Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Rota da Baleia Franca Santa Catarina – roteiro e dicas das 3 cidades da rota

A Rota da Baleia Franca  é um roteiro que une três belos destinos da costa catarinense: Garopaba , Imbituba e Laguna. As praias desses três municípios são consideradas berçários da Baleia Franca durante os meses de agosto, setembro, outubro e início de novembro. Entre tantos lugares no mundo, os dóceis e gigantes animais marinhos vêm de tão longe para procriar e amamentar seus filhotes nessa área abençoada pela natureza.

Rota da Baleia Franca

Um dos momentos especiais da Rota: o Safari Rota da Baleia de Kombaleia


🐳 O 
que é a Rota da Baleia Franca

É um momento mágico que acontece anualmente na costa catarinense. Por isso, os três municípios se juntaram para criar um roteiro turístico que oferecesse experiências de observação das baleias. E ainda: destacasse os atrativos culturais, ambientais e gastronômicos típicos dessa costa tranquila e de ricas heranças indígenas e açorianas. Tudo isso em plena baixa temporada, período perfeito para se hospedar em bons hotéis e pousadas pagando menos e, de quebra, descobrindo outros encantos além dos sol e banho de mar entre Laguna, Imbituba e Garopaba.

Curiosidades:

– as baleias se alimentam de krill na Antártida e seus filhotes mamam leite no primeiro ano de vida;
– as baleias podem viver até os 80 anos, podem chegar até 60 toneladas e 18 metros de comprimento;
– podem ter apenas 1 filhote por vez, a cada três anos;
– os biólogos identificam as baleias por suas calosidades (ou verrugas) na cabeça. Elas são a “impressão digital” de cada baleia.

Rota da Baleia Franca em Santa Catarina

Imagem incrível de Thiago Dalmolin, IG @tdm_pic da baleia e filhote da temporada de 2017 na Praia do Rosa


🐳 
Da matança à preservação

Triste é saber que por volta do século XVIII, a baleia franca foi alvo de matanças em águas brasileiras. O óleo da baleia foi a principal fonte da economia dos vilarejos desta costa no período da colonização. O capítulo negro durou anos. As baleias inclusive deixaram de aparecer por muitos tempo em águas brasileiras. Não se sabe bem ao certo o motivo, voltaram por volta de 1983. E, graças à Deus e ao povo da ecologia, a caça à baleia foi proibida em todo o país, desde 1986, com lei federal.

Atualmente, todos respeitam o animal majestoso. E a história se inverteu, transformando a região em palco de estudos da Baleia Franca. Através de orgãos e instituições como o Projeto Baleia Franca , o Instituto Baleia Franca e o ICMBio , os animais recebem proteção, conservação, pesquisa e o cuidado que merecem.

Foto Julio Cesar Vicente – guia de turismo ecológico e autor do criativo tour Safari da Rota da Baleia


🐳 
Como e quando ver as baleias

Não é 100%  garantido ver baleias ao fazer a Rota. Afinal, a contemplação depende da vontade dos animais e condições do mar. Contudo, os guias locais podem ajudar a encontrá-las.  Em nossa viagem, só vimos as baleias a partir do terceiro dia e em 3 praias diferentes! Ao avistar as baleias observe: o dorso, as colosidades, o borrifo, a cauda, a nadadeira peitoral e, com muita sorte, o salto.

—– OBSERVAÇÃO POR TERRA

As praias de Laguna, Imbituba e Garopaba possuem enseadas e encostas que facilitam a visualização das baleias que chegam bem perto da arrebentação e dos costões. Subindo morros e pedras é possível ter uma boa imagem das baleias, ainda mais para quem leva binóculo ou drone.

Rota da Baleia Franca

Observação da Baleia nas pedras entre a Praia da Ferrugem e Barra em Garopaba

—–  OBSERVAÇÃO DE BARCO

Em 2013 o turismo embarcado para observação de baleias foi proibido por decisão judicial. Contudo, já foi liberado em 2017 e aguarda apenas ajustes do ICMBio para que em 2018 volte a operar com os devidos monitoramentos e regras a serem cumpridas. Quem faz o passeio de barco é pessoal do Insituto da Baleia Franca pelo site www.vidasolemar.com.br

Visitando o Instituto da Baleia Franca (IBF) em Garopaba que fazia o passeio de barco e aguarda liberação para a próxima temporada

 

—– QUEM LEVA: OPERADORA

Já existem operadoras e guias que organizam roteiros e passeios muito bem estruturados da Rota da Baleia. Recomendo fortemente a operadora que planejou todo o roteiro exclusivo citado neste post,  CASA VERDE Experiências Turísticas (de Florianópolis – fale com a Ná ou o Jeser).

Também indico o serviço de guias, transporte e passeios que utilizamos no roteiro :  Sem Fronteiras Turismo Receptivo  e o  SAFARI DA BALEIA na Kombaleia 

Rota da Baleia Franca

Foto do grupo com o pessoal show de bola da Casa Verde que programa todo o roteiro da Rota da Baleia Franca


—–  MELHOR ÉPOCA

As baleias aparecem na costa de julho a novembro. Dizem que este ano vão embora mais cedo. Ouvi falar que a chance de ver a baleia pulando é mais provável no final de setembro e outubro. O motivo? Bem, é nesse período que ela começa a se mexer mais, se “alongando e se exercitando” para ensinar seu filhote e, de quebra, se prepar para o longo caminho de volta à Antártida.

Não deixe de programar um passeio com o Safari da Baleia do guia Júlio Cesar – um rally pelas praias observando as baleias


🐳 L
ocalize-se 

As praias de Garopaba, Imbituba e Laguna estão situadas entre 90 a 120 km de Florianópolis, ao sul de Santa Catarina. Quem vem de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, são por volta de 350 a 390 km de carro. Garopaba é a praia mais ao norte –  e Laguna a praia mais ao sul.

Entre Garopaba e Laguna a distância é de 50 km. A rodovia BR 101 nesta região está duplicada e a viagem é tranquila. Porém, é bom evitar picos de feriados.

Praia da Silveira em Garopaba – foto tirada do drone. Observe as encostas onde é possível ver as baleias

 

🐳 Principais praias entre Garopaba e Laguna

—– GAROPABA

Gamboa
Sirú
Praia de Garopaba

Praia da Silveira
Praia da Ferrugem

Praia de Garopaba

—– IMBITUBA

Ouvidor
Praia Vermelha
Praia do Rosa
Praia do Luz
Ibiraquera
Itapirubá

Praia de Ibiraquera no inverno

Praia do Rosa, uma das queridinhas dos surfistas e casais apaixonados

—– LAGUNA

Farol de Santa Marta (Praia do Cardoso e Prainha)
Praia da Ribanceira
Praia do Gi

Rota da Baleia Franca

Na Prainha ao lado do Farol de Santa Marta

Praia do Cardoso em Laguna

🐳 Praias com mais chances de ver Baleias

Segundo biólogos, as praias onde há maior probabilidade de ver baleias são:
—– Praia da Ribanceira 
—– Ibiraquera
—– Guarda e Gamboa
—– Praias ao redor do Farol de Santa Marta
Obs: isso não impede que as baleias apareçam em outros locais. Já vi no Rosa, na Silveira e na Praia da Vigia em Garopaba.

Rota da Baleia Franca

Praia da Ribanceira – uma das campeãs em probabilidade para ver baleias


🐳 Garopaba, Imbituba e Laguna muito além do verão

A convite do Sebrae SC, que vem desenvolvendo junto aos municípios o Projeto Rota da Baleia Franca, o Café Viagem foi um dos blogs convidados para vivenciar os atrativos da nova  rota turística de Santa Catarina. Foi uma viagem de 5 dias que aconteceu em setembro. Mesmo conhecendo bem a região (veja bem: veraneio em Garopaba há 20 anos, quem lê o blog sabe bem!!!) fui completamente surpreendida por muitas emoções na Rota da Baleia Franca.

Muito além das baleias…

Engana-se quem pensa que a rota é feita 100% de atrativos de observação das baleias. Elas são apenas a ” cereja do bolo”. Há muito mais para se descobrir no roteiro: o trabalho dos biólogos, patrimônio histórico e cultural, trilhas, o contato com nativos e natureza, restaurantes e a boa hospedagem.

Fica para mim a certeza que talvez  o auge do verão não nos permita ir além do trio  “sombra, mar e água fresca”. Nessa viagem que fiz , não tivemos dias espetaculares de praia e céu azul. Mas mergulhamos fundo nas atrações de ecoturismo e nos legados da costa catarinense. Foi emocionante!

Rota da Baleia Franca

Será que eu gostei de fazer a Rota da Baleia Franca???

Com vocês, um resumo da nossa viagem pela Rota da Baleia Franca.

Resumo do roteiro Rota da Baleia Franca

 

1. Rota da Baleia Franca – ROTEIRO LAGUNA 

Passamos a primeira noite no Hotel Internacional de Gravatal .  No hotel,  tivemos a chance de conhecer um pouco sobre as propriedades terapêuticas das águas termais, recentemente eleitas como a terceira melhor do mundo. Seguimos viagem no dia seguinte pela manhã bem cedo. De ônibus com a Sem Fronteiras Turismo  fomos conhecer o belo FARAOL DE SANTA MARTA. Fizemos em caminhada pela encosta da Prainha.  As baleias estavam no local mas sumiram minutos antes da nossa chegada (buá!).  O guia Julio Cesar Vicente nos acompanhou nesse trajeto que também incluiu caminhada pela área do Farol e na Praia do Cardoso.Rota da Baleia Franca

onde comer em Laguna

Nosso almoço foi no imperdível RESTAURANTE GERALDO onde se tem uma vista fenomenal da Barra de Laguna com os botos saltando. Cruzamos a lagoa de balsa e fomos conhecer o pescador de 74 anos, seu Jairo Pereira Lima. Seu Jairo tem 60 anos de experiência na famosa PESCA COLABORITIVA entre HOMEM E BOTO.

A seguir, fizemos um tour pelo conjunto de prédios do CENTRO HISTÓRICO de Laguna, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN. Nossa guia neste tour foi espetacular , vestida de ANITA GARILBADI , figura célebre da cidade, Tatiana do Sem Fronteiras Turismo nos apresentou a cidade. Conhecemos os pontos principais e tivemos um lanche da tarde com as delícias dos PÃES DOS AÇORES.

Rota da Baleia Franca

Laguna vai ganhar post no Café Viagem – amei passear por lá!!

Kombaleia

Trocamos o ônibus por uma “degustação” do passeio de KOMBALEIA . Uma kombi que faz o Safari da Baleia. No veículo guiado por Julio Cesar, percorremos as areias da Praia do Gi e visitamos a enigmática PEDRA DO FRADE. Na foto abaixo, a pedra parece pequena, mas é gigante!

Rota da Baleia Franca

Praia do Gi e Pedra do Frade no tour Safari da Baleia


2. Rota da Baleia Franca – ROTEIRO IMBITUBA
 

——– Parte 1: Itapirubá, Ibiraquera e Ribanceira

Visitamos a sede do PROJETO BALEIA FRANCA na praia de ITAPIRUBÁ. O local tem filme, fotos e informações sobre as baleias. Em breve, o Projeto Baleia Franca abrirá nova sala com uma ossada gigante. Após a visita, nos deslocamos para a praia de IBIRAQUERA, famosa pelos seus ventos perfeitos para a prática do kite surf e windsurf. Fiquei hospedada na simpática POUSADA BARRA MAR -ao lado da praia e da barra.

Rota da Baleia Franca Santa Catarina

O grupo da viagem em frente à sede do Projeto da Baleia Franca em Itabirubá onde encontramos a bióloga (no centro) responsável pelo estudo dos animais na região

Em Ibiraquera, fizemos curta caminhada pela Praia do Luz com o guia Jean Pierre. O tempo não ajudou mas recomendo fortemente fazer SUP na Lagoa de Ibiraquera (veja aqui o post) com Ivan Floater – Presidente da Confederação Brasileira de SUP.

Almoço em Ibiraquera

Na praia de Ibiraquera avistamos de longe as Baleias pela primeira vez na viagem. Almoçamos no bufê delicioso do RESTAURANTE ZEQUINHA onde provamos Tainhas (pesca nativa da região e ovas de Tainha).

Em Ibiraquera teve trilha, observação de baleias e almoço especial no Zequinha

Praia da Ribanceira

À tarde, fomos conhecer um ponto que, segundo os guias locais, não tem erro pra ver baleias: a PRAIA DA RIBANCEIRA. E avistamos elas!! Foi preciso subir na casinha do salva-vidas para enxergar melhor. A praia tem uma trilha para os costões onde há um ponto de observação chamado Mirante das Baleias. Contudo, não chegamos a ir até lá pois as duas baleias estavam no meio da praia.

À tarde foi de turismo ecológico e de base comunitária. Fomos visitar a comunidade de Areais da Ribanceira, a Acordi. Eles trabalham com a agricultura local, com força no cultivo de mandioca, nas plantas medicinais e nativas e no BUTIÁ catarinensis. Aliás, sabia que suco, bolo e até sorvete de butiá são iguarias típicas dos três destinos da rota?

Descobertas além das baleias: o butiá e a farinha de mandioca em Areais da Ribanceira na Comunidade Acordi que todo o ano faz a festa da Farinha

Fim de tarde foi com PÔR DO SOL imperdível e REVOADA DOS PÁSSAROS na Barra de Ibiraquera no deck da Mevlana Garden (pousada, spa e retiro). A dica é ficar por lá, mesmo que não esteja hospedado, tomar um drink no deck e jantar na Mística Pizza, dentro da pousada e aberta ao público.

Rota da Baleia Franca

O mágico pôr do sol e revoada na lagoa da Barra de Ibiraquera

——–Parte 2 : Praia do Rosa

A PRAIA DO ROSA está bem próxima de Ibiraquera. É considerada uma das 30 baías mais bonitas do mundo. Também foi eleita pelo jornal britânico ‘The Guardian” como uma das 10 praias “desconhecidas” mais belas do mundo. Por lá, fiquei hospedada no hotel mais sofisticado da praia, cenário de lua de mel: o SOLAR MIRADOR. Também visitei opções mais econômicas e charmosas onde alguns integrantes do grupo ficaram:  a Pousada Areias do Rosa e Villa Seychelles

Almoçamos à beira mar no canto sul da praia (Rosa Sul) no RESTAURANTE CASARÃO . Provamos um dos pratos do Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca que acontece neste período. Recomendo fortemente o restaurante. Enquanto comíamos, avistamos duas baleias no mar. Lindo demais!

Rota da Baleia Franca

Duas baleias na Praia do Rosa (foto que tirei enquanto almoçava no restaurante Casarão!)

Rota da Baleia Franca

Almoçando no Casarão com o visual das baleias do mar – sensacional. Na foto o prato do Festival Gastronômico da Rota da Baleia do Casarão e do Restaurante Mirador, ambos na Praia do Rosa

À tarde, o tempo não ajudou e não fizemos TRILHA . Aproveitei para descansar no hotel SOLAR MIRADOR e observei duas baleias no mar com drone de um hóspede, o Rauber Schlickmann Michels. Confira o vídeo dele neste link!  Aviso: o deck do hotel tem uma das vistas mais lindas da Praia do Rosa. Vale muito a visita . Quem não é hóspede pode almoçar ou jantar no restaurante do hotel que tem um visual incrível.

O jantar foi no RESTAURANTE MIRADOR dentro do hotel, antigo Urucum. Os “fortes” do grupo ainda se encontraram para uma balada no BELEZA PURA. 

Rota da Baleia Franca

o hotel Solar Mirador tem a vista mais linda da Praia do Rosa mesmo em dia nublado. E dava para ver as baleias tomando o café da manhã !

3. Rota da Baleia Franca – ROTEIRO GAROPABA

——– Parte 1: Barrinha e Ferrugem

Na região de Garopaba, entramos na estrada da Praia da Barra (ao lado da Ferrugem). Fomos conhecer um projeto sustentável  show de bola de Jairo Lumertz e sua esposa Carol, o ECO GAROPABA que faz pranchas de surf e SUP com garrafas pet. A sede do projeto fica na Barra da Lagoa Encantada. É possível fazer um test-drive da prancha por lá mesmo e até comprar um modelo por de R$ 100.

Rota da Baleia Franca

As pranchas feitas de garrafa pet do Ecogaropaba da Carol e do Jairo – adoreiiiii!

Na PRAIA DA FERRUGEM avistamos as baleias bem de perto quando subimos nas pedras e Sambaqui (monte de conchas em tupi-guarani) que divide a Ferrugem da praia da Barra.

Junto com o grupo de Roteiros Eco-Culturais, o Tob Terra, conhecemos o pescador Hilário, um dos guardiões dessa área da Ferrugem. Na casa de pescador à beira mar, tivemos um café da tarde com os nativos.

Rota da Baleia Franca Santa Catarina

Praia da Ferrugem com observação de baleias e café da tarde com os nativos. Na foto, seu Hilário

Ficamos duas noites em Garopaba onde o grupo se dividiu em excelentes hotéis e pousadas. Recomendo fortemente todas:  POUSADA DA LAGOA , SILVEIRA ECOVILLAGE  e POUSADA DA PRAIA GAROPABA

Nossas refeições em Garopaba foram no Restaurante ZANONI (em evento de lançamento do Festival Gastronômico da Rota da Baleia Franca) , no bufê de almoço do YGARAPABA e à noite no superastral PARADOR GAROPABA (à beira mar).

Rota da Baleia Franca

delícias do Parador Garopaba – restaurante quase pé na areia. Recomendo para o fim de tarde e noite!

Ainda em Garopaba, fizemos um tour pela Vila de Pescadores e CENTRO HISTÓRICO com a Mariana Israel (IG @marianaisrael). Além de guia e massoterapeuta, Mariana oferece um tour que fiquei curiosa, o tour Café com Trilha.

Rota da Baleia Franca

Igrejinha do Centro Histórico de Garopaba

Ao lado de Garopaba, no SIRIÚ, visitamos as DUNAS (onde se pratica o skibunda ou sandboard) e um engenho de farinha e alambique. Não deu tempo mas sugiro incluir no seu roteiro de Garopaba: admirar o visual da Praia da Vigia e do Morro da Antena. E observação de baleias no banquinho da encosta da Praia da GAMBOA.

A praia e dunas do Siriú vistas do Morro da Antena em Garopaba

Por fim, visitamos a Fábrica da MORMAII na entrada da Praia de Garopaba e  tivemos a honra de conversar com MORONGO, uma pessoa tão apaixonada por essa região quanto as baleias! Segundo ele, é uma área abençoada pela natureza em todas as estações, verão ou inverno.  Eu concordo! E vocês?

E a honra de conhecer e conversar com Morongo da Mormaii fechou todas neste roteiro incrível


Fim do roteiro, confira o mapa onde marquei os os principais pontos do roteiro!
O roteiro descrito neste post foi planejado pela  CASA VERDE Experiências Turísticas ,  
Sebrae SC e parceiros locais.



Não perca, tem mais !!

O vídeo abaixou viralizou este ano no WhatsApp. Achei as imagens mágicas e pedi a autorização do autor para publicá-la aqui no blog. Vale a pena conferir, é lindoooo! A gravação foi feita em julho por Thiago Dalmolin – Instagram @tdm_pic-  obrigada Thiago por compartilhar estas cenas mágicas com os leitores do Café Viagem.

 


SAIBA MAIS


ROTA BALEIA FRANCA

www.baleiafranca.org.br
www.facebook.com/rotadabaleiafranca
 www.institutobaleiafranca.com.br
@rotadabaleiafranca

Viajei em nome do Café Viagem a convite do Sebrae SC e empresários locais para conhecer a Rota da Baleia Franca. Agradeço a oportunidade. Foi lindo demais.Rota da Baleia Franca

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Está fantástica a cobertura da Rota da Baleia Franca em Santa Catarina. é maravilhoso saber que este paraíso recebe todo o ano estes dóceis animais que são as baleias francas e pode ser um maravilhoso programa para a temporada de inverno/primavera.
    Obrigada pela clareza e talento nesta publicação. Parabéns!

DEIXE SEU COMENTÁRIO