Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Um ícone da culinária alemã na serra gaúcha: Colina Verde

O restaurante Colina Verde em Nova Petrópolis (RS) é um ícone da cozinha alemã e colonial no Rio Grande do Sul e Brasil. Desde que foi apontado pelo Guia Quatro Rodas como a melhor refeição colonial do Brasil (em 1986), o Colina Verde manteve seu padrão de atendimento e gastronomia sempre impecáveis. Fazia tempo que eu não voltava ao restaurante e pude comprovar, em recente visita, que segue sendo uma experiência clássica  acima das expectativas. Imperdível. 

Colina Verde Nova Petropolis

 Achei que o restaurante só melhorou desde minha última visita. Ganhou um cardápio mais completo de cervejas artesanais e regionais. Ampliou o espaço e a fartura à mesa.

Colina Verde Nova Petropolis

Mais do que uma refeição, o Colina Verde é um passeio. Fica no alto de uma colina (verde, claro!) em Nova Petrópolis, cidade conhecida por ser o jardim da serra gaúcha. Faz parte do roteiro da Rota Romântica e da Região das Hortênsias. O restaurante está a 3 km do centro de Nova Petrópolis, com acesso pela BR 116.

Colina Verde Nova Petropolis

Sobre Nova Petrópolis

Florida e com fortes traços da colonização alemã, Nova Petrópolis é arborizada. E ainda: simpática, tranquila e com estilo arquitetônico enxaimel, herança dos imigrantes. Neste post aqui do Café Viagem você confere o melhor de Nova Petrópolis.
 

Sobre o Colina Verde

A Família Schwantes, proprietária do restaurante Colina Verde desde sua fundação em 1980, recebe os comensais. Aviso: é bom fazer reservas e chegar cedo (por volta do meio-dia) para não enfrentar filas de espera.

Colina Verde Nova Petropolis

A sequência de comida caseira alemã é concorrida e premiada. Basta conferir os quadros expostos na parede da recepção do restaurante. Ou seja, fim de semana e feriados, é sempre lotado. 

Colina Verde Nova Petropolis

Por estar no alto da colina, o restaurante oferece um visual lindo da serra gaúcha e, de quebra, uma atendimento especial que deixa tudo ainda mais gostoso. Sortudo de quem pega uma mesa ao lado das janelas para contemplar a vista.

restaurante Colina Verde

A culinária alemã do Colina Verde

As receitas são uma antiga tradição da região colonizada por alemães, o Kerb. Antigamente, o Kerb era associado à inauguração de igrejas locais. A comemoração durava 3 dias com bailes e fartura de alimentos, um banquete. No Colina Verde, o Kerb oferece pratos tradicionais da culinária alemã e, pasmem,  alguns pratos da culinária italiana e gaúcha.


A comida caseira colonial é servida por atendentes em trajes típicos alemães, o que deixa tudo ainda mais especial. O “festival gastronômico” inicia com os pãeszinhos divinos acompanhados de sopa de capeletti. Nesse momento, você já começa a suspirar.

Colina Verde Nova Petropolis

Não ouse dispensar a salada de batatas (Kartoffelnsalat). Junto com o bolinho de aipim, o frango com maça, o schnitzel com mostardas (bife de porco à milanesa típico alemão) e a Apfelpfannkuchen (panqueca de maçã) são meus pratos favoritos.

 Colina Verde Nova Petropolis

Mas para ter as suas preferências, você vai ter que ter calma e muita fome para experimentar um pouco de cada quitute. Muitos amam o tradicional Eisbein (joelho de porco). Não é o meu caso, kkkk!

Colina Verde Nova Petropolis
Mas também adoro a salsicha bock, as almôndegas (Frikadellen), o matambre (Rinderrouladen) e o famoso Knödel, nhoque recheado com queijo e bacon.

Há uma mesa de doces inclusa no buffet. Mas a melhor sobremesa do restaurante, infelizmente, é cobrada à parte. Trata-se do apfelstrudel (torta de maçã) com nata batida ou sorvete de creme. Mas me diga, quem tem espaço para doce depois de toda essa comilança?

Colina Verde Nova Petropolis

O almoço com sobremesa (e sem bebidas) sai por R$ 65 por pessoa. Crianças até 10 anos pagam R$ 33. O Colina Verde não cobra taxa de serviço e aceita cartão de crédito.
*Valores do almoço em outubro de 2017

Só esse almoço espetacular do Colina Verde já é motivo para pegar o carro e visitar Nova Petrópolis.

 


SAIBA MAIS


RESTAURANTE COLINA VERDE

Rua Felippe Michaelsen, 160​
Acesso pela BR 116 Km 185,5
Nova Petrópolis, RS – Brasil
Tel.: (54) 3281 1388
Site : restaurantecolinaverde.com
Almoço de terça à domingo e feriados das 11h30 às 15

 

Veja + dicas de Nova Petrópolis no blog:

 Tour Alemão –  Pacote Passeio por  Nova Petrópolis a partir de Gramado e Canela

Guia Nova Petrópolis – o que fazer, onde comer, onde ficar

Rota Romântica de carro – roteiro com atrações e restaurante no trajeto

3 tours pela ROTA CERVEJEIRA – Gramado, Canela e Nova Petrópolis

Comida alemã na Serra Gaúcha: 7 endereços para favoritar

  PARA PLANEJAR A VIAGEM

⇒ POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS E ROTEIROS DE GRAMADO E CANELA

⇒  TARIFAS HOTÉIS, RESERVE AQUI SUA HOSPEDAGEM EM NOVA PETRÓPOLIS

⇒ INGRESSOS, TRANSLADO, PACOTES SERRA GAÚCHA 

MELHORES TARIFAS ALUGUEL DE CARRO SERRA GAÚCHA POR RENTCARS  

  + DICAS DA SERRA GAÚCHA NO BLOG

ROTEIRO ROTA ROMÂNTICA SERRA GAÚCHA
POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DE GRAMADO E CANELA 
POST ÍNDICE COM TODAS AS DICAS DE BENTO GONÇALVES E VALE DOS VINHEDOS
POST ÍNDICE COM TODAS AS NOSSAS DICAS DA SERRA GAÚCHA

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO