Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Pignatella, a culinária tirolesa da Itália em Bento Gonçalves

Post atualizado em janeiro de 2018 com novo endereço do restaurante Pignatella de Bento Gonçalves, RS.

Grande parte dos turistas que visitam a região dos vinhedos de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul querem provar o tradicional galeto, certo? Mas saiba que a região oferece outras boas opções italianas, algumas surpreendentes. Já contamos sobre o Valle Rústico aqui no Café Viagem, lugar que foge dos padrões gastronômicos no Vale dos Vinhedos. Agora, chegou a vez de contar sobre a nossa mais recente descoberta na cenográfica Rota do Vale do Rio das Antas – um dos 5 roteiros turísticos que Bento oferece atualmente (falaremos deles futuramente aqui no blog!).

Pignatella Restaurante Bento

Procurando dicas de pousadas e hotéis na serra gaúcha? 

CONSULTE AQUI TARIFAS PROMOCIONAIS HOTÉIS EM BENTO GONÇALVES, VALE DOS VINHEDOS E ARREDORES

Onde fica o restaurante Pignatella

Comer bem pela Serra Gaúcha é um dos meus programas favoritos. E encontrar achados gourmets como o PIGNATELLA, desse post, é como achar o pote de ouro no final do arco-íris! Adoro. Pois bem, o Pignatella é primeiro restaurante tirolez da Serra Gaúcha. Está situado na Rota do Vale do Rio das Antas, pela RS 470 no sentido Veranópolis – mais precisamente no simpático e charmoso distrito de Tuiuty (visitar a região foi uma indicação do leitor Fernando Audibert, valeu!). Inicialmente o restaurante ficava na entrada para Tuiuty, em plena RS 470. Mas atualmente está situado ao lado da Vinícola Salton, tornando-se uma boa dica de onde comer para quem visita a vinícola. Do centro de Bento até o restaurante Pignatella são por volta de 10 minutos de carro.

Pignatella Restaurante Bento (13)

O que visitar perto do restaurante Pignatella

Além da Vinícola Salton que está ao lado do restaurante, a região de Tuiuty combina com uma visita a Vinícola Cainelli e a casa de sucos Menoncin. Para mais detalhes da região, leia o post Tudo sobre a Rota turística Vale do Rio das Antas”

Abaixo, os mapas do Vale do Rio das Antas e um close do mapa marcando o restaurante:

Sobre o restaurante Pignatella e a cozinha tirolesa

Abre parentêses: os imigrantes italianos vindos da região do Tirol Dolomítico encontraram no Vale do Rio das Antas uma terra similar a da que vivia em seus corações. Foi nesse cantinho da Serrra que os seus descendentes se estabeleceram.

Pignatella Restaurante Bento (3)

Enfim, deixe um pouco de lado o rodízio de galeto e a fartura de pratos à mesa. No Pignatella a cozinha é tirolesa, do norte da Itália, e os pratos comandados são servidos lentamente, um a um, para que sejam apreciados no melhor estilo slow food.

o risoto de espumante

o risoto de espumante

o nhoque de batata-doce

o nhoque , ou gnocchi

A gentil atendente aguça os sentidos ao desafiar o comensal a descobrir os ingredientes do misterioso ravióli (que leva damasco e outras especiarias!).

Pignatella Restaurante Bento (9)

O banquete inicia com a divina sopa de canederli (bolinhas de miolo de pão com salame picadinho e especiarias). Os 8 pratos vão sendo servidos um por um: risoto de espumante, o nhoque, o ravioli, a costela de porco e a salada da estação e o maravilhoso bife na chapa ao molho de vinho .Pignatella Restaurante Bento (11)

Pignatella Restaurante Bento (7)

Quem leva crianças (como foi o nosso caso) é preparado na hora um bife com massa caseira na manteiga.Pignatella Restaurante Bento (2)

O vinho da região que pedimos e recomendo com louvor é o excelente e suave Pinot Noir da Dal Pizzol. E, é claro, não deixe de experimentar também o suco de uva da casa e de Tuiuty: o Menoncin. Eles tem uma linha orgânica!!

Piganatella Restaurante

A sobremesa foi a única coisa que não encantou o meu paladar. Gosto de doce bem doce, e estes, eram mais suaves.

Pignatella Restaurante Bento (12)

Foi um  almoço surpreendente. Adoramos o ambiente, os sabores e o atendimento. Fica a dica para incluir no seu roteiro quando quiser fugir do galeto ou ter uma experiência gastronômica inusitada na Serra Gaúcha.

SAIBA MAIS

RESTAURANTE E CAFÉ PIGNATTELA
Rua Mario Salton, 70 – ao lado da Vinícola Salton
Distrito de Tuiuty | Bento Gonçalves – RS
Tel: (54) 9914-6478 |  (54) 9207-3613
e-mail: restaurantepignatella@gmail.com

Algumas recomendações de hospedagens do Café Viagem: Pousada e Vinícola Don Giovanni   Vila Michelon SPA do Vinho , Dall Onder ,  e Villa Tuiuty

Planeje sua Viagem para Serra Gaúcha com o Café Viagem

 

+ Guia completo de Gramado e Canela – post índice com todas as dicas

+ Guia completo Serra Gaúcha- post índice com todas as dicas

+ Guia completo Bento Gonçalves e arredores – post índice com todas as dicas

 

+ Encontre Hotéis e Pousadas em Bento Gonçalves com até 50% de desconto

 

+ Alugue carro na Serra Gaúcha em até 12x

 

+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo

 

+ Compre passeios e ingressos das principais  atrações na Serra Gaúcha

 

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • E quanto? dica, sempre coloquem média de valor nos posts. Obrigada

DEIXE SEU COMENTÁRIO