Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Semana Slow Nuestro em Colônia do Sacramento no Uruguai

Semana Slow Nuestro em Colônia do Sacramento no Uruguai – de 2 a 9 de abril

A Semana Slow Nuesto (ou melhor, sLOw NUESTRO) é um evento inspirado no movimento slow, pensamento que vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive no turismo e na gastronomia. Um jeito de viver em outro ritmo. Menos pressa, menos correria, menos celular, menos preciso fazer tudo e não aproveito nada. E nenhum lugar melhor do que Colônia do Sacramento no Uruguai para debater e celebrar esse fenômeno mundial que busca uma vida mais tranquila, sustentável e cheia de leveza.  

Slow Nuestro Colonia de sacramento

Carl Honoré – porta-voz mundial do movimento slow pela primeira vez no Uruguai

Por isso, de e 2 a 9 de abril, acontece em  Colônia do Sacramento a Semana sLOw NUESTRO (escrita dessa forma mesmo). Um evento que vai reunir muita gente bacana e, acima de tudo, o porta-voz mundial do movimento slow, Carl Honoré, jornalista e escritor escocês, autor do livro best-seller In Praise of Slow sobre o movimento slow. Pela primeira vez no Uruguai, Carl Honoré vai palestrar no dia 9 de abril, data de encerramento da Semana Slow Nuestro.

Devagar se vai longe, prega Carl Honoré

“A vida já é curta demais para ser desperdiçada com a velocidade.”

Além de Honoré, o evento terá presença de várias personalidades ligadas ao estilo de vida e movimento slow,  como Agó Paéz Vilaró ( artista de mandalas e filha de Carlos Páes Vilaró), Laura Rosano (cozinheira e coordenadora do slow food no Uruguai) e Monge Sato e da Monja Cris, que no dia 4 farão meditação cantada shin budista de terra pura.

Slow Nuestro Colonia de SacramentoAcompanhe o sLOw NUESTRO nas redes sociais

Para ver todos os participantes, entre na página do Facebook em  www.facebook.com/slow.nuestro ou acompanhe tudo que vai rolar por lá no perfil do Instagram @slownuestro.colonia

Nossa, como eu queria estar em Colonia ! Sorte a sua se estiver pelo Uruguai.

+ Veja aqui  a página só de dicas do Uruguai no Café Viagem

O turismo slow de Colônia do Sacramento

Colônia do Sacramento pode ser feita em um dia? Sim, pode. Mas dessa forma você vai perder um dos grandes patrimônios da cidade que é o seu ritmo todo particular, uma cidade sem pressa, tranquila, silenciosa, em paz. Colônia do Sacramento no Uruguai é um lugar para quem procura o turismo slow. Uma forma de viajar que está ganhando cada vez mais adeptos, incluindo eu que sou uma pessoa ansiosa ao extremoe preciso desacelerar.

Num mundo tão apressado e repleto de informações, nada como uma caminhada tranquila pelas ruas pacatas e históricas de Colônia. Nada como conversar com os moradores, rir dos cachorros que vão te perseguir na caminhada pela centro da cidade, sentar para tomar um café, admirar o pôr do sol, o Rio da Prata, a arquitetura de Colônia do Sacramento e suas ruas arborizadas, verdadeiros túneis verdes. Nada como fazer um turismo sem correria, sem check list, de milhares de coisas imperdíveis que seu amigo viu e que você também precisa ver.

Eduardo Alvares, um dos organizadores da Semana Slow Nuestro

Uma das primeiras pessoas que conversei quando visitei Colônia do Sacramento foi o Eduardo Alvares. Ele é gaúcho, fotógrafo e proprietário da encantadora La Posadita de La Plaza , a pousada número 1 de Colônia do Sacramento do TripAdvisor com as melhores avaliações dos internautas.

Quando eu conheci o Eduardo, a pousada ainda estava em obras. Mas eu visitei a sua loja de fotografias e objetos retrôs. Hoje, a loja está dentro da pousada. Ou seria a pousada que está dentro da loja? Bem, não importa, o lugar é muito autêntico, criativo e, é claro, lindo e aconchegante. O Eduardo é um dos defensores de que um dos maiores patrimônios de Colonia é a tranquilidade. Não é a toa que é um dos organizadores e divulgadores da Semana sLOw NUESTRO. Parabéns, Eduardo e sucesso a esse grande evento.

Eduardo Alvares

Foto que fiz do Eduardo quando visitei a primeira vez Colonia de Sacramento

Texto de Eduardo Alvares da La Posadita de La Plaza de Colonia

Deixo aqui o texto do Eduardo Alvares da La Posadita de La Plaza. Um convite para curtir não só a Semana sLOw NUESTRO , mas também a tranquilidade do Colonia de Sacramento.

 

Quem me conhece sabe que há anos me esforço para que as pessoas reconheçam e aproveitem o que eu acredito ser o maior patrimônio de Colonia de Sacramento: a tranquilidade.
A tranquilidade Coloniense é o resultado de três fatores: segurança, silêncio e ritmo. Sim, porque é bom demais estar em um lugar em que a vida passa em uma velocidade pré-internética, em um ritmo mais lento. Hoje essa relação com o tempo é buscada por milhões de pessoas ao redor do mundo como forma de encontrar equilíbrio e bem-estar.
São pessoas que acreditam que “otimizar o tempo” tem a ver com qualidade e não com quantidade, e por isso buscam abrir a mão de algumas coisas para experimentar mais profundamente outras.
O chamado movimento Slow é hoje um fenômeno mundial e cresce mais a cada dia, embalado em um desejo de um mundo mais suave, mais sustentável e mais tranquilo…do jeitinho que Colonia sempre foi!
Por isso há tempos sonhava com um evento que celebrasse e comunicasse tudo isso. Esse sonho começou a realizar-se quando o porta-voz mundial desse movimento, o autor best-seller Carl Honoré aceitou um convite meu para descansar alguns dias aqui na Posadita após de uma oficina que irá realizar em Buenos Aires no dia 5/4. Encorajado pelo seu caráter amável e espontâneo decidi perguntar se ele estaria disposto a dar uma palestra (aos que ainda não assistiram recomendo muito o seu TED TALK) aqui em Colonia e ele disse que adoraria!
Então fui atrás de alguns amigos que pudessem fazer desse evento uma realidade. E a verdade é que sem o apoio de Emanuel Dalmas, Martin de Freitas e Pablo Diaz, e as entidades que representam dificilmente esses dias seriam mais do que a visita de um autor mundialmente conhecido. Outros amigos se somaram e continuam se somando (o lindo logo por exemplo é obra do craque Edu Davit) para deixar que a semana sLOw NUESTRO seja um sucesso!
Aproveito para pedir a todos amigos daqui que também se somem também ao nosso esforço de divulgação deste evento! Muito obrigado de todo o coração!

Colonia Uruguai dicas


SAIBA MAIS

Semana sLOw NUESTRO em Colônia de Sacramento
De 2 a 9 de abril
Colônia de Sacramento Uruguai
Site  www.facebook.com/slow.nuestro ou
Instagram @slownuestro.colonia

+ Dicas de Colonia de Sacramento no Café Viagem 

Roteiro Colônia 24 horas  |   dicas para quem quer aproveitar e namorar em Colonia

Onde Comer em Colônia  |  dicas de restaurantes, lanches e sorvete

Posadita de La Plaza | dica de hospedagem original e charmosa

Lua de Mel no Uruguai  | roteiro romântico em Montevidéu, Colônia e Carmelo

 

Nossas melhores dicas do Uruguai – post índice

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO