Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Roteiro Puglia Itália – 5 dias de praias e vilarejos históricos

Roteiro Puglia Itália – 5 dias de belas praias e vilarejos históricos

Querida Itália,

Desde que a pandemia do Covid-19 tomou conta do mundo, parei de escrever sobre ti. Viagens internacionais parecem tão distantes que acabo escrevendo mais sobre locais próximos de onde moro no Rio Grande do Sul. No entanto, como nossa melhor viagem romântica dos últimos tempos foi para o teu país, resolvi que voltaria a escrever sobre ti. É fato: impossível não contar aos meus leitores sobre Capri, Costa Amalfitana e Puglia. Que lua de mel tu nos proporcionou, Itália! Vai passar! Não se sabe ao certo quando. Porém,precisamos alimentar nossos sonhos e a esperança de um mundo pós coronavírus. Ainda quero viver pra te reencontrar Itália, matar a saudades. No que depender das minhas memórias afetivas, teus encantos vão seguir nas dicas especiais do Café Viagem. Ti amo, Italia!

Polignano a Mare dicas

Praia em Polignano a Mare na Puglia, ao lado de Monopoli

A seguir, nosso Roteiro Puglia na Itália de 5 dias…

Planejando a viagem: 5 dias em Alberobello, Locorotondo, Ostuni,  Monopoli, Polignano a Mare e Bari

Inicialmente, quando começamos a incluir a Puglia (Apúlia em português) em nosso roteiro romântico de 12 dias pelo Sul da Itália fomos avisados por amigos de que seria pouco tempo para conhecer o destino junto com a Costa Amalfitana na mesma viagem. No entanto, fomos teimosos e decidimos que arriscariamos mesmo assim. Deu certo! Porém, claro que acabamos conhecendo apenas uma parte da região da Puglia, mais precisamente a da costa do mar Adriático e a de alguns vilarejos históricos com suas típicas fazendas (masserias) e trulli (construção típica da região com telhados em cone).

Roteiro Puglia Italia 5 dias

nos apaixonamos por Monopoli na Puglia

Cidades do nosso Roteiro Puglia em 5 dias

De qualquer forma, nosso roteiro Puglia foi perfeito e na medida da nossa expectativa. Visitamos em 5 dias Alberobello, Locorotondo, Ostuni,  Monopoli, Polignano a Mare e Bari. Ainda deu tempo para dar uma volta de 3 horas na Capital da Puglia, Bari. Todas essas cidades são muito próximas de carro. É importante comentar que vilarejos como Alberobello, Ostuni e Locorotondo podem ser visitados em apenas um turno cada, por isso a facilidade de fazer duas cidades na Puglia em apenas um dia.

Alberobello

Visitando Alberobello na Puglia – a cidade patrimônio da humanidade da UNESCO com casas brancas e os telhados cônicos (trulli)

Onde fica a Puglia na Itália

Primeiramente, vale destacar algumas curiosidades sobre o destino. No mapa da Itália, a Puglia está situada no calcanhar (ou salto) da bota, bem ao sul. Uma região com terrenos mais planos e pouco montanhosa.

Roteiro Puglia: o que fazer

Apesar da Puglia ser considerada uma das regiões mais pobres da Itália, é rica em vilarejos charmosos e brancos – com seus trulli (construção típica da região com telhados em cone) – , belas praias e uma incrível gastronomia. Parte da costa é banhada pelo Mar Adriático (onde visitamos) e a outra parte, pelo mar Jônico. Afora a culinária, os vinhos também são um capítulo à parte na Puglia.

Locorotondo

Vilarejos históricos da Puglia, Locorotondo

Praias da Puglia Itália: mais tranquilas e sem badalação

Nem só de beleza natural e excelente gastronomia vive o turismo da Puglia. Um dos motivos que atraem turistas ao destino são os preços bem mais em conta do que da costa oposta do país, a Costa Amalfitana e Capri. Os restaurantes da Puglia, por exemplo, são metade do valor da Costa Amalfitana. Outro fator que atrai os turistas é a tranquilidade das praias da Puglia com bem menos gente e ausência de vários Beach Clubs concorridos como acontece em Capri e Costa Amalfitana.

Roteiro Puglia Italia

Praia bem deserta e pública de San Vito perto de Polignano a Mare

Gastronomia Puglia: azeite, burrata e vinhos

A Puglia é uma das maiores produtoras de azeite e burrata da Itália, dois produtos imperdíveis para se deliciar todos os dias da sua viagem com um bom vinho da região (veja o post aqui sobre vinhos da Puglia e Campania) considerada a grande produtora do prestigiado vinho da uva Primitivo. Negroamaro, Nero di Troia, Verdeca, Moscato, Malvasia, Bianco d’Alessano, Bombino Bianco/nero e Greco di Tufo são outras castas de bons vinhos da região. Devido a sua posição geográfica próxima ao Oriente Médio e Norte da África, a Puglia sofreu a influência de culturas que cruzaram esse mar, principalmente a grega. Aliás, essa região da Itália era conhecida como Magna Grécia. A influência da cultura grega do vinho sobre a Puglia é bem relevante.

Além da burrata, não deixe de provar outros queijos deliciosos e frescos da região, como a stracciatella (amo), caciocavallo, ricotta fresca e scamorza.

Outras iguarias famosas da gastronomia da Puglia são: o biscoito tarallini , as massas frescas –  principalmente a orecchiette – e os incríveis pratos com frutos do mar.

o que comer na Puglia Italia

o que comer na Puglia Italia

Roteiro Puglia: as 6 regiões turísticas

No roteiro Puglia de 5 dias deste post fizemos as regiões de Bari e Costa e Valle D’Itria. Visitamos as cidades de Alberobello, Locorotondo, Ostuni,  Monopoli, Polignano a Mare, Bari e algumas praias no caminho. Cada cidade ganhará um post no Café Viagem sobre suas principais atrações. Aguarde!

A saber: a Puglia está dividida em 6 regiões turísticas. são elas:

1. Bari e a Costa

Principais cidades: Bari, Polignano a Mare, Monopoli, Capitolo
Região da Capital da Puglia que tem o mais longo calçadão a beira-mar da Itália e de praias com areias entre Bari e Monopoli.

2. Valle D’Itria

Principais cidades: Alberobello, Locorotondo, Ostuni, Martina Franca, Fasano, Egnazia, Cisternino
Região dos trulli, casas antigas brancas com telhados icônicos. E ainda, dos vilarejos medievais brancos, das oliveiras e vinhedos e das masserias (fazendas antigas que hoje se transformaram em hotéis de luxo). Alberobello é patrimônio da Unesco com 1400 trulli.

Roteiro Puglia

A bela cidade branca de Ostuni na Puglia – uma de minhas favoritas

3. Salento

Principais cidades:  Brindisi, Lecce, Otranto, Gallipoli
Região onde os dois mares se encontram, no extremo sul da Itália, com o mar Jônio a oeste e o mar Adriático a leste. Popularmente é conhecida como salto da bota. Famosa pelas mais belas praias da Puglia e por seus vinhos das uvas Negroamaro e Primitivo de Manduria. Aliás, a culinária de Salento é rica em sabores para serem acompanhados com o vinho local. Dois pratos típicos são a “tria”, massa caseira preparada com grão de bico e  sobremesas “pasticciotto” e o “spumone”, sorvete caseiro.

4. Gargano e Daunia

Principais cidades: Gargano e Monti Dauni

5. Puglia Imperiale

Principais cidades: Trani
Castel del Monte é um Patrimônio Mundial da UNESCO: a mansão e fortaleza misteriosa. Essa é a área de castelos, catedrais e arte na Puglia. Atrações: Parque Nacional Alta Murgia, Margherita di Savoia.

6.  Magna Grecia, Murgia e Gravine

Principais cidades: Laterza, Gravina, Taranto
Desfiladeiros, criptas e cavernas, entre vilas antigas e o Mar Jônico. Reino da arqueologia, onde encontram-se as glórias da Magna Grécia e da antiga capital Taranto. Praias de Ginosa e Marina de Castellaneta.  Mussarela e burrata são grandes estrelas, 

Como Chegar à Puglia na Itália

Bari é a principal porta de entrada por ser a Capital da Puglia, além de receber voos de várias partes da Itália, trens e ônibus. Nós alugamos um carro na Costa Amalfitana neste link (pegamos em Sorrento e devolvemos o carro no aeroporto de Bari) e viemos dirigindo até Locorotondo, onde dormimos a primeira noite em Puglia. O interessante dessa travessia de costa a costa da Itália é visitar a incrível cidade de Matera (no meio do caminho na Basilicata )- cidade com centro histórico nomeado Patrimônio da Humanidade pela Unesco – imperdível!

Roteiro Puglia: Costa Amalfitana à Puglia de carro

Da Costa Amalfitana à Puglia (cidade de Locorotondo) foram em torno de 3h30 de estrada. Dica: a distância de carro fica mais curta se você marcar no GPS (Waze ou Google Maps) o trajeto da Costa Amalfitana até Matera e, depois, de Matera à Puglia – vai por mim! De Matera para Locorotono (nosso hotel), foram 40 minutos de carro.

Ao meu ver, a Puglia é um destino perfeito para se conhecer alugando um carro. Nós devolvemos o veículo alugado em Bari, última cidade que visitamos. Em Bari, meu marido pegou um voo até Roma para retornar ao Brasil. E eu aproveite para esticar mais dois dias em Roma antes de voltar para a casa.

Roteiro Puglia

Bari, a bela Capital da Puglia – ponto de partida pra quem chega de avião

Onde ficar na Puglia: dicas de hotéis

Tenho um post bem completo no Café Viagem sobre os 3 tipos de hotéis na Puglia que nos hospedamos.
Leia aqui, tudo sobre dicas de hotéis na Puglia Itália

 

onde ficar na Puglia melhores hotéis

Nossa dica de hotel para namorar na Puglia


Nosso Roteiro Puglia Itália 5 dias resumido

1 – Costa Amalfitana rumo a Matera de carro e chegada na Puglia no fim do dia com jantar em Martina Franca (Hotel Corticella Bed & Breakfast )

2 –  Visita a Alberobello e Ostuni (troca para Hotel Nina Trulli Resort )

3 –  Visita Locorotondo e Monopoli (troca para Hotel Palazzo Bregante)

4 – Monopoli, Polignano a Mare e Porta Contessa (Hotel Palazzo Bregante)

5 – Bari – tour pela manhã de bike e, fim de tarde, pegamos voo e trem para Roma  !

Quer ver nosso roteiro romântico dia a dia no Sul da Itália ? Clique neste link!

—> E vocês, conhecem sul da Itália ? Comente, compartilhe seu achado nessa linda região da Itália.

Roteiro Puglia

Veja + Dicas da Puglia no Café Viagem

+ PUGLIA:

Onde ficar na Puglia Itália: dicas de hotéis

Roteiro Puglia 5 dias: como chegar, o que fazer

Vinhos da Puglia 

Alberobello, a cidade dos trulli na Puglia

Tudo da  Itália no Café Viagem

+ ROTEIRO :

Capri, Costa Amalfitana, Matera e Puglia– roteiro completo

+ CAPRI:
Passeio de barco ao redor da ilha de Capri

Tudo sobre a visita a GRUTA AZUL
O que fazer em Capri – principais atrações
Praias em Capri – principais Beach Clubs e praias públicas
Dica de hotel em Capri bem localizado

+ COSTA AMALFITANA

Tudo para planejar a viagem dos sonhos pela Costa Amalfitana
Dicas de Positano, um passeio pela praia, restaurantes e centro
Casa Angelina, Hotel Top na Costa Amalfitana para Lua de Mel
Chez Black – jantar imperdível em Positano

+ NÁPOLES E OUTROS:
onde provar la vera pizza napolitana

Vinhos da Puglia e Campânia para provar na viagem

+ LIGURIA, CINQUE TERRE

Roteiro Ligúria para viagem romântica na Itália – o post índice

Cinque Terre na Itália – 2 dias românticos

+ EMILIA ROMAGNA

O melhor de Emilia Romagna na Itália – post índice com todas as nossas dicas
Roteiro 1 dia em Parma na Itália
O que fazer em Bologna
Modena – principais atrações
Pilotando uma Ferrari no Autódromo de Modena

Todos os Posts da Itália no Café Viagem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente

DEIXE SEU COMENTÁRIO