Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

5 motivos para visitar São Lourenço do Sul – a praia da Lagoa dos Patos

Procurando dicas de São Lourenço do Sul ? Neste post da “Série especial Rota Farroupilha RS”  você vai encontrar as nossas descobertas do roteiro que uniu 5 blogs neste destino. Tinha grande expectativa em conhecer São Lourenço do Sul, balneário gaúcho de rio e lagoa a 230 km de Porto Alegre. Uma pena que em nossa visita à região pegamos uma chuva que não deu um minuto de trégua.

Provavelmente, vou ter que voltar no verão quando São Lourenço se transforma em um dos destinos preferidos do Rio Grande do Sul por quem busca águas tranquilas e rasas, típicas da Lagoa dos Patos. A Barrinha é a maior das praias da região.

A Fazenda do Sobrado

A Fazenda do Sobrado

Seus grandes atrativos, afora a praia da Lagoa dos Patos, são as cavalgadas as margens da lagoa, o roteiro de turismo rural Caminho Pomerano, o passeio de escuna (que não fizemos devido à chuva) e a visita ao Fazenda do Sobrado. A Fazenda é considerada, por alguns historiadores,  a verdadeira Casa das 7 Mulheres e um dos marcos históricos no Caminho Farroupilha. São Lourenço já foi potência agrícola, conhecida como maior produtora de batata da América do Sul.

Afora o  agito do verão, o Moto Lagoa é o grande evento anual de motoqueiros que atrai visitantes ao balneário.

Vou ficar devendo a foto da praia no verão, essa do amanhecer foi uma cortesia da recepcionista do hotel já que só pegamos chuva intensa por lá

Vou ficar devendo a foto da praia no verão, esta do amanhecer da varanda do hotel, uma foto cortesia da recepcionista já que só pegamos chuva intensa por lá 

1. A vista da Lagoa dos Patos 

O Hotel das Figueiras tem a grande vantagem de estar muito bem localizado às margens da Lagoa dos Patos. E ainda: tem varanda dos quartos de frente para a praia. Foi parceiro do projeto Rota Farroupilha e nos recebeu num apartamento conjugado, indicado para famílias.  Tem o conforto e estrutura necessária para curtir boas férias: estacionamento, churrasqueiras, piscina, bom banho, televisão, ar condicionado e free Wi-Fi.

E um café da manhã delicioso, com produtos caseiros feitos na hora. Não deixe de provar as cuecas viradas recheadas.

A vista da varanda dos quartos para a praia, pena o tempo feio que pegamos

A vista da varanda dos quartos para a praia, pena o tempo feio que pegamos

Hotel das Figueiras RS

A cueca virada recheada com açúcar e canela é tudo de bom

A cueca virada recheada com açúcar e canela é tudo de bom

 

2. A parrillada de frutos do mar 

O restaurante, pizzaria e Boliche Bar Tropicális é considerado o melhor da cidade. Abre durante todo o ano e logo se percebe o motivo de ser eleito o queridinho da praia: boa gastronomia, pratos variados, ambiente, vinho, lareira e a boa receptividade do proprietário. Recebemos boas indicações de amigos do restaurante, e mesmo com grandes expectativas o Tropicális surpreendeu. Fomos bem recebidos pelo simpático proprietário Hosman Bratz.

Com a chuva e o frio que faziam aquela noite, o fogo, o vinho, a receptividade de Hosman e os pratos serviram como um carinho na alma. Nos sentimos acolhidas e felizes.

parrillada de frutos do mar do Tropicális

parrillada de frutos do mar do Tropicális

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha

cardápio e boliche

O cardápio tem opções para todos os gostos, mas resolvemos pedir o carro-chefe da casa: a parrillada de frutos do mar. A porção é para duas pessoas mas serve até três. Uma delícia. Um tempero sem igual mistura filé de peixe, lula, marisco e camarão. E ainda acompanha arroz e um pirão di-vi-no que repeti inúmeras vezes. Tudo feito na maior perfeição e capricho.

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha (22)

A sugestão de vinho nacional harmonizou perfeitamente. Bom saber que o Tropicális abre o ano todo. No inverno, serve também fondue nas sextas e sábados. Para as famílias, o restaurante oferece espaço kids. E para quem quer beber e se divertir, a casa inaugurou recentemente um boliche e uma sorveteria (ao lado do restaurante). O espaço do boliche também serve bebidas e lanches.

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha (2)

Gostei bastante do ambiente. O Tropicális foi perfeito para o nosso primeiro jantar e brinde na Rota Farroupilha.

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha (1)

 

 

3. Caminho Pomerano e artesanato Flajoke

O roteiro rural e turístico tem acesso a partir da BR-116. Grande parte das visitas é feita por agendamento. A rota é a tentativa de resgate da cultura dos pomeranos (vindos da extinta Pomerânia – região entre Alemanha e Polônia). O roteiro tem o objetivo de preservar as tradições com lendas, danças, músicas, dialetos, gastronomia, entre outros. São Lourenço do Sul é tido como um dos últimos redutos a manter as tradições da cultura pomerana.

A Casa das Cucas é um dos pontos para degustar a receita tradicional.

Sao Lourenco do Sul Caminho Pomerano
O nosso grupo visitou o  Sítio Flajoke, na localidade de Banhado Grande. Flajoke é o lar de um casal de artesãos: José Carlos Neutzling e Flávia Coelho de Souza. Eles fazem parte da associação Bichos do Mar de Dentro, confeccionando animais silvestres em biscuit e com detalhes aproveitados de resíduos, como o caroço de butiá.

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha (24)
As peças representam as espécies encontradas na região da Costa Doce. São vendidas no local, na Fundação Iberê Camargo (em Porto Alegre) e no Mercado Municipal de Pelotas. O casal também faz a encenação da famosa história da “Noiva de Preto” quando a visita de grupos é previamente agendada.

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha (26)

 

 

4. Fazenda do Sobrado:
a história da Revolução Farroupilha 

Faz parte do Caminho Farroupilha conhecer a Fazenda do Sobrado. Historiadores apontam ser a casa de Don’Ana, irmã de Bento Gonçalves. Sim, a Fazenda do Sobrado pertenceu à Anna Joaquina Gonçalves da Silva ( conhecida por Don’Anna, dona do sobrado que inspirou o livro da Casa das 7 Mulheres). A fazenda recebia embarcações, servindo, também, de quartel general para líderes como Bento, Gomes Jardim, General Netto e Giuseppe Garibaldi. Reuniões na época da revolução aconteciam por lá.

O baú que, segundo a proprietária e historiadores, pertenceu à Giuseppe Garibaldi.

Móveis da atual proprietária decoram a casa. O baú que, segundo historiadores, pertenceu à Giuseppe Garibaldi.

Alguns detalhes arquitetônicos da casa remetem à maçonaria. Quem recebe os visitantes e relata fatos históricos do sobrado é a atual proprietária da casa Ivany Serpa. Apesar de manter os aspectos arquitetônicos da época, a casa é mobiliada com objetos, estilo e móveis da família de Ivany (que só mais tarde descobriu ter herdado a fazenda histórica). Não fizemos o passeio a cavalo que acredito ser lindo e é guiado pelo filho de Ivany.

 

Sao Lourenco do Sul Rota Farroupilha (31)

 

5. Passeio de Escuna
ou atividades aquáticas no verão

Neste post ficou faltando o passeio de escuna que poderia ser o quinto motivo para visitar São Lourenço do Sul. Como o tempo não ajudou, deixo aqui a sugestão para quem tiver sorte e um dia lindo de sol no passeio. E ainda, a  dica de aulas para esportes aquáticos.

Escuna Bucaneiro – saídas todos os dias durante verão, demais meses do ano somente por agendamento : (53) 91272545 / 84784069
Escuna Vento Negro -saídas todos os dias durante verão, demais meses do ano somente por agendamento : (53) 3251-1242 ou (53) 9135-2053
Esportes Náuticos – aulas de windsurf, Kitesurf e Stand Up Paddle. Agendamento: (53) 3251-2585 ou 9957-8122

Parabéns, Criz Azevedo que foi para chuva fazer a melhor foto da nossa passagem por São Lourenço do Sul

Parabéns, Criz Azevedo que foi para chuva fazer a melhor foto da nossa passagem por São Lourenço do Sul

 

Roteiro Dia 1 e Dia 2
Rota Farroupilha

DIA 1 DA ROTA FARROUPILHA:
Passeio de Catamarã Porto Alegre / Guaíba
City Tour Jardineira em Guaíba
Almoço Caisinho, às margens do Guaíba
Tarde com tour em Camaquã
Jantar em São Lourenço do Sul no Tropicális
Hospedagem em São Lourenço do Sul no Hotel Três Figueiras


DIA 2 DA ROTA FARROUPILHA:

Visita à Fazenda do Sobrado em São Lourenço do Sul
Visita ao
Sítio Flajoke da rota Caminho Pomerano
Estrada para Rio Grande
Tour histórico em Rio Grande
Jantar no Casa Europa Rio Grande
Hospedagem Lira Apart Hotel Praia do Cassino

Tem guia com roteiro completo da viagem

Quer conhecer todo o Roteiro da Rota Farroupilha? Dicas completas de turismo de 17 cidades gaúchas e 1 cidade uruguaia na Fronteira (Rivera)? Então clique aqui conheça o GUIA RS Rota Farroupilha

Guia Rio Grande do Sul

 


cafe viagem


SAIBA MAIS

SÃO LOURENÇO DO SUL | RIO GRANDE DO SUL
Brasil
Cidade a 230 km distância de Porto Alegre RS
www.saolourencoebomdemais.com.br
www.saolourencodosul.rs.gov.br

Endereços

>>> HOTEL DAS FIGUEIRAS <<<
Av. Getúlio Vargas, 400 – Balneário São Lourenço do Sul RS
[email protected]
tel.: 53 3251.4708
Veja tarifas do hotel e fotos aqui

 

>>> RESTAURANTE E BOLICHE BAR TROPICÁLIS <<<
Av. Getúlio Vargas, 81 – São Lourenço do Sul / RS
Telefone: (53) 3251-3212.
De terça a domingo
Site: www.facebook.com/tropicalisrestaurante


>>> CAMINHO POMERANO E FLAJOKE ARTE E CULTURA 
<<<
Para saber mais sobre o Caminho Pomerano, entre em contato com a Secretaria do Turismo pelo telefone (53) 32519519 ou visite a fanpage www.facebook.com/RoteiroCaminhoPomerano
Sobre os biscuits dos Bichos Mar de Dentro, visite o site: www.bichosmardedentro.com.br
Para visitar o Sítio Flajoke , entre em contato com Carlos pelo telefone (53) 3251-4357


>>> FAZENDA DO SOBRADO
<<<
Agendamento da visita: telefone(53) 3251-2141. A visita tem custo de R$ 10,00. O passeio a cavalo sai por volta de R$ 30,00.
Site: fazendadosobrado.blogspot.com.br
Alameda Mano Serpa, 570 – Telefone: (53) 3251-2141 – D. Ivany e Maurício

 

 

******* ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS *******

GUIA RS ROTA FARROUPILHA – guia completo com 18 cidades : Porto Alegre, Costa Doce, Pampa Gaúcho e Fronteira

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL  -5 MOTIVOS PARA VISITAR  A CIDADE

RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL 

FRONTEIRA: RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING

FRONTEIRA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

FRONTEIRA : QUEIJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL  – A MELHOR COMPRA DE RIVERA

FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA

FRONTEIRA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO EM SANTANA DO LIVRAMENTO

ROSÁRIO DO SUL:  visita ao vinho da Kombi e a vinícola Routhier & Darricarrère 

SÃO GABRIEL E  AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 


A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios e do As Peripécias de uma Flor, em parceria com os blogs Café Viagem e Mochilinha Gaúcha , que contou com as participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS e oferecido, como pacote turístico, pela Tchê Fronteira Turismo, de Bagé/RS.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Ola Alexandra, uma correção ao seu blog:
    Admirais balneáveis são as praias da lagoa did patos . Barrinha, Nereidas e Ondinas; não existe praia de Rio em São Lourenço do Sul. Inclusive é proibido o banho nas suas águas por se tratar de um rio com muita vegetação , buracos , dejetos , galhos de árvores etc no seu leito.
    O Rio é parcialmente navegável até uma certa altura , por escunas , lanchas , jet sky e veleiros . Alguns caiaques também se aventuram nas suas águas . Mas Re não eh balneavel.
    Sugiro também o mais novo restaurante aí seu Blog, Vinicius Bistrô e eventos . Não perca a oportunidade de conhecer a cozinha elaborada pelo casal proprietário Vinicius e Berenice . Recomendo muito! Um abraço , Gislaine

  • Correção : Adm praias de Rio !!! Não existem ! Mas sim as praias da Lagoa dos Patos

  • São lourenço do sul fica a 220 km de POA e não a 127 como consta amiga. desculpe, mas quero lhe ajudar

DEIXE SEU COMENTÁRIO