O que fazer em Stuttgart na Alemanha – roteiro de 2 dias

Por Alexandra Aranovich

Procurando dicas sobre o que fazer em Stuttgart ? Neste post, conto o nosso roteiro cultural e gastronômico de 2 dias em Stuttgart, ao sul da Alemanha, considerada a sexta maior cidade do país e um dos maiores centros econômicos da Alemanha e da Europa. Na mesma viagem, visitamos também as cidades de Munique, Nuremberg, Hannover e Berlim.

Stuttgart tem prédios históricos e dois museus famosos: o da Mercedez-Benz e Porsche. Para quem gosta de vinho e da boa gastronomia, a cidade é um prato cheio. Além da tradicional cozinha da Suábia, está cercada por belos vinhedos em colinas com tours convidativos e ótimos wine bars espalhados pela cidade. De quebra, também tem museus de arte e galerias, castelos, cafés, bons restaurantes e um mercado gourmet delicioso.

O que fazer em Stuttgart

O símbolo da cidade é a torre das telecomunicações (Fernsehturmonde se pode ter uma boa vista panorâmica de Stuttgart, da cidade aos vinhedos. Infelizmente, não pegamos tempo bom, o que prejudicou alguns passeios e atrações como a da vista da torre que é mais distante do centro da cidade. Mas aproveitamos para beber e comer bem, e passear pelos principais pontos turísticos, mesmo que de capa e guarda-chuva. Viajar é assim, nem sempre o sol aparece e precisamos fazer do limão uma bela limonada, certo? 

Choveu quase todo o tempo no nosso roteiro, mas não desanimamos!

Suuuper dica:
as piscinas SPA de águas minerais de Stuttgart

Então, eu não sabia, fui descobrir só ao chegar em Stuttgart e não tive tempo de incluir no meu roteiro esta atração que achei muito legal. Stuttgart tem o maior manancial de água mineral da Europa depois de Budapeste. Ou seja, é uma cidade SPA. Há várias piscinas de lazer e SPA em Stuttgart, com sauna, tratamento hidroterápico e até atração para crianças. São piscinas minerais abertas ao público. Com apenas 5 ou 6 euros você pode experimentar as piscinas com água quente, ondas e borbulhas. Algumas piscinas famosas : Piscina de Leuze, MineralBad Cannstatt e a Schwabenquellen (esta última, uma piscina nudista com cenário paradisíaco!)

Piscinas de Leuze – foto divulgação turismo de Stuttgart

 

Abaixo, confira nosso roteiro de 2 dias em Stuttgart em 8 passos detalhados para inspirar a sua visita.  

Chegando em Stuttgart Alemanha


Chegamos em Stuttgart de trem, vindo de Munique (veja aqui o nosso roteiro em Munique). Foram em torno de 2 horas e meia de viagem. De carro, são 230 km de distância. Outro destino perfeito da Alemanha para combinar com Stuttgart, e que tem a mesma distância do que Munique, é Nuremberg ou Frankfurt. A estação Ferroviária de Stuttgart tem 120 trens diários e liga muitas metrópoles alemãs e européias (como Paris e Zurique).

Nós descemos na estação central de Stuttgart, chamada de Hauptbahnhof. De lá, pegamos um trem e descemos na estação “Staatsgalerie” onde caminhamos 5 minutos com nossas malas até o hotel onde ficamos hospedados, o Le Méridien  Stuttgart.

 

Onde ficar em Stuttgart: dica de hotel

Indico fortemente o hotel que nos hospedamos em Stuttgart, principalmente para quem gosta de conforto e boa localização: o Le Méridien Stuttgart, hotel-design com tarifas a partir de 100 euros por dia. O quarto era maravilhoso, moderno, bem equipado e muito amplo. E ainda: com vista para o parque estadual da cidade (Mittlerer Schlossgarten). O hotel também tem restaurante, piscina coberta, jacuzzi, spa e um café da manhã completíssimo e delicioso. Próximo de alguns dos principais museus e a uma caminhada do centro de Stuttgart.

Onde ficar em Stuttgart

Encontre aqui os melhores hotéis em Stuttgart

 

O que fazer em Stuttgart
ROTEIRO 2 DIAS


1. Ponto de partida:  i-Punkt Informação Turística

O primeiro passo foi ir até a Posto de Informações Turísticas de Stuttgart (i-Punkt) que é muito bem localizado e equipado com mapas e folhetos em várias línguas, incluindo o português. Dentro há uma lojinha com alguns dos produtos e delícias típicas de Stuttgart, como os vinhos, o chocolate Ritter Sport (vai por mim, compre!).

No local, pegamos alguns materiais e o cartão Stuttgart Plus de 48 horas com várias atrações e transportes inclusos, além dos descontos em restaurantes e teatros. O cartão custa 35 euros por pessoa. O de 24 horas, 25 euros.


Onde fica:
Centro de Informações ao Turista de Stuttgart
Königstraße 1A (rua de lojas e grifes em Stuttgart em frente à estação central de trem)
Site: www.stuttgart-tourist.de
Horário: segunda a sexta, das 8h às 20h, sábado das 9h às 18h30 e domingos e feriados das 10h às 17h30

o que fazer em Stuttgart

Loja com produtos da região dentro do Centro de Informações ao Turista de Stuttgart

2. Königstraße  – o maior calçadão comercial da Europa 

Saindo do Centro de Informações ao Turista, não deixe de dar uma olhadinha na Königstraße ou Königstrasse  – uma famosa avenida de compras com lojas, restaurantes e armazéns. É considerada o maior calçadão comercial da Europa pois tem 1,2 km e atravessa o coração da cidade.


o que fazer em Stuttgart

3. Restaurante Carls Brauhaus – hora da fome !

Caminhamos pela Königstraße até a nossa primeira refeição em Stuttgart, o Carls Brauhaus. Um restaurante e cervejaria bem tradicional da cidade e que adoramos. Por lá comemos dois pratos bem típicos: meu marido foi de joelho de porco da bavária, em alemão, “Schweinshaxe”. Já eu, fui bem menininha e pedi um prato de Stuttgart, especialidade da cozinha suábia, o “Maultaschen”. Espécie de ravioli recheado, que dizem ter sido inventado por monges para esconder a carne durante a Quaresma. A conta foi 41 euros com duas cervejas e dois pratos principais.

Onde fica: Stauffenbergstraße 1,
Site: www.carls-brauhaus.de

o que fazer em Stuttgart

Onde comer em Stuttgart

4. City Tour Stuttgart e vinhedos (linha azul)

 Saímos do restaurante e atravessamos a praça de Schlossplatz (Praça do Castelo) onde há a parada do ônibus turístico de dois andares do city tour, aquele que dá para descer e subir em vários pontos com o mesmo bilhete. O interessante deste ônibus é que o transporte é áudio-guiado com fones de ouvido (tem inglês e espanhol). Passamos pelos vinhedos e vinícolas de Stuttgart, pela Arena e Museu da Mercedez (onde descemos e visitamos o museu), pelo curioso Museu do Porco, entre outros museus e castelos. Os amantes da arquitetura vão gostar de visitar o Museu Weissenhof na casa de Le Corbusier (parada 8).

o que fazer em Stuttgart

O ônibus também passa pela primeira escola  da Pedagogia Waldorf que foi introduzida por Rudolf  Steiner em 1919, em Stuttgart.  

O curioso Museu do Porco

 

–> O VINHO EM STUTTGART
Em nenhuma outra cidade alemã, o vinho está tão presente quanto em Stuttgart que tem tradição vinícola de mais de mil anos. Quem tiver tempo pode fazer a
caminhada nos vinhedos históricos descendo na parada 7, o Wine Experience romano na parada 6 e o Museu da Vinicultura (Weinbaumuseum) que existe desde 1979 e conta os 2 mil anos de história do vinho. Após a visita ao museu, que é gratuita, existe a possibilidade de provar os vinhos regionais na enoteca do museu.

o que fazer em Stuttgart

Cidade cercada por vinhedos em colinas


Os vinhos tintos regionais para provar:
tintos trollinger, schwarzriesling, e spätburgunder
E os vinhos brancos:
riesling, kerner e gewürztraminer.

5. Museu Mercedez-Benz

O Museu da Mercedez-Benz é uma das atrações imperdíveis de Stuttgart que pode ser feita pegando o ônibus turístico ou o trem. Não esqueça que grande parte dos museus fecham na segunda-feira. Contei tudo sobre esta visita neste post aqui do Museu da Mercedez-Benz!

O Museu Porsche reúne mais de 80 veículos e 200 peças . Não chegamos a visitar pois não deu tempo. O museu fica na Porscheplatz 1 e o site é www.porsche.com

Museu Mercedes-Benz Alemanha

6. Caminhada guiada por Stuttgart (Centro)

Em nosso segundo dia em Stuttgart, fizemos uma caminhada guiada de umas 2 horas agendada no Centro de Informações ao Turista. 

Passamos por Oberer Schlossgarten, o Jardim dos Palácios. A área tem 8 km de extensão urbana destinados só para o lazer. Nessa região está situada a Ópera de Stuttgart, construída em 1912 e o Teatro Nacional.

.

Para uma parada gostosa para café com tortas ou vinho nesta área visite:
Grand Cafe Planie na Charlottenpl. 17. (www.grandcafeplanie.de )
A vinoteca (Vinothek) do elegante Hotel Am Schlossgarten
O Café Nast: Esslinger Str. 40 (www.cafenast.de)


Seguimos para a Praça do Castelo (Schlossplatz) onde está o Novo Castelo e Antigo Castelo (na SchillerPlatz) com arquitetura renascentista. A praça do Castelo é o coração da cidade onde acontecem vários eventos. Quando visitamos Stuttgart estava acontecendo o Festival de Filmes de Animação, com curtas e filmes sendo exibidos ao ar livre.

Vista do Novo Castelo dde dentro do restaurante Cubo, que fica no Museu de Arte

Ao redor da praça, há cafés e restaurantes e o cubo de vidro do Museu de Arte (Kunstmuseum). E ainda: a bela e imponente fachada clássica do Königsbau – espécie de shopping. Dentro do Museu de Arte, há um restaurante moderno e com uma vista linda da praça, o Cube.

O cubo de vidro onde está o Museu de Arte de Stuttgart

a cozinha moderna do restaurante Cubo com vista panorâmica da Praça do Castelo

E a clássica fachada de do centro comercial Königsbau

Na caminhada também passamos pelos prédios da Prefeitura e Parlamento e pela Catedral. Finalizamos o tour no Markthalle, o mercado de Stuttgart.

Concórdia, a deusa da harmonia que guarda a Praça do Castelo no topo da coluna do Jubileu de 1841. O parque também tem duas fontes e é palco de vários eventos na cidade

7. Markthalle Stuttgart – o mercado

 O mercado histórico de Stuttgart é um preciosidade gourmet e arquitetônica. Abre de segunda a sábado, a partir das 7h30 até o fim da tarde. 

Duas dicas essenciais do mercado:
1. Restaurante: escondido em uma das pontas do primeiro andar, está um excelente restaurante para experimentar a cozinha local, o Marktstüble. Por lá, comemos um filé com aspargos frescos e vinho branco da região, uma delícia!

2. Loja:
dentro do mercado há uma loja lindaaaa com tudo para casa, livros, flores e decoração, a
Merz & Benzing

 

8. Wine Bar

Para encerrar nossa visita a Sttugart, finalizamos com uma noite em um autêntico restaurante e wine bar com a cozinha regional, o Weinhaus Stetter. Apesar do meu prato ter sido muito esquisito, foi uma noite bem gostosa. É que inventei de pedir uma receita tradicional da cozinha Suábia: lentilhas, spaetzel e salsicha vienna. Combinação estranha, né?

A conta por lá deu 39 euros para o casal com dois pratos e degustação de umas 5 taças de vinho: trollinger e riesling trocken. Psiu: o local não aceita cartão de crédito!!

Onde fica:
Rosenstraße 32
Site: www.weinhaus-stetter.net 

ANOTE:
Festas em Stuttgart

-Cannstatter Volksfest: a festa da cerveja em Stuttgart. Site: www.wasen.de
Stuttgarter Weindorf: a festa do vinho em Stuttgart. Site: www.stuttgarter-weindorf.com

Stuttgart com crianças:

A dica para quem viaja com crianças é visitar o Wilhelma, o único jardim zoológico que também é jardim botânico na Europa.
Site: www.wihelma.de

 

Obras em Stuttgart…
Quando visitamos Stuttgart, a cidade estava com muitas obras subterrâneas devido a um projeto modernista e muito polêmico em toda a Alemana, a ampliação ferroviária Stuttgart 21. O projeto vai transformar o terminal central de Stuttgart numa estação subterrânea com um túnel que vai conectar linhas rápidas de trem que devem ligar, futuramente, Budapeste a Paris, além de outras cidades da Europa.

 

Hotéis em  Stuttgart:

Procurando dica de hotel em Stuttgart na Alemanha? Nos hospedamos no Le Méridien e gostamos muito. Mas neste link do Booking.com você encontra boas ofertas e a facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos de hotéis e pousadas. Não tem taxa de reserva e geralmente o pagamento é feito somente no check in ou check out.

 

Hotel Suica

Veja mais dicas da Alemanha no blog

GUIA ALEMANHA – POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DO CAFÉ VIAGEM DE:

Munique, Nuremberg, Colônia, Frankfurt, Dusseldorf, Berlim, Hannover e Stuttgart

 

 

SAIBA MAIS 

STUTTGART | ALEMANHA
Site de turismo oficial de Stuttgart
Em inglês:www.stuttgart-tourist.de/en
Em espanhol: www.stuttgart-tourist.de/es
Instagram: @stuttgarttourismus
Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

E AÍ, GOSTOU DO ROTEIRO?

Se achou o roteiro útil, uma forma de retribuir é escrevendo na caixa de comentários abaixo. Outra maneira, é fazendo suas reservas através dos links do blog sem pagar nada a mais por isso (ganhamos uma pequena comissão através deles). É um jeito de AGRADECER E MOTIVAR O CAFÉ VIAGEM a seguir dando boas dicas por aqui. Um BEIJO E OBRIGADA!

PARA PLANEJAR A SUA VIAGEM

OFERTAS DE HOTÉIS EM STUTTGART NO BOOKING.COM

Chip celular na Europa (internet livre)

Seguro Viagem (cotação com principais empresas de seguro)

Aluguel de carro na Alemanha 

PASSEIOS, TOURS E INGRESSOS EM STUTTGART

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover.

Ganhe 5% de desconto com o código CAFEVIAGEM5

Leitores do blog Café Viagem tem
Basta colocar o código CAFEVIAGEM5

   


  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
10
maio
18
Deixe o seu comentário!