Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que fazer em Stuttgart na Alemanha – roteiro de 2 dias

Procurando dicas sobre o que fazer em Stuttgart ? Neste post, conto o nosso roteiro cultural e gastronômico de 2 dias em Stuttgart, ao sul da Alemanha, considerada a sexta maior cidade do país e um dos maiores centros econômicos da Alemanha e da Europa. Na mesma viagem, visitamos também as cidades de Munique, Nuremberg, Hannover e Berlim.

Stuttgart tem prédios históricos e dois museus famosos: o da Mercedez-Benz e Porsche. Para quem gosta de vinho e da boa gastronomia, a cidade é um prato cheio. Além da tradicional cozinha da Suábia, está cercada por belos vinhedos em colinas com tours convidativos e ótimos wine bars espalhados pela cidade. De quebra, também tem museus de arte e galerias, castelos, cafés, bons restaurantes e um mercado gourmet delicioso.

O que fazer em Stuttgart

O símbolo da cidade é a torre das telecomunicações (Fernsehturmonde se pode ter uma boa vista panorâmica de Stuttgart, da cidade aos vinhedos. Infelizmente, não pegamos tempo bom, o que prejudicou alguns passeios e atrações como a da vista da torre que é mais distante do centro da cidade. Mas aproveitamos para beber e comer bem, e passear pelos principais pontos turísticos, mesmo que de capa e guarda-chuva. Viajar é assim, nem sempre o sol aparece e precisamos fazer do limão uma bela limonada, certo? 

Choveu quase todo o tempo no nosso roteiro, mas não desanimamos!

As piscinas SPA de águas minerais de Stuttgart

Então, eu não sabia, fui descobrir só ao chegar em Stuttgart e não tive tempo de incluir no meu roteiro esta atração que achei muito legal. Stuttgart tem o maior manancial de água mineral da Europa depois de Budapeste. Ou seja, é uma cidade SPA. Há várias piscinas de lazer e SPA em Stuttgart, com sauna, tratamento hidroterápico e até atração para crianças. São piscinas minerais abertas ao público. Com apenas 5 ou 6 euros você pode experimentar as piscinas com água quente, ondas e borbulhas. Algumas piscinas famosas : Piscina de Leuze, MineralBad Cannstatt e a Schwabenquellen (esta última, uma piscina nudista com cenário paradisíaco!)

Piscinas de Leuze – foto divulgação turismo de Stuttgart

 

Abaixo, confira nosso roteiro de 2 dias em Stuttgart em 8 passos detalhados para inspirar a sua visita.  

Chegando em Stuttgart Alemanha


Chegamos em Stuttgart de trem, vindo de Munique (veja aqui o nosso roteiro em Munique). Foram em torno de 2 horas e meia de viagem. De carro, são 230 km de distância. Outro destino perfeito da Alemanha para combinar com Stuttgart, e que tem a mesma distância do que Munique, é Nuremberg ou Frankfurt. A estação Ferroviária de Stuttgart tem 120 trens diários e liga muitas metrópoles alemãs e européias (como Paris e Zurique).

Nós descemos na estação central de Stuttgart, chamada de Hauptbahnhof. De lá, pegamos um trem e descemos na estação “Staatsgalerie” onde caminhamos 5 minutos com nossas malas até o hotel onde ficamos hospedados, o Le Méridien  Stuttgart.

 

Onde ficar em Stuttgart: dica de hotel

Indico fortemente o hotel que nos hospedamos em Stuttgart, principalmente para quem gosta de conforto e boa localização: o Le Méridien Stuttgart, hotel-design com tarifas a partir de 100 euros por dia. O quarto era maravilhoso, moderno, bem equipado e muito amplo. E ainda: com vista para o parque estadual da cidade (Mittlerer Schlossgarten). O hotel também tem restaurante, piscina coberta, jacuzzi, spa e um café da manhã completíssimo e delicioso. Próximo de alguns dos principais museus e a uma caminhada do centro de Stuttgart.

Onde ficar em Stuttgart

+ Clique aqui e pesquise ofertas de hotéis em Stuttgart bem localizados

 

O que fazer em Stuttgart

ROTEIRO 2 DIAS


1. Ponto de partida:  i-Punkt Informação Turística

O primeiro passo foi ir até a Posto de Informações Turísticas de Stuttgart (i-Punkt) que é muito bem localizado e equipado com mapas e folhetos em várias línguas, incluindo o português. Dentro há uma lojinha com alguns dos produtos e delícias típicas de Stuttgart, como os vinhos, o chocolate Ritter Sport (vai por mim, compre!).

No local, pegamos alguns materiais e o cartão Stuttgart Plus de 48 horas com várias atrações e transportes inclusos, além dos descontos em restaurantes e teatros. O cartão custa 35 euros por pessoa. O de 24 horas, 25 euros.


Onde fica:

Centro de Informações ao Turista de Stuttgart
Königstraße 1A (rua de lojas e grifes em Stuttgart em frente à estação central de trem)
Site: www.stuttgart-tourist.de
Horário: segunda a sexta, das 8h às 20h, sábado das 9h às 18h30 e domingos e feriados das 10h às 17h30

o que fazer em Stuttgart

Loja com produtos da região dentro do Centro de Informações ao Turista de Stuttgart

2. Königstraße  – o maior calçadão comercial da Europa 

Saindo do Centro de Informações ao Turista, não deixe de dar uma olhadinha na Königstraße ou Königstrasse  – uma famosa avenida de compras com lojas, restaurantes e armazéns. É considerada o maior calçadão comercial da Europa pois tem 1,2 km e atravessa o coração da cidade.


o que fazer em Stuttgart

3. Restaurante Carls Brauhaus – hora da fome !

Caminhamos pela Königstraße até a nossa primeira refeição em Stuttgart, o Carls Brauhaus. Um restaurante e cervejaria bem tradicional da cidade e que adoramos. Por lá comemos dois pratos bem típicos: meu marido foi de joelho de porco da bavária, em alemão, “Schweinshaxe”. Já eu, fui bem menininha e pedi um prato de Stuttgart, especialidade da cozinha suábia, o “Maultaschen”. Espécie de ravioli recheado, que dizem ter sido inventado por monges para esconder a carne durante a Quaresma. A conta foi 41 euros com duas cervejas e dois pratos principais.

Onde fica:

Stauffenbergstraße 1,
Site: www.carls-brauhaus.de

o que fazer em Stuttgart

Onde comer em Stuttgart

4. City Tour Stuttgart e vinhedos (linha azul)

 Saímos do restaurante e atravessamos a praça de Schlossplatz (Praça do Castelo) onde há a parada do ônibus turístico de dois andares do city tour, aquele que dá para descer e subir em vários pontos com o mesmo bilhete. O interessante deste ônibus é que o transporte é áudio-guiado com fones de ouvido (tem inglês e espanhol). Passamos pelos vinhedos e vinícolas de Stuttgart, pela Arena e Museu da Mercedez (onde descemos e visitamos o museu), pelo curioso Museu do Porco, entre outros museus e castelos. Os amantes da arquitetura vão gostar de visitar o Museu Weissenhof na casa de Le Corbusier (parada 8).

o que fazer em Stuttgart

O ônibus também passa pela primeira escola  da Pedagogia Waldorf que foi introduzida por Rudolf  Steiner em 1919, em Stuttgart.  

O curioso Museu do Porco

 

O VINHO EM STUTTGART

Em nenhuma outra cidade alemã, o vinho está tão presente quanto em Stuttgart que tem tradição vinícola de mais de mil anos. Quem tiver tempo pode fazer a caminhada nos vinhedos históricos descendo na parada 7, o Wine Experience romano na parada 6 e o Museu da Vinicultura (Weinbaumuseum) que existe desde 1979 e conta os 2 mil anos de história do vinho. Após a visita ao museu, que é gratuita, existe a possibilidade de provar os vinhos regionais na enoteca do museu.

o que fazer em Stuttgart

Cidade cercada por vinhedos em colinas


Os vinhos tintos regionais para provar:
tintos trollinger, schwarzriesling, e spätburgunder
E os vinhos brancos:
riesling, kerner e gewürztraminer.

5. Museu Mercedez-Benz

O Museu da Mercedez-Benz é uma das atrações imperdíveis de Stuttgart que pode ser feita pegando o ônibus turístico ou o trem. Não esqueça que grande parte dos museus fecham na segunda-feira. Contei tudo sobre esta visita neste post aqui do Museu da Mercedez-Benz!

O Museu Porsche reúne mais de 80 veículos e 200 peças . Não chegamos a visitar pois não deu tempo. O museu fica na Porscheplatz 1 e o site é www.porsche.com

Museu Mercedes-Benz Alemanha

6. Caminhada guiada por Stuttgart (Centro)

Em nosso segundo dia em Stuttgart, fizemos uma caminhada guiada de umas 2 horas agendada no Centro de Informações ao Turista. 

Passamos por Oberer Schlossgarten, o Jardim dos Palácios. A área tem 8 km de extensão urbana destinados só para o lazer. Nessa região está situada a Ópera de Stuttgart, construída em 1912 e o Teatro Nacional.

.

Para uma parada gostosa para café com tortas ou vinho nesta área visite:
Grand Cafe Planie na Charlottenpl. 17. (www.grandcafeplanie.de )
A vinoteca (Vinothek) do elegante Hotel Am Schlossgarten
O Café Nast: Esslinger Str. 40 (www.cafenast.de)


Seguimos para a Praça do Castelo (Schlossplatz) onde está o Novo Castelo e Antigo Castelo (na SchillerPlatz) com arquitetura renascentista. A praça do Castelo é o coração da cidade onde acontecem vários eventos. Quando visitamos Stuttgart estava acontecendo o Festival de Filmes de Animação, com curtas e filmes sendo exibidos ao ar livre.

Vista do Novo Castelo dde dentro do restaurante Cubo, que fica no Museu de Arte

Ao redor da praça, há cafés e restaurantes e o cubo de vidro do Museu de Arte (Kunstmuseum). E ainda: a bela e imponente fachada clássica do Königsbau – espécie de shopping. Dentro do Museu de Arte, há um restaurante moderno e com uma vista linda da praça, o Cube.

O cubo de vidro onde está o Museu de Arte de Stuttgart

a cozinha moderna do restaurante Cubo com vista panorâmica da Praça do Castelo

E a clássica fachada de do centro comercial Königsbau

Na caminhada também passamos pelos prédios da Prefeitura e Parlamento e pela Catedral. Finalizamos o tour no Markthalle, o mercado de Stuttgart.

Concórdia, a deusa da harmonia que guarda a Praça do Castelo no topo da coluna do Jubileu de 1841. O parque também tem duas fontes e é palco de vários eventos na cidade

7. Markthalle Stuttgart – o mercado

 O mercado histórico de Stuttgart é um preciosidade gourmet e arquitetônica. Abre de segunda a sábado, a partir das 7h30 até o fim da tarde. 

Duas dicas essenciais do mercado:
1. Restaurante: escondido em uma das pontas do primeiro andar, está um excelente restaurante para experimentar a cozinha local, o Marktstüble. Por lá, comemos um filé com aspargos frescos e vinho branco da região, uma delícia!

2. Loja:
dentro do mercado há uma loja lindaaaa com tudo para casa, livros, flores e decoração, a
Merz & Benzing

 

8. Wine Bar

Para encerrar nossa visita a Sttugart, finalizamos com uma noite em um autêntico restaurante e wine bar com a cozinha regional, o Weinhaus Stetter. Apesar do meu prato ter sido muito esquisito, foi uma noite bem gostosa. É que inventei de pedir uma receita tradicional da cozinha Suábia: lentilhas, spaetzel e salsicha vienna. Combinação estranha, né?

A conta por lá deu 39 euros para o casal com dois pratos e degustação de umas 5 taças de vinho: vinhos da uva Trollinger e Riesling (trocken = seco em alemão). Prove também os vinhos da uva Silvaner, famosos na Francônia.
Psiu: o local não aceita cartão de crédito!!

Onde fica:
Rosenstraße 32
Site: www.weinhaus-stetter.net 

ANOTE:

Festas em Stuttgart

-Cannstatter Volksfest: a festa da cerveja em Stuttgart. Site: www.wasen.de
Stuttgarter Weindorf: a festa do vinho em Stuttgart. Site: www.stuttgarter-weindorf.com

Stuttgart com crianças:

A dica para quem viaja com crianças é visitar o Wilhelma, o único jardim zoológico que também é jardim botânico na Europa.
Site: www.wihelma.de

 

Obras em Stuttgart…

Quando visitamos Stuttgart, a cidade estava com muitas obras subterrâneas devido a um projeto modernista e muito polêmico em toda a Alemana, a ampliação ferroviária Stuttgart 21. O projeto vai transformar o terminal central de Stuttgart numa estação subterrânea com um túnel que vai conectar linhas rápidas de trem que devem ligar, futuramente, Budapeste a Paris, além de outras cidades da Europa.

 

Hotéis em  Stuttgart – onde ficar :

Procurando dica de hotel em Stuttgart na Alemanha? Nos hospedamos no Le Méridien e gostamos muito. Mas neste link do Booking.com você encontra boas ofertas e a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos de hotéis e pousadas. Não tem taxa de reserva e geralmente o pagamento é feito somente no check in ou check out.

 

Hotel Suica

Veja mais dicas da Alemanha no blog

 

GUIA ALEMANHA – POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO CAFÉ VIAGEM DE:

Munique, Nuremberg, Colônia, Frankfurt, Dusseldorf, Berlim, Hannover e Stuttgart

 

 

SAIBA MAIS

STUTTGART | ALEMANHA
Site de turismo oficial de Stuttgart
Em inglês:www.stuttgart-tourist.de/en
Em espanhol: www.stuttgart-tourist.de/es
Instagram: @stuttgarttourismus
Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

E AÍ, GOSTOU DO ROTEIRO?

Se achou o roteiro útil, uma forma de retribuir é escrevendo na caixa de comentários abaixo. Outra maneira, é fazendo suas reservas através dos links do blog sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de AGRADECER E MOTIVAR O CAFÉ VIAGEM a seguir dando boas dicas por aqui. Um BEIJO E OBRIGADA!

PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM

OFERTAS DE HOTÉIS EM STUTTGART NO BOOKING.COM

Chip celular na Europa (internet livre)

Seguro Viagem(cotação com principais empresas de seguro)

Aluguel de carro na Alemanha

PASSEIOS, TOURS E INGRESSOS EM STUTTGART

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover.

Ganhe 5% de desconto com o código CAFEVIAGEM5

Leitores do blog Café Viagem tem
Basta colocar o código CAFEVIAGEM5

   


Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá Alexandra, muito bom seu blog.Estou aqui em Stuttgart faz mais de um mês e achei dicas de coisas que Ainda não tinha visto! Tipo as piscinas. me instalei no ibis de MARIENPLATZ é não arredei mais o pé dali!!!! Como depois de um tempo comecei a enjoar da comida da SUÁBIA, DESCOBRI UNS RESTAURANTES ITALIANOS NAS REDONDEZAS. ALEM DA BOA COMIDA TEM A VANTAGEM DA COMUNICAÇAO SER MAIS FACIL(SOU FLUENTE EM ITALIANO). ELE SO TEM UM PROBLEMA, É MUITO FREQUENTADO PELOS LOCAIS E Está A sempre cheio. Mas vale a pena esperar!!!
    Obrigado por compartilhar as suas dicas e parabéns pelo blog.

    saudações

    walter

  • Oi! Muito legal seu post! iremos a alemanha e faremos justamente eSse roteiro poderia indicar como fez? Todo por trem? Vamos com criancas e queremos fazer de carro, de munique a berlim. Obrigada!

  • Parabéns pelo seu blog, completo e muito informativo.
    Vamos ficar duas noites em Stutgart, mas depois de ler o seu roteiro, queríamos mudar de ideia e incluir mais dias, pena que o roteiro já está definido.
    Grato por suas valiosas dicas!

  • Olá, estamos indo a STUTTGART em 27 de março vindo de genebra, como nosso trem pra paris sai muito cedo, sete e dez da manhã, fica a dúvida: como ir até a ESTAÇÃO tão cedo?

  • vaMos 2 casais em junho para a europa e stuttgard está no nosso roteiro por exatamente 2 dias. fiz o roteiro baseado em suas dicas. muito obrigado.

  • Parabéns! Muito bem escrito e explicado. Pena que vcs nao pegaram o tempo bom. A cidade eh beeem mais animada no verao.
    .
    Aqui deixo tambem umas dicas básicas de Barzinhos ou baladas de leve…
    1. WAranga – schlossplatz – lounge
    2. BOA – bom as 5A.Feira  ab 19HS-p dançar
    3. Palast der Republik-SUPER tipico ALEMAO ;D sempre cheio
    4.Sky beach- de maio a out. Das 15 as 23.30 esta na cobertura do Kaufhoff eh um bar pe na areia

  • Oi Alexandra, tudo bem? Tenho uma dúvida aqui. Quando se fala em roteiro de dois dias em Stuttgart isso significa que dormiu três noites na cidade? São dois dias inteiros? obrigada. Grande abraço.

DEIXE SEU COMENTÁRIO