Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Porto Alegre a Punta del Este de carro – pelo Chuí e Jaguarão

(post atualizado em novembro de 2017) Neste roteiro de Porto Alegre a Punta del Este de carro (Uruguai) sugiro duas opções de estrada para cruzar a fronteira: por Jaguarão ou pelo Chuí. Já fizemos os dois caminhos e neste post conto sobre nossa experiência em ambas as estradas. Normalmente, gostamos (e recomendo)  ir para Punta del Este pelo Chuí e voltar por Jaguarão.

Antes de mais nada, anote os documentos necessários para pegar a estrada:
-identidade ou passaporte
-carteira de motorisa
– Carta Verde

Sobre a Carta Verde:

todo o condutor e/ou proprietário de veículos nos países do Mercosul deve cruzar o país vizinho com a Carta Verde em mãos. Trata-se de um seguro de responsabilidade civil obrigatório. Seu objetivo é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito durante o período da viagem. Para fazer a sua carta verde, procure: seu corretor de seguros (o mesmo do seu veículo), uma agência bancária ou o consulado. É possível fazer o seguro na fronteira, mas o ideal é não deixar para a última hora.

Aduana na fronteira 

Na estrada da fronteira com o Uruguai, não esqueça de parar o carro na aduana uruguaia para a papelada da imigração. Estacione e vá apresentar a sua identidade ou passaporte e a Carta Verde (seguro obrigatório para entrar de carro no Uruguai). No Uruguai é preciso pegar um papel carimbado para entrar no país. Na saída, não esqueça de parar novamente na aduana e apresentar o documento. É a comprovação de que você realmente saiu do país.

Limite de Compras

Atenção nos Free Shops. A cota limite de compras para brasileiros no Uruguai é de US$ 300 por pessoa. 

Porto Alegre a Punta del Este de Carro

Qual a diferença entre ir por Jaguarão ou pelo Chuí para Punta del Este de carro?

A distância percorrida de Porto Alegre até Punta del Este entre as duas estradas é quase a mesma. Ambas as cidades uruguaias que fazem fronteira têm excelentes Free-Shops (Chuy e Rio Branco). Particularmente gosto mais das opções gastronômicas de Rio Branco (veja mais abaixo).

Então qual a diferença ?
A grande diferença entre os dois caminhos é que o motorista que opta pela estrada que passa pela fronteira Chuí/Chuy percorre mais quilometragem por estradas brasileiras (rodovias que atualmente estão em péssimas condições). Já quem viaja pela estrada da fronteira Jaguarão/Rio Branco, faz mais quilometragem por estradas uruguaias (mas neste caso é ideal ter GPS atualizado para não se perder pois o caminho é cheio de desvios!).

Recomendo ir pela estrada do Chuí e voltar por Jaguarão. Segue o roteiro abaixo.

Porto Alegre a Punta del Este de carro pelo Chuí / Chuy

Distâncias

Porto Alegre ao Chuí  517 km
Chuí a Punta del Este 210 km
Total da viagem: 727 km
Total da viagem = 727 km de distância de carro

O Chuí é a cidade mais meridional do Brasil ,situada no Rio Grande do Sul. Faz fronteira com o Chuy, cidade do Uruguai. O que divide as duas cidades é apenas uma avenida repleta de lojinhas.  Do lado uruguaio, a avenida se chama Avenida Uruguai. Já do lado Brasileiro, recebe o nome de Avenida Brasil É nessa região que estão as lojas de Free Shops que enlouquecem os consumistas e sacoleiros.

O primeiro trecho de Porto Alegre a Pelotas é pela BR 116. São por volta de 260 km . Vá com calma pois muitos trechos estão em obras. A estrada que deveria estar duplicada só tem previsão de ficar pronta em 2019.

Estação Ecológica  TAIM

A partir de Pelotas, vá em direção a Rio Grande e pegue a BR 471 para Santa Vitória do Palmar (cidade a poucos quilômetros do Chuí).  A estrada passa pela Estação Ecológica  TAIM, onde é preciso tirar o pé do acelerador e admirar a paisagem e os animais no percurso.

cruzando o Taim na estrada de Pelotas para Chuí

Chegando na fronteira Chuí (RS – Brasil) e Chuy (Uruguai), faça o pit stop clássico para compras no Free-Shop. Nossas lojas preferidas são a Neutral e América. Procure pela padaria uruguaia Giannini, que vende excelentes medialunas e sanduíches com pão miga.

Para almoço, minha sugestão é segurar a fome e dirigir até Rocha que tem ótima parrilla, café da manhã e comidas típicas, o Parador María Esther. Bem gostoso. O restaurante abre durante todo o ano.
Anote: Parador María EstherRuta 9 y 15 km 208, junto ao posto Esso.

A partir do Chuy (fronteira) siga pela Ruta 9 em direção a Punta del Este. O caminho neste trecho é bem tranquilo.

Se quiser fazer turismo no caminho e tiver tempo:

Forte Santa Teresa,
La Paloma (no Ponto Sur)
Cabo Polionio
La Pedrera
Bodega Garzón em Pueblo Gárzon

Porto Alegre a Punta del Este de Carro

Parada no caminho para conhecer o Forte Santa Teresa

Casas de Câmbio no Chuy

    Câmbio 3 – General Artigas, 120
     Nixus – Avenida Brasil, 553

Casas de Câmbio em Punta del Este

Punta del Este a Porto Alegre de carro por Jaguarão

 

Distâncias

Jaguarão a Punta del Este 375 km
Jaguarão a Porto Alegre 383 km
Total da viagem: 758 km

Jaguarão a Montevidéu  380 km

Para ir de Punta del Este a Porto Alegre,  siga pela Ruta 39 até Aiguá. Depois, pegue a Ruta 8 até a cidade de nome Trinta y Tres. Logo a seguir, vá pela  17 e 18 até Rio Branco, cidade uruguaia que faz fronteira com Jaguarão (RS – Brasil).

Importante

Chegando em Rio Branco, não esqueça de estacionar na guarita da aduana para entregar o mesmo documento da sua entrada no país.

Dica

No início da estrada, perto de Punta del Este, há uma excelente parada gastronômica indicada pela Cláudia do Felipe o Pequeno Viajante: Kika Cake’s Bakery (em Mariscala)

Jaguarão faz fronteira com Rio Branco (Brasil). Está a 375 km de distância de Punta del Este, por volta de 5 horas de viagem. Normalmente saímos bem cedo de Punta del Este e almoçamos em Rio Branco após algumas compras no Free Shop. Indicamos para um almoço tranquilo o restaurante Batuva, próxima à ponte que divide as duas cidades.

A aduana brasileira é logo após a ponte. Os policiais escolhem quem deve parar e apresentar notas de compras. Não esqueça que o limite máximo para compras no país vizinho é de 300 dólares por pessoa.

Porto Alegre a Punta del Este por Jaguarão

A ponte que divide Rio Brando de Jaguarão.

Restaurante Batuva em Rio Branco, boa opção para almoço

Casas de Câmbio em Rio Branco

Openn – General Artigas, 436
Cambio Centro – General Artigas, 240

a rua dos free shops em Rio Branco


SAIBA MAIS

DICAS DE HOTÉIS NO PERCURSO PORTO ALEGRE A PUNTA DEL ESTE:

Em Pelotas: Charqueada Santa Rita (Pousada de Charme) Hotel Manta e Curi Hotel

Em La Pedrera ou La Paloma/Urugaui:  Zen Boutique Apart. Hotel ,  Las Eduardas La Paloma e Pueblo Barrancas

Em Jaguarão (RS): Crigial Hotel

—> Dica de Hotel em Punta del Este – veja nossa lista completa aqui!

 

Planejar a sua viagem

Todos os parceiros sugeridos abaixo foram testados antes de serem indicados aqui no blog!

POUSADAS E HOTÉIS EM PUNTA DEL ESTE  o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos quartos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS.CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO NO URUGUAI – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante.CONSULTE AQUI!

SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços.  FAÇA AQUI COTAÇÃO.

Confira aqui todas as dicas  URUGUAI
no post índice do destino no blog



♥PARA CURTIR E COMENTAR

Para saber as novidades do Café Viagem:
Siga o blog no Twitter , Pinterest e no Instagram
Curta a página do Café Viagem no Facebook

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Olá… quanto a trânsito e horas paradas em fronteiras, tu achas que Chuy é mais demorado do que Jaguarão?
    abraços…

  • Segue uma dica para quem for de carro do Brasil para Uruguai via Jaguarão/RS e necessitar comprar chip pré pago no lado Uruguaio (Rio Branco) para seguir viagem até Montevideo conectado: Cruzando a fronteira em um sábado à tarde, após muitas buscas o único lugar que encontrei para comprar o chip da Operadora Ancel e fazer a recarga foi na Farmácia Medifar (Endereço: Calle Virrey Arredondo N. 1054 Rio Branco – Cerro Largo Uruguay).A atendente Karen foi muito cordial, habilitou o chip e inseriu os créditos. Em Janeiro/2017 paguei 65 pesos (aprox 10reais) o chip + 250 pesos (aprox 30 reais) da recarga. Na estrada tive cobertura 3G até Montevideo. Foi possível usar o waze e whatsapp sem problemas.
    Obs: Acabei aproveitando para comprar kit primeiros socorros Uruguaio, e evitar qualquer possível problema com a policia rodoviária. Fui orientado a deixar o kit bem visivel no parabrisa para evitar ser parado. Fui parado uma vez na volta, sem maiores problemas. O Guarda não pediu nem o seguro Carta Verde e nem o kit de primeiro socorros (lembrando que lá a velocidade máxima é 90km/h)

  • gostaria de saber se posso alugar um carro em porto alegre e entrar no Uruguay
    .

  • Olá, legal as dicas. Tem algum post com mais dicas de lugares a visitar? EStou indo no fim do mês e pretendo passar por estes pontos turisticos que você mencionou.

    Eu tenho um blog onde relato todas as minhas viagens. pelo mundo, Dá uma passadinha lá pra conferir.

DEIXE SEU COMENTÁRIO