Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que comer e onde comer em Nuremberg na Alemanha

” Onde comer em Nuremberg ? “, “quais os melhores cafés e restaurantes em Nuremberg ?”, “o que provar em Nuremberg ?” Bem, essas foram algumas das perguntas que fiz ao Google em minhas pesquisas na internet e blogosfera antes de viajar para essa cidade charmosa, cultural e gastronômica da Alemanha ao norte da Baviera. Mas verdade seja dita: as respostas mais saborosas eu encontrei mesmo foi caminhando pelo centro histórico da cidade onde há inúmeras opções culinárias, de feiras a cafés e restaurantes. Uma perdição para os viajantes bons de garfo (e copo!).

Onde comer em Nuremberg

Provando Nuremberg, primeira cidade que visitamos no nosso roteiro gastronômico na Alemanha. Na foto: eu e a guia Claudia e o maridão feliz com sua ceva local

O que me ajudou muito também foi que, em nossas primeiras horas na cidade, fizemos um tour guiado gourmet (através do  Tourismus Nuernberg – central de turismo ) que abriu o apetite e a vontade de experimentar e conhecer Nuremberg, cidade considerada pólo gastronômico da Alemanha. Nossa guia (que falava inglês) foi a simpática Claudia. O tour contava fatos históricos da cidade misturando com curiosidades gastronômicas. Durante o percurso, tivemos 4 provas de produtos típicos: a cerveja vermelha, o biscoito Lebkuchen, a salsicha de Nuremberg e o chá.

Onde comer em Nuremberg

Foram apenas 2 dias em Nuremberg, mas deu tempo de provar muita coisa. Experimentamos pratos, produtos frescos e receitas típicas da Francônia de endereços que divido e brindo por aqui com os leitores do Café Viagem. E antes de apresentar mais de 10 restaurantes e cafés  para você levar anotado na viagem, destaco 4 sabores e comidas essenciais para provar em Nuremberg. 

 O QUE COMER EM NUREMBERG:
SABORES IMPERDÍVEIS

 

1. Pratos típicos da Francônia

Da cozinha típica da região da Francônia na Baviera, destaco dois campeões nos menus dos restaurantes de Nuremberg: a salsicha de Nuremberg (a mais famosa entre os embutidos) e o Schäufela (o ombro do porco).

Aliás, já contei tudo sobre a salsicha de Nuremberg neste post do Café Viagem ( Nürnberg Rostbratwürst ). Ela é um ícone gastronômico da região. A salsicha de Nuremberg tem uma história peculiar e é servida em todos os restaurantes, barracas de rua e feiras da cidade. Sempre acompanhada de mostarda levemente picante. O formato é do tamanho de um dedo e pode ser servida no pão, com salada de batata ou com Sauerkraut (chucrute) e o Kren (raiz forte). Gostei tanto que provei a salsicha de Nuremberg em todos os restaurantes que fui, de entrada ou no prato principal.

Onde comer em Nuremberg

A famosa salsicha de Nuremberg – um dos pratos típicos da Francônia no norte da Baviera

Já o Schäufela é um prato mais pesado, mas igualmente delicioso. Sugiro dividir a porção com parceiro de viagem! Anote 4 endereços para provar essas iguarias: Albrecht-Dürer Stube , Bratwurst Röslein, Bratwursthäusle  e Zum Spießgesellen

Jantar no Albrecht-Dürer Stube de Nuremberg no primeiro dia de viagem e experimentando a salsicha e o ombro de porco (com a batata e o chucrute) e os aspargos frescos – maravilhoso!

 

2. Nürnberger Lebkuchen e doces

Muitos são os sabores que se misturam com a história de Nuremberg. É o caso, por exemplo, dos famosos biscoitos: Lebkuchen. Esses biscoitos (mais populares durante o Natal) levam especiarias exóticas do Oriente,  relíquias gourmets do tempo da Idade Média. Muitos traduzem Lebkuchen para o português como sendo pão de mel (ou gingerbread em inglês), mas na verdade vai muito além disso. Vale a pena provar com chá durante à tarde.

Lebkuchen em Nuremberg

O Lebkuchen que recomendo com louvor: prove. Na Neef, que saudades!

Os Lebkuchen mais famosos de Nuremberg são os da confeitaria Café Neef (os meus favoritos) e os da Lebkuchen-Schmidt. Além do biscoito, não deixe de provar as tortas e doces alemães, igualmente diferenciados.

Melhores cafes em Nuremberg

Afora os Lebkuchen , prove as tortas e doces

 

3. Bebidas: Uísque e Cerveja

Duas bebidas que também estão ligadas ao passado de Nuremberg. Aliás, dizem que o melhor uísque de toda a Alemanha é de Nuremberg. Já a cerveja tem mais de 700 anos de tradição. Antigamente, os produtores mantinham a bebida fermentando em grandes porões, caves que hoje fazem parte de uma visitação turística pelos túneis subterrâneos de Nuremberg.

Cervejas em Nuremberg 9. Hausbrauerei Altstadthof

Não deixe de fazer a degustação na cervejaria Hausbrauerei Altstadthof 

Logo se descobre que a rotbier (cerveja vermelha) é a cerveja tradicional de Nuremberg e merece ser apreciada. Um bom local para degustar tanto a cerveja quanto o úisque é a Hausbrauerei Altstadthof  – uma cervejaria, uisqueria que também é restaurante. A casa produz cerveja orgânica e o uísque single malte, também orgânico. A visita gourmet combina com um passeio no Castelo (Kaiserburg) de Nuremberg pois a Hausbrauerei Altstadthof  fica bem aos pés da montanha.

Cerveja em Nuremberg Hausbrauerei Altstadthof

Em Hausbrauerei Altstadthof onde é possível acompanhar a produção de uísque e cerveja

Próximo à cidade, também tem uma região produtora de vinhos. Ou seja, se você não for muito da cerveja ou do uísque, vale a pena acompanhar as refeições com os vinhos brancos frescos das uvas silvaner (típica da Francônia) e riesling.

onde comer em Nuremberg Alemanha

Nem sempre eu tomei cerveja. Também provei os vinhos brancos da Francônia

4. Produtos frescos e orgânicos

Nuremberg é referência em produção orgânica na Alemanha. Os Chefs da cidade tem apoiado e reforçado o uso de produtos orgânicos, frescos e locais. Visitei a cidade no período da safra do aspargo (na primavera européia). Nessa época, os aspargos são servidos frescos (maravilhosos, amei!!) em vários restaurantes.

os aspargos frescos da Alemanha durante a primavera são espetaculares

Uma das melhores formas de conhecer alguns vegetais e frutas locais e visitando o Mercado ao ar livre de Hauptmarkt (na praça central do centro histórico em frente à igreja). É lá que acontece o famoso Mercado de Natal de Nuremberg. E ainda, é onde está situada a igreja gótica do século XIV, Frauenkirche, com o seu relógio e peças em movimento que atraem os turistas e o chafariz com anel de ouro que dizem dar sorte ao tocar e girar  (faça um pedido!).

mercado de Nuremberg

o mercado de Hauptmarkt  na praça central de Nuremberg, onde também acontece o Mercado de Natal de Nuremberg e outros eventos importantes da cidade

 

 

 ONDE COMER EM NUREMBERG:
CAFÉS E RESTAURANTES

*** PARA CAFÉS E DOCES :

 

1. Café Bar Wanderer

Com mesas ao ar livre e em frente a um ponto turístico famoso de Nuremberg ( o monumento do coelho do alemão de Albrecht Dürer – artista mais importante do Renascimento nórdico). Além de café, serve cervejas e comidas. Bem informal, ideal para uma parada para descanso em um lugar agradável do centro histórico.

Beim Tiergaertnertor 2-6
www.cafe-wanderer.de

Onde comer em Nuremberg Cafes

 

2. Café Confiserie Neef

Se você quer provar um dos melhores Lebkuchen da sua vida, não deixe de visitar esse café e confeitaria de Nuremberg. São mais de 40 anos de tradição. Além dos biscoitos, tem tortas incríveis e chocolates artesanais. À tarde, muita gente passa por lá para a hora do chá ou café com torta (costume alemão). Dica: leve na mala uma lata de Lebkuchen para lembrar o sabor de Nuremberg ou para presentear quem você gosta.

Winklerstraße 29. Das 8h30 às 18h. Fecha somente aos domingos.
confiserie-neef.de

onde comer em Nuremberg Cafe Neef

 

3. Lebkuchen Schmidt

É mais uma loja do que um café. Fundada em 1927 , a Lebkuchen-Schmidt divide com a Confiserie Neef o título de melhor Lebkuchen de Nuremberg.
Zollhausstraße 30
www.facebook.com/lebkuchen.schmidt

 

4. Café Beer 

Um confeitaria familiar com várias delícias em pleno centro histórico de Nuremberg
Breite Gasse 79.

 

Uma outra casa de Lebkuchn e doces muito bem recomendada (mas que não cheguei a vistar)  é a  Burg-Bäckerei und Lebküchnerei

*** PARA COZINHA TÍPICA

 

5. Albrecht-Dürer Stube

É um campeão no TripAdvisor com ambiente minúsculo e pratos tradicionais da Francônia (ideal para provar o famoso “Schäufela”). Para um casal, comendo e bebendo bem, a conta gira em torno de 40 euros.
Somente jantar, a partir das 18h.
Albrecht-Dürer-Straße 6,

Site: www.albrecht-duerer-stube.de

Onde comer em Nuremberg Albrecht-Dürer Stube

O pequeno notável de Nuremberg: Albrecht-Dürer Stube

6.Bratwursthäusle 

Com ambiente e comida típica, este restaurante encanta. Certamente, um dos melhores locais para a culinária de Nuremberg. Adoramos e tem pratos com preços acessíveis.
Das 10h às 22h. Fecha aos domingos
Rathausplatz 1
Site:  die-nuernberger-bratwurst.de

Onde comer em Nuremberg

7. Bratwurst Röslein

Ambiente de 1493, esse restaurante é imenso e bem servido. Fica colado ao mercado de Hauptmarkt. Tomamos 2 cervejas  e comemos um prato com 6 salsichas de Nuremberg . A conta deu 14 euros.
Aberto todos os dias, das 10h30 às 23h
Rathausplatz, 6
Site: www.bratwurst-roeslein.de

Onde comer em Nuremberg

No coração de Nuremberg, um restaurante bem típico, o Bratwurst Röslein

8. Zum Spießgesellen

Quase ao lado do Bratwurst Röslein. Um restaurante popular e  tradicional de Nuremberg. com um lindo biergarten (ser for verão, aproveite!)
Aberto todos os dias, das 11h às 00h
Rathausplatz, 4

Site: www.spiessgeselle.de

Onde comer em Nuremberg

9. Kaffeestube am Hesperidengarten

Mais afastado, frequentado por locais. Ideal para almoço, cerveja ou café. Nas mesas ao ar livre tem um visual lindo para um jardim. A caminhada do castelo até o café-resturante passa por um belo parque da cidade, o Hesperidengarden.
A casa abre das 10h às 18h.
Fica na Johannisstraße 47.

Melhores cafes e Restaurantes em Nurembeg

Outro que não provei mas deixo anotado:
Hexenhäusle: – com um famoso e histórico biergarten, serve a comida típica.
Site: hexenhaeusle-nuernberg.com

 

*** PARA CERVEJA 

 

10. Hausbrauerei Altstadthof Nürnberg

Mais do que um restaurante, é também um boutique de uísque e cervejas artesanais e orgânicas. Situado aos pés da montanha do castelo imperial de Nuremberg. Por aqui, prove a rotbier, cerveja vermelha típica de Nuremberg. O local foi um dos pontos turísticos do nosso tour gourmert na cidade.
Todos os dias, das 10h30 às 00h
Bergstraße 19 (veja localização no mapa)
Site:  www.hausbrauerei-altstadthof.de

Cervejas em Nuremberg 9. Hausbrauerei Altstadthof

11. Mata Hari Bar

Procurando algo mais animado em Nuremberg? Jovem? Eis o local. Em meio a rua charmosa e imperdível de casas em estilo enxaimel (Weißgerbergasse – Tanner’s Lane), esse bar escondido é uma das pérolas secretas da cidade. Tem uma grande oferta de cervejas da Francônia e uísques.

Fecha segundas e domingo e só abre a partir das 20h.
Weißgerbergasse 3 (veja localização no Mapa)
Site  www.mataharibar.de

 

Mata Hari Bar Nuremberg

A ruela charmosa onde está situado o Mata Hari Bar – vale muito uma visita de dia também!

PARA COMPRAS MERCADO

12. Hauptmarkt

O mercado central ao ar livre no coração do centro histórico de Nuremberg. Funciona todos os dias, exceto aos domingos. Também oferece comidas de rua e em seus arredores há vários cafés e restaurantes. O local é palco de grandes feiras e eventos como o Mercado de Natal de Nuremberg e o Mercado de Páscoa.
Veja localização no mapa

mercado de Nuremberg

a praça central de Nuremberg onde acontece a feira gourmet e outros grandes eventos imporantes como o Mercado de Natal

 

 

*** ALÉM DOS PRATOS TÍPICOS

13. Kuhmuhne – Die Burgerbar

Para quem quer escapar dos pratos típicos, essa hamburgueria pode ser uma boa opção no centro histórico de Nuremberg. Eu não cheguei a provar, mas entrei e adorei o local. Seus pratos vêm fazendo sucesso segundo ouvi falar no tour gourmet que fiz na cidade.
Weintraubengasse 2
Site: kuhmuhne-nuernberg.de

Onde comer em Nuremberg Alemanha
E aí, ficou com fome de viagem? Gostou das dicas?
Sabia que uma forma de retribuir as indicações que você recebe por aqui é fazendo suas reservas pelos nossos links? Não se preocupe, você não gasta um centavo a mais clicando em nossos links, apenas contribui para que o Café Viagem se mantenha atualizado e sempre recheado de roteiros de viagem.

Sites para Planejar a sua Viagem 

OFERTAS DE HOTÉIS EM NUREMBERG NO BOOKING.COM
OFERTAS DE HOTÉIS EM NUREMBERG PELO HOTÉIS.COM

Chip celular na Europa (internet livre)

Seguro Viagem
 (cotação com principais empresas de seguro)


Aluguel de carro na Alemanha

 

+ DICAS DA ALEMANHA NO BLOG

DICA DE HOTEL EM NUREMBERG

PROVANDO AS FAMOSAS SALSICHAS DE NUREMBERG

8 MERCADOS GASTRONÔMICOS IMPERDÍVEIS NA ALEMANHA

7 BIERGÄRTEN IMPERDÍVEIS EM MUNIQUE 

 SOBRE A TRADIÇÃO DO BIERGARTEN NA ALEMANHA 

VEJA O POST ÍNDICE : TODOS OS ROTEIROS E DICAS DE VIAGEM NA ALEMANHA   

https://www.cafeviagem.com/dica-de-hotel-economico-em-nuremberg-na-alemanha/


SAIBA MAIS

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES AO TURISTA DE NUREMBERG  TOURISMUS.NUERNBERG.DE
ENDEREÇO: HAUPTMARKT, 18 E KÖNIGSTRASSE, 93 | NÜREMBERG | ALEMANHA
PDF COM DICAS EM PORTUGUÊS

Veja mais dicas de restaurantes em Nuremberg em : tourismus.nuernberg.de/en/food-drink/restaurants

Site oficial do Turismo alemão em português: WWW.GERMANY.TRAVEL/PT
Fanpage: ALEMANHAPAISTURISTICO

A autora do Café Viagem viajou para a Alemanha a convite do Turismo da Alemanha. Foi selecionada para um roteiro gastronômico em Munique, Nuremberg, Stuttgart e Hannover. Apesar do convite, todas as opiniões e dicas são isentas e refletem a nossa experiência .

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente

DEIXE SEU COMENTÁRIO