Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Pignatella, a culinária tirolesa da Itália em Bento Gonçalves

Grande parte dos turistas que visitam a região dos vinhedos de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul querem provar o tradicional galeto, certo? Mas saiba que a região oferece outras boas opções italianas, algumas surpreendentes. Já contamos sobre o Valle Rústico aqui no Café Viagem, lugar que foge dos padrões gastronômicos no Vale dos Vinhedos. Agora, chegou a vez de contar sobre a nossa mais recente descoberta na cenográfica Rota do Vale do Rio das Antas – um dos 5 roteiros turísticos que Bento oferece atualmente (falaremos deles futuramente aqui no blog!).

Pignatella Restaurante Bento

Comer bem pela Serra Gaúcha é um dos meus programas favoritos. E encontrar achados gourmets como o PIGNATELLA, desse post, é como achar o pote de ouro no final do arco-íris! Adoro. Pois bem, o Pignatella é primeiro restaurante tirolez da Serra Gaúcha. Está situado no início da Rota do Vale do Rio das Antas, pela RS 470 no sentido Veranópolis – mais precisamente na entrada do simpático e charmoso distrito de Tuiuty (visitar a região foi uma indicação do leitor Fernando Audibert, valeu!).

Pignatella Restaurante Bento (13)

Do centro de Bento até o restaurante Pignatella são por volta de 10 minutos de carro. A casa está situada bem bem próxima à Vinícola Salton. E, afora a Salton, a região de Tuiuty também é famosa pelos sucos Menoncin. Aliás, o restaurante Pignatella faz parte da família Menoncin.
=> Abaixo, os mapas do Vale do Rio das Antas e um close do mapa marcando o restaurante:

Abre parentêses: os imigrantes italianos vindos da região do Tirol Dolomítico encontraram no Vale do Rio das Antas uma terra similar a da que vivia em seus corações. Foi nesse cantinho da Serrra que os seus descendentes se estabeleceram.

Pignatella Restaurante Bento (3)

Enfim, deixe um pouco de lado o rodízio de galeto e a fartura de pratos à mesa. No Pignatella a cozinha é tirolesa, do norte da Itália, e os pratos comandados são servidos lentamente, um a um, para que sejam apreciados no melhor estilo slow food.

o risoto de espumante

o risoto de espumante

o nhoque de batata-doce

o nhoque , ou gnocchi

A gentil atendente aguça os sentidos ao desafiar o comensal a descobrir os ingredientes do misterioso ravióli (que leva damasco e outras especiarias!).

Pignatella Restaurante Bento (9)

O banquete inicia com a divina sopa de canederli (bolinhas de miolo de pão com salame picadinho e especiarias). Os 8 pratos vão sendo servidos um por um: risoto de espumante, o nhoque, o ravioli, a costela de porco e a salada da estação e o maravilhoso bife na chapa ao molho de vinho .Pignatella Restaurante Bento (11)

Pignatella Restaurante Bento (7)

Quem leva crianças (como foi o nosso caso) é preparado na hora um bife com massa caseira na manteiga.Pignatella Restaurante Bento (2)

O vinho da região que pedimos e recomendo com louvor é o excelente e suave pinot noir da Dal Pizzol. E, é claro, não deixe de experimentar também o suco de uva da casa e de Tuiuty: o Menoncin. Eles tem uma linha orgânica!!

Piganatella Restaurante

A sobremesa foi a única coisa que não encantou o meu paladar. Gosto de doce bem doce, e estes, eram mais suaves.

Pignatella Restaurante Bento (12)

Foi um  almoço surpreendente. Adoramos o ambiente, os sabores e o atendimento. Fica a dica para incluir no seu roteiro quando quiser fugir do galeto ou ter uma experiência gastronômica inusitada na Serra Gaúcha.

unnamed-1
SAIBA MAIS

RESTAURANTE E CAFÉ PIGNATTELA
Trevo de acesso a Tuiuty, Estrada Buarque de Macedo
Distrito de Tuiuty | Bento Gonçalves – RS
Tel: (54) 9914-6478 |  (54) 9207-3613
e-mail: restaurantepignatella@gmail.com

LEIA TAMBÉM:
Post índice do Café Viagem com todas as dicas de Bento Gonçalves e roteiros Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra.

PESQUISE AQUI TARIFAS DE HOTÉIS E POUSADAS INDICADOS EM BENTO GONÇALVES

Algumas recomendações de hospedagens do Café Viagem: Pousada e Vinícola Don Giovanni  Pousada Borghetto Sant’Ana ,  Vila Michelon SPA do Vinho , Dall Onder  e Villa Tuiuty

Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul está situada a 110 km de Gramado e a 120 km de Porto Alegre. Grande parte dos turistas chegam a partir de Porto Alegre. Quem chega de avião pode alugar um carro (com GPS), pegar um ônibus ou contratar um serviço de translado.   Consulte aqui cotação para aluguel de carros em várias locadoras.

Carros Aluguel Uruguai

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO