Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Rio do Vento – um fim de semana perfeito entre morangos e amigos

Hospedaria Rio do Vento e o bar-restaurante Barlavento em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul) é daqueles lugares para se apaixonar. Um achado esplêndido.na Serra Gaúcha que foge do tradicional roteiro de Gramado ou Bento Gonçalves.  O fim de semana em família e com amigos que passei por lá foi tão agradável que tive trabalho para resumir a experiência em um único post. E o que é o Rio do Vento? Trata-se de uma propriedade em uma área rural na estrada da Rota do Sol que é bar, restaurante, jardim, hidroponia e pousada.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-84

Bem-vindo aos morangos do Rio do Vento – Barlavento 

E não tem data melhor do que o início da primavera para contar sobre esse refúgio intensamente florido, com jardins e recantos inspiradores. Lugar para ser feliz, diminuir o ritmo da vida, abraçar a Serra Gaúcha e comer delícias caseiras. Ah, crianças são bem-vindas. Bem-vindo, aos morangos!

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-71

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-10

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-51

 

Como Chegar ao Rio do Vento – Barlavento

Como achar a fantástica casa dos morangos? A Hospedaria Rio do Vento, o Barlavento e os Morangos Hidropônicos estão localizados na mesma área, no bairro de Ana Rech em Caxias do Sul, Serra Gaúcha (por volta de 128 km de Porto Alegre – Rio Grande do Sul). A partir de Caxias, pegue a estrada da Rota do Sul (RSC 453) rumo ao litoral e fique atento à placa (a sua direita) que indica “Morangos Hidropônicos”. Você terá que entrar no acostamento para dobrar à esquerda. A propriedade fica no km 154,8.

hospedaria-rio-do-vento-caxias

Sobre o Barlavento, paraíso dos morangos

E voilà, chegamos a um pequeno paraíso escondido.  Sempre ouvi falar maravilhas dos Morangos Hidropônicos de Caxias do Sul.  A propósito: os caxienses não chamam o bar de “Barlavento”, falam “vamos lá nos Morangos?”  E já faz um tempinho que o local é um ponto famoso na cidade por conta das suas sobremesas imperdíveis  com morangos cultivados na propriedade.morangos-barlavento-2

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-17

Devore o Barlavento primeiro com os olhos

Prepare-se! O Barlavento é daqueles lugares que dá vontade de devorar não são com a boca mas também com os olhos. A decoração e a ambientação no jardim têm inspiração náutica: redes, barcos, fotos de viagem, cordas, lemes, enfim tudo faz a gente se se sentir navegando ou na praia dentro da Serra Gaúcha. Só falta mesmo o mar.

barlavento-morangos-hidroponicos

A ideia é do proprietário e biólogo Maurício Fedrizzi que tem como hobby viajar, fotografar e velejar. Todas as suas paixões estão estampadas pelo clima da casa. rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-98

A safra dos morangos inicia em setembro

Na tarde de sábado, encontramos um casal de amigos de Porto Alegre que vieram passar o dia em Caxias do Sul só para almoçar no restaurante Andrea e passar a tarde no Barlavento. E vale a pena, hein. Ainda mais se for no período da safra do morango que começou em setembro e vai até o final ano. Com sorte e se o tempo ajudar, segundo que me contou o proprietário e produtor dos morangos, a safra vai até janeiro ou fevereiro. Corre lá e se joga nos morangos frescos.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-28

Um bar com alma, criatividade e muitas gostosuras

Cada cantinho é um charme, feito com história e muito capricho. Dá para ver que o bar tem alma, criatividade e coração. E dá para ver também que tem suor. É que no fim de semana o trabalho deles é intenso, uma correria louca. O  Barlavento lota de gente atrás dos doces, do astral e das inúmeras gostosuras da casa. rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-41

Afora as sobremesas com morangos, tem sucos, vitaminas, cuca de mirtilo, iogurtes artesanais, pães e um cardápio lanches e refeições. Aviso: não tem café. E quer saber? O pretinho básico nem faz falta já que no cardápio tem um aromático chá de frutas vermelhas que é imperdível!

Anota aí: o nome dessa taça é Morena do Siriú e é DIVINA

Anota aí: o nome dessa taça é Morena do Siriú e é DIVINA – suco de morango ou o chá de frutas vermelhas acompanham bem!

chazinho de frutas vermelhas para equilibrar a doçura

chazinho de frutas vermelhas para equilibrar a doçura

À tarde, nos fins de semana, é o movimento mais intenso. Ainda mais se o dia for de sol.

barlavento-caxias-do-sul-v

Minizoo para os pitocos

E como o Barlavento recebe muita criança, oferece uma minipracinha e um minizoo com galinhas, coelhos e porco da índia. Fica a dica: quem se hospeda na Pousada pode alimentar os bichinhos.

morangos-barlavento

As morenas do passeio que se apaixonaram pela "Morenta do Siriú" !

As morenas do passeio que se apaixonaram pela “Morenta do Siriú” !

Sobre a Hospedaria Rio do Vento

A Hospedaria foi inaugurada em 2014 e fica a poucos passos do Barlavento, na mesma propriedade rural da plantação de morangos e da casa do casal Maurício e Bruna. São eles que recebem os hóspedes com o auxílio da caseira. A história da casa já é, por si só, uma atração. Para criar a pousada, Maurício comprou dois casarões antigos com risco de serem destruídos na região das Missões. Um dos casarões é de 1871 e foi, inicialmente, uma hospedaria para os tropeiros que passavam pela região.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-4
rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-21
rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-23

Bom-gosto em todos os detalhes

A reconstrução das casas é impressionante e com um bom-gosto admirável. Fiquei horas só observando cada cantinho com os olhos e a minha câmera, cada móvel e detalhe lindo. As fotografias de viagem espalhadas pelos cômodos da casa são da ex-mulher do Maurício que é fotógrafa. Elas dão um toque todo especial à pousada.
rio-do-vento-hospedaria
rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-63
Sentimos um certo clima de montanha de esqui no ambiente e na decoração, e adoramos. Muita madeira, elementos antigos e rústicos.

hospedaria-rio-do-vento-c
Janelas e portas que emolduravam o cenário de um fim de semana ímpar.rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-77

Flores e mais flores no lindo jardim colorido do Rio do Vento

O rosa e o violeta são as cores que pintam a propriedade com alegria e charme. O rosa nas azaléias e o violeta nas wisterias, planta de trepadeira que parece um cacho de uva. O cheiro gostoso no ar é do jasmim, planta que adoro.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-43

Tivemos muita sorte com o tempo: fez sol e calor durante o dia dia e um friozinho aconchegante à noite. Deu até para ligar o aquecedor a lenha onde o proprietário faz pinhões no inverno.rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-35

Os quartos da Hospedaria Rio do Vento

Os quartos, todos com ar condicionado, levam nomes de lugares que Maurício viajou e se apaixonou, como La Pedrera, Patagônia, Tasmânia.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-59

E como são apenas 6 quartos, a minha sugestão é que você convide uma galera para ir junto. A hospedaria tem uma área em comum com cozinha, lareira (na verdade aquecedor com fogo) e sala de estar. Se estiver entre amigos ou família você vai ficar muito mais à vontade. Foi o que fizemos, só que no nosso caso a gente foi com apenas mais um casal de amigos e tivemos a grande sorte de ter a pousada só para nós.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-56

A roupa de cama uma delícia com aqueles edredons com capa de lençol. Entre as facilidades, há free Wi-Fi. Um dos quartos tem um berço antigo para bebê. Nós ficamos no quarto Patagônia, no segundo piso da casa, e gostamos bastante. Mas aviso: alguns quartos tem uma cama de solteiro em um mezanino (segundo piso dentro do quarto). Se a criança for pequena, pode não ser apropriado este tipo de acomodação.

hospedaria-rio-do-vento-quartos

A colheita dos morangos criados a rock and roll

Acordei bem cedo para tirar fotos e conferir a colheita dos morangos. Somente funcionários podem entrar dentro da estufa. O inusitado é que os morangos escutam clássicos do rock-and-roll, reggae e música latina desde o amanhecer. Sério! Dentro da estufa há caixas de som. Aliás, é a mesma seleção sonora (por sinal, excelente playlist!) que toca no Barlavento, onde também há uma espaço para observar os morangos.

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-6

 

O café da manhã da hospedaria Rio do Vento

Lembrar desse café da amanhã enquanto escrevo o post é uma prova de fogo. Tenho vontade de comer a tela ou as fotografias. Não há uma imensa variedade, mas tudo é extremamente fresco e de muita qualidade. Servido na hospedaria, com o sol entrando pela janela, eu estava nas alturas. rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-74

A gurizada desceu de pijama para o café a manhã. Estavam se sentindo tão em casa que ainda deram uma caminhada pelo jardim de pantufas.rio-do-vento-caxias-do-sul

rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-99

Depois do café, os guris foram até o "clube da piazada" - casa feita pelo filho do Maurício, proprietário da pousada

Depois do café, os guris foram conferir o “clube da piazada” – casinha divertida feita pelo filho do Maurício, proprietário da pousada

Gostei tanto do iogurte, da geleia de morango e da cuca de mirtilo que acabei comprando todos esses produtos na loja do Barlavento para levar comigo para casa.rio-do-vento-barlavento-caxias-do-sul-13

hospedaria-rio-do-vento-cafe-viagme


Dica de roteiro em família em Caxias do Sul

O fim de semana em Caxias do Sul podia ter se resumido somente à pousada e aos morangos que seria mais do que perfeito. Se você é uma pessoa que procura tranquilidade, faça isso. Eu mesma preciso praticar mais o “nadismo” na minha vida. Sou inquieta e, por isso, programei passeios para encher a agenda da minha turma. Além de curtir a pousada, as sobremesas com morangos, fomos jantar no restaurante Andrea de Caxias, visitamos o castelo Chateau Lacave,  almoçamos sábado em Flores da Cunha na Vinícola Luiz Argenta e, no domingo, em Caravaggio. Sábado à noite, jantamos no Barlavento com amigos.

gurizada jantando sábado no Barlavento

gurizada jantando sábado no Barlavento

Jantar no Barlavento

O restaurante Barlavento fecha cedo e é preciso combinar com os proprietários caso você queira pedir a refeição para comer na hospedaria. Também recomendo curtir a noite na própria pousada que tem cozinha para preparar uma refeição ou lanche regada ao clima especial da casa e do fogo. Leve um vinho para tomar no fim do dia. O anoitecer é mágico e repleto de estrelas.

As crianças comeram uma massa e adultos sandubas quentes

As crianças comeram uma massa e adultos sandubas quentes. Recomendo o “Diabo da Tâsmania” e o “Te agarra, Catarina”

E levemos a sobremesa para a "casa"

E levemos a sobremesa para a “casa”

DICAS DO CAFÉ VIAGEM

A hospedaria é ideal para curtir com amigos e família.  Feche uma turma boa e reserve todos os quartos.

A época dos morangos frescos é imperdível e vai até o início de janeiro.

Leve uma lancheira térmica para comprar iogurtes, morangos, geleias, pães e bolos.

Leve sapatos confortáveis, um bom livro e coma muitos morangos.

Chegamos em uma sexta-feira no fim do dia e fomos embora no domingo após o almoço. Mas ficou a vontade de voltar, de convidar amigos para um novo fim de semana por lá, comer mais morangos, iogurtes e cuca de mirtilo. Quem topa?

Minhas comprinhas na hora de ir embora: cuca de mirtilo, iogurte de morango e mirtilo, geleia de morango

Minhas comprinhas na hora de ir embora: cuca de mirtilo, iogurte de morango e mirtilo, geleia de morango

Até a próxima aventura surpreendente, Serra Gaúcha!!!

Até a próxima aventura surpreendente, Serra Gaúcha!!!

SAIBA MAIS

HOSPEDARIA RIO DO VENTO
BARLAVENTO  E RIO DO VENTO HIDROPONIA
RSC 453, Km 154,8 – Rota do Sol
Caxias do Sul – RS | BRASIL
Site www.riodovento.com.br
TARIFAS E RESERVAS: diárias para casal a partir de R$ 280 com café da manhã. Quarto para família  a partir de R$ 370.
Horários de Funcionamento Barlavento:
Segunda à sexta: das 8 às 19h. Sábados e domingos e feriados: das 8 às 20h
(Durante o horário de verão  até as 20 e 21 horas)

—> Pesquise e Reserve: veja aqui tarifas Hospedaria Rio do Vento no Booking 

RESERVE NO BOOKING

*O Café Viagem se hospedou na Hospedaria Rio do Vento a convite.
Agradecemos a oportunidade de conhecer esse lugar fantástico.
Todas as refeições no Barlavento e em Caxias do Sul foram pagas do nosso bolso. 

Nossos amigos fizeram a reserva pelo Booking que tem os mesmos valores da reserva feita direto com a pousada por telefone

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Adorei o post! Achei lindo o lugar! Sou apaixonada por morangos! Fiquei morrendo de vontade de conhecer este lugar!

  • Parabéns pelo site.
    Acabo de fazer uma reserva na Hospedaria depois de ler o seu post.
    Abraços.

DEIXE SEU COMENTÁRIO