Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Pista Cláudio Coutinho no Rio – caminhada linda ao lado do Morro da Urca

Pista Cláudio Coutinho no Rio, uma caminhada linda entre a paisagem da Praia Vermelha e o Morro da Urca.

Quem aí já ouviu falar da Pista Claudinho Coutinho no Rio de Janeiro? Nossa, o lugar é incrível e recomendo tanto para quem quer fazer exercício quanto para quem quer simplesmente caminhar em um local tranquilo, cheio de natureza e relativamente seguro. O caminho da Pista Cláudio Coutinho é asfaltado, tem 1,25 km de extensão e não tem custo algum. A pista também é conhecida como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão.

Pista Claudio Coutinho Rio


Como chegar à Pista Cláudio Coutinho no Rio?

A Pista Cláudio Coutinho tem entrada no final da Praia Vermelha. Fica coladinha no Morro da Urca (o mesmo do Bondinho do Pão de Açúcar). Assim, para chegar até a Pista Claudio Coutinho, siga rumo à Praia Vermelha ou ao ponto onde se embarca para o Bondinho do Pão de Açúcar.
Pista Claudio Coutinho Rio

A Pista Claudio Coutinho fica perto da entrada do Bondinho do Pão de Açúcar

Pista Claudio Coutinho Rio

Dica

Você pode fazer a pista antes ou depois do passeio de Bondinho do Pão de Açúcar. Ou ainda, incluir uma voltinha pela praia da Urca na sua caminhada. Talvez uma cerveja ou caipirinha e petiscos no imperdível  Bar da Urca (foi o que fizemos !).

Pista Claudio Coutinho Rio


Sobre a Pista 
Cláudio Coutinho

Atenção: a pista é exclusiva para pedestres. Não permite bicicletas, patins ou skate. É toda em asfalto com trajeto entre encostas rochosas e mar. A pista leva este nome em homenagem ao ex-treinador da seleção brasileira de futebol, do mundial de 1978. Atualmente, poucas trilhas no Rio são seguras. E esta é uma das raras trilhas tranquilas, fáceis e, ufa, com certa segurança.

Primeiramente, durante a caminhada, você  logo verá a paisagem emoldurada da Praia Vermelha e do Morro da Urca.

Pista Claudio Coutinho Rio

Logo no início da caminhada na Pista Claudio Coutinho, uma vista incrível da Praia Vermelha

Subindo e escalando o Morro da Urca

É a partir da Pista Cláudio Coutinho que muitos aventureiros e esportistas escalam o Morro da Urca (no caso, os mais experientes) ou pegam a trilha mais tranquila que sobe até o topo. Há uma placa informando o desvio à esquerda para a trilha que leva ao topo do  Morro da Urca.  Segundo a placa, a trilha é fácil e tem 900m, em torno de 40 minutos de caminhada e um pouco íngreme.
No topo do Morro da Urca, o visitante pode  comprar ingresso voltar de Bondinho ou descer de volta pela trilha à Praia Vermelha.
Pista Claudio Coutinho Rio

Placa indicando o caminho para trilha da subida do Morro da Urca na Pista Claudio Coutinho

Caminhando pela trilha da Pista Cláudio Coutinho

No entanto,  quem decide não subir o Morro da Urca também se diverte com a bela paisagem da Pista Claudinho Coutinho. No percurso, há bancos que convidam nos para sentar e curtir a paisagem azul que se desvenda entre os verdes. Há matas nativas e aves símbolo da mata Atlântica. Aliás, como tem natureza, também tem mosquito. Por isso, é bom levar um repelente.
Então, bom passeio. Eu adorei o programa grátis e lindo para fazer no Rio de Janeiro.

Pista Claudio Coutinho Rio

SAIBA MAIS

PISTA CLÁUDIO COUTINHO

Praça General Tiburcio, 125 – Urca 
Rio de Janeiro – RJ  | Brasil
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.
Não cobra entrada.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO