Marienplatz vista do alto da torres da Nova Prefeitura – Neues Rathaus

Posto de Informações Turísticas de Munique

Comece a visita no posto de informações turísticas de Munique na Marientplats para tirar dúvidas, pegar mapas e folhetos. Munique tem um mapa com dicas em português (Simplesmente Munique). Por lá, você também vai poder consultar tours pela cidade e visitas guiadas.
Onde fica: Marienplatz 8 

Munique vista do Alto

Há dois locais na área da Marienplatz onde é possível ter uma vista linda de Munique do alto: na torre da igreja São Pedro (Alter Peter ou St. Peter’s Church) ou na torre da Nova Prefeitura (Neues Rathaus). Ambas as atrações são pagas, mas o valor é bem em conta (por volta de 3 euros). A vantagem de subir na torre da Nova Prefeitura é o elevador, já que na torre da igreja a subida é por uma escada.

  • Torre da Neues Rathaus – acesso por elevador, por volta de 2,50 euros. De segunda a sexta, das 10h às 17h. Durante a primavera e verão, aberta todos os dias até as 19h.
  • Torre Igreja São Pedro – acesso por escada, por volta de 3 euros. De segunda a sexta, das 9h às 17h30 e fins de semana das 10h às 17h30. No verão e primavera fica aberta até as 19h.

    Igreja São Pedro de Munique ( St. Peter’s Church) onde é possível subir a torre e ter uma vista linda da cidade

o prédio gótico da Prefeitura (Neues Rathaus ) onde é possível subir na torre pelo elevador

Na área interna do prédio da prefeitura de Munique tem um biergarten bem animado. Depois de apreciar a vista, passe por lá!

Almoce no paraíso gourmet:
mercado Viktualienmakrt

Coladinho na Marienplatz, está o tempo gastronômico e ao ar livre, o mercado alegre e animado de Viktualienmarkt. É possível encontrar de produtos típicos da Baviera (como a mostarda e a salsicha branca) até especiarias importadas e artesanato local. Almoce por lá ou tome uma cerveja no Biergarten arborizado bem ao centro do mercado. Para quem se diverte com comida (como eu) essa área pode tomar um bom tempo do seu dia. Se preferir um restaurante no lugar de pegar algo para comer nas barracas, há vários nas ruas ao redor do mercado como a rede Nordsee a bares e restaurante animados próximos à peixaria e à Dreifaltigkeitsplatz. Apreciadores de vinho drinques, visitem a área de vinhos do mercado (wein markt ) ao lado da área de peixes (onde está o animado Fisch Maier ). Aprecie também o charmoso e bem frequentado  Café Nymphenburg Sekt.

 

Biergarten do Viktualienmarkt

Odeonsplatz e Residenz
admire a arquitetura italiana da praça

Metrô U3/4/5/6, Ônibus 100 Odeonsplatz, tram 19 Nationaltheater

A partir do Viktualienmarkt ou da Marienplatz, caminhe pela rua Theatinerstrasse em direção a uma das praças mais representativas de Munique, com traços arquitetônicos italiano, a ODEONSPLATZ. A praça foi encomendada pelo rei Luis I da Baviera após a demolição das fortificações da cidade no século 18.

Na área da Odeonsplatz está a THEATINERKIRCHE, a primeira igreja barroca da Baviera (toda amarela e em obras na fachada quando estive por lá) e o FELDHERRNHALL (templo dos generais) construído a partir de 1841. O monumento Feldherrnhall, com as grandes estátuas de leões, é uma réplica da Loggia dei Lanzi da Itália e foi um presente encomendado pelo rei Ludwig I, com o objetivo de festejar os grandes feitos e conquistas do exército bávaro. Em novembro de 1923, o Feldherrnhalle foi palco do fracassado “Putsch de Munique” a revolução do povo, liderada por Adolf Hitler. Aliás a praça era um dos lugares preferidos de Hitler para os seus discursos.

Do lado esquerdo  de quem olha os leões da Odeonsplatz de frente está outro ponto turístico de Munique, a RESIDENZ (antiga residência dos reis bávaros).Trata-se do maior palácio urbano da Alemanha.  Até 1918, o palácio servia de residência de luxo e sede do governo da família Wittelsbach. Hoje é aberto à visitação e comporta um museu, a Casa do Tesouro Real e salas de concerto.

Relaxe no Hofgarten de Munique

A partir da Odeonsplatz, caminhe em direção aos Jardins da Corte (Hofgarten).  Como o dia estava lindo, não visitei o Residenz e fiquei curtindo os jardins do Hofgarten. Caso resolva fazer a visita a este loccal, calcule no mínimo 2 horas.

o Jardim da Corte, o Hofgarten de Munique

A área do entorno do Hofgarten é linda em um dia de sol, vale um relax e muitas fotos em seu gramado. Bem no centro do Hofgarten está o Dianatempel (espécie de gazebo). E na lateral oposta à Odeonplatz está o prédio da Bayerische Staatskanzlei ( Chanceleria do Estado da Baviera) que chama a atenção do visitante.

a Bayerische Staatskanzlei (Chanceleria do Estado da Baviera) vista dos jardins do Hofgarten

Platzl – hora do brinde na praça
das cervejarias e restaurantes 

Cansou? Que tal um drinque ou cerveja? O fim do dia merece um pulo na Platzl (pertinho da Marientplatz) , área onde estão situadas as cervejarias famosas como Hofbräuhaus , Ayingers e Augustinerbräu, além da loja do FC Bayern e outros restaurantes badalados do Chef Alfons Schuhbecks – uma celebridade gastronômica na Baviera e top chefs da Alemanha). Nesse pequeno local você estará cercado de várias opções gastronômicas animadas.

a praça de Munique que concentra cervejarias (Hofbrauhaus) e restaurantes para curtir a qualquer hora

A Hofbräuhaus é o ponto mais famoso da praça. Inaugurada em 1589 , essa cervejaria produzia cerveja para a corte. Em 1828, abriu também um restaurante. Outro fato histórico é ter sido local da primeira grande reunião do Partido Nazista de Hitler. Hoje, a casa é imensa e reúne turistas do mundo inteiro.

a bandinha alemã animando um dos vários salões da Haufbrauhaus

Para quem quer fugir do óbvio, sugiro nessa área a jantar e beber na Ayingers e um happy hour no animado Bar Centrale.

para fugir da cerveja, o descolado e animadinho Bar Centrale

 

—–  ROTEIRO MUNIQUE DIA 2  —–

 

Vá de bike !

Se o dia amanhecer lindo, alugue uma bicicleta (veja neste post locais para aluguel). O charmoso hotel em que nos hospedamos tinha bikes para empréstimo e resolvi dar um volta.


Mais um templo gourmet: Dallmayr

Minha sugestão é começar o seu dia visitando o refinado e farto empório gourmet Dallmayr, um escândaloooo. Talvez você queira voltar para almoçar por lá. Ou quem sabe comer uma torta com café à tarde como fazem os alemães (no segundo andar da casa tem um espaço dedicado a este costume alemão). Afora a delicatessen, o restaurante Dallmayr (bem próximo à loja) tem estrela no Michelin. Enfim, é uma espécie de “grife gourmet” da Alemanha.

Dallmayr fica na Dienerstraße 14/15
Site: www.dallmayr.de  

patês, salsichas, chocolates, bolos, frutos do mar, vinhos, de tudo um muito no Dallmayr de Munique

 

Pausa para um café e arte

Na segunda etapa da pedalada, siga o caminho para o Englischer Garten, o parque mais visitado de Munique e um dos maiores parques urbanos do mundo. Eu sugiro pedalar passando pelo parque Hofgarten e seguindo em direção à Casa da Arte (Haus der Kunst). Faça uma parada na Haus der Kunst para visitar um bar-café interno maravilhoso, o Golden Bar. Tome um café por lá (dentro ou nas mesas ao ar livre). Como curiosidade para os baladeiros, nessa região está uma das boates mais famosas de Munique e megadifícil de entrar, a P1 Club. 

Casa da Arte de Munique (Haus der Kunst)

Vale a pena entrar dentro do Golden Bar e se surpreender

Pedalando pelo Englischer Garten

Saindo da Haus der Kunst, siga até o point do surf do Englischer Garten (Eisbachwelle), bem próximo. A área reúne os surfistas que pegam a onda que se forma no rio Eisbach

a área de surf em Munique no rio Eisbach do Englischer Garten

Depois de curtir este ponto turístico famoso de surf, explore a área verde do parque que é imensa. Pedale até a Torre Chinesa (Chinesischer Turm) onde está um biergärten encantador. Você pode beber uma cerveja, tomar um café ou até almoçar por lá.

Chinesischer Turm – Englischer Garten 3

Pedalando pelo parque Englischer Garten de Munique, lindo

o astral do parque Jardim Inglês de Munique (Englishcer Garten) no fim de semana de sol

 

Compras e café

Se sobrar tempo no seu dia para compras (acho difícil) , vá passear pelo elegante shopping FÜNF HÖFE (Cinco Pátios) , principalmente em caso de chuva. Ou ainda, caminhe ou pedale pelas ruas pomposas e de grifes famosas, a Maximilanstrasse e Ludwigstrasse. Pela Maximillianstrasse desfilam carrões e hotéis chiques como o Kempinski Munich. A Kaufingerstrasse e a Theatinerstrasse (adorei as lojas por aqui!) também são boas opções para encher as sacolas.

Funf Höfe fica na Theatinerstraße 15
site: www.fuenfhoefe.de

Para um café especial com doces e tortas alemãs nessa área, escolha:
– o Cafe Maelu na Theatinerstraße 32, próximo à Odeonsplatz
– o Rischart na Marienplatz, 18
– o Aran na Theatinerstraße 12

Choveu? Corra para o Funf Höfe – shopping de Munique

 

Finalize o dia com comida típica
da Baviera no Donisl

Para comer uma comida típica da Baviera em um ambiente para lá de gostoso, indico fortemente o Donisl que adorei. O restaurante tem mais de 200 anos e nos dias quentes abre todo o seu teto de vidro. A mostarda artesanal feita por eles (para comer com a tradicional weisswürst – salsicha branca)   é fantástica. Prove a salada de salsicha (parece estranho mas é uma delícia). O menu também oferece schinitzel, filés e salmão.

Weinstraße 1 (na Marienplatz)
Tel.:  +49 89 2429390 | Aberto das 10h até a meio-noite
Site : www.donisl.com/de
—> Para outras sugestões do que comer em Munique, veja aqui !

O delicioso Donisl de Munique

 

—–  ROTEIRO MUNIQUE DIA 3  —–

Se você tiver um terceiro dia em Munique, considere os passeios abaixo:

Parque Olímpico

Nesse dia, visite a igreja Frauenkirche e quem sabe, se o sol continuar convidando para um passeio no parque, vá conhecer o Olympiaberg (parque olímpico construído para a 20° edição dos Jogos Olímpicos de Verão realizada em Munique, em 1972).

Frauenkirche em Munique – olhe para o alto e vejas as cúpulas verdes

E que tal museus?

Em caso de chuva ou tempo ruim, você também pode reservar um terceiro dia no roteiro para museus. Os fãs de futebol e carro vão curtir o Museu da BMW e uma visita a Allianz Arena do FC Bayern de Munique onde é possível fazer um tour pelo estádio. Caso queria ver um jogo do Bayern não deixe de ler este post que dá dicas para comprar o ingresso!

Aliás, Munique tem vários museus. Eu não tive tempo de conhecer nenhum . De quebra, só peguei dias ensolarados na cidade que não foram nada convidativos para entrar em museus. Eu gostaria de ter ido pelo menos nas Pinacotecas : Antiga Pinacoteca (Alte Pinakothek), a Nova Pinacoteca e a Pinacoteca Moderna. A Antiga Pinacoteca (em alemão: Alte Pinakothek) é um dos mais importantes museus da Alemanha.

Munique também oferece o Museu de Ciência e Tecnologia (Deutsches Museum), o Museu Paleontológico, o Centro de Documentação do Nazisimo e a Casa da arte (Haus der Kunst) . Curiosidade: este último (Haus der Kunst) foi fundado por Adolf Hitler. Atualmente se dedica exclusivamente à arte contemporânea e tem um bar-café lindo em seu interior que merece muito a visita, o Golden Bar. 

Parque com Palácio de Nymphenburg

Esse palácio que também é um parque é uma das atrações mais distantes do centro mas dita imperdível e linda. Tem gôndolas no rio, espaço com café e vários recantos. Se sobrar tempo no seu roteiro, a dica é incluir essa visita. Para chegar até lá pegue um tram a partir da estação central de Munique. O ônibus turístico de Munique também tem parada nessa atração.
Site:  www.schloss-nymphenburg.de

O que fazer em Munique
resumo das atrações e mapa

Marienplatz
Neues Rathaus
Igreja São Pedro
Viktualienmarkt
Residenz
Odeonsplatz
Hofgarten
Platzl (Hofbräuhaus)
Englischer Garten
Museus e Pinacotecas (Museu BMW)
Frauenkirche
Parque Olímpico
Allianz Arena
Parque e Palácio Nymphernburg

 

Gostou do roteiro?

Se achou o roteiro útil, uma forma de retribuir é escrevendo na caixa de comentários abaixo. Outra maneira, é fazendo suas reservas através dos nossos links sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de agradecer e motivar o Café Viagem a seguir dando boas dicas por aqui . Um beijo e obrigada!

PLANEJE A SUA VIAGEM
Ofertas de hotéis em Munique no Booking.com

Ofertas de hotéis em Munique pelo Hotéis.com
Chip celular na Europa (internet livre)
Seguro Viagem (cotação com principais empresas de seguro
Aluguel de carro na Alemanha 

+ DICAS DE MUNIQUE NO BLOG

 


MELHORES BIERGÄRTEN: 7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

ONDE FICAR EM MUNIQUE: UM HOTEL DESING DE CHARME E MUITO BEM LOCALIZADO

ONDE COMER: 5 COMIDAS TÍPICAS PARA PROVAR EM MUNIQUE

DICA DE TOUR E TRANSPORTE: TOUR GUIADO EM MUNIQUE E DICAS DE TRANSPORTE

JOGO DO BAYERN: DICAS PARA IR AO JOGO DO BAYERN DE MUNIQUE NA ALLIANZ ARENA

ENTENDA O QUE É UM BIERGARTEN: SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

VEJA O POST ÍNDICE : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA   

 

Dica de blogueira que vive em Munique e nos deu algumas dicas: Alane do Packing My Suitcase

Dica de guia de turismo brasileiro que vive em Munique:  mario@dalpra.de

Site oficial de turismo em Munique WWW.MUENCHEN.DE/INT

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT

Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
07
jun
17
Deixe o seu comentário!
  1. Jorge Carvalho09/06/2017 - 12:22

    Roteiro muito legal e muito apropriado, pois, estou planejando visitar as feiras de natal de Munique esse ano.

  2. […] post O que fazer em Munique – roteiro de 2 a 3 dias apareceu primeiro em Café […]