Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que está aberto na Serra Gaúcha: atualização com a cor da bandeira

O que está aberto na Serra Gaúcha: restaurantes, vinícolas e hotéis

(O que está aberto na Serra Gaúcha – série Amo Serra Gaúcha – Atualizado em 5 de agosto 2020) 

“Amo Serra Gaúcha” é uma série especial do blog Café Viagem que traz eventos, novidades e notícias fresquinhas da serra gaúcha do Rio Grande do Sul. Para quem quiser dicas e roteiros, sugiro conferir também a nossa página só da serra gaúcha , o Podcast Amo Serra Gaúcha e o perfil no Instagram @amoserragaucha. 

A T E N Ç Ã O: atualização em 4 a 10 de agosto segundo Mapa de Distanciamento Controlado do RS

A partir desta terça feira, dia 04/08, a Macrorregião de Caxias do Sul na Serra Gaúcha (onde estão inseridas Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis) estão com bandeira laranja no RS, risco médio no contágio pelo novo coronavírus. A bandeira permite abertura do comércio e restaurantes (com restrições de capacidade) nas 49 cidades que fazem parte da Macrorregião que tem Caxias do Sul como referência. Observe que a bandeira laranja fica valendo até 10 de agosto quando será feita nova avaliação. Hotéis funcionam com capacidade reduzida. Parques ao ar livre e reservas naturais, jardins botânicos e zoológicos podem abrir com limite de público.
O Vale dos Vinhedos está retornando atividades com redução do número de pessoas e dando preferência para atividades ao ar livre. Com a volta da bandeira laranja, o varejo das vinícolas e restaurantes reabriram. Para saber mais sobre detalhes de bandeiras e regiões da serra gaúcha, consulte este post do Café Viagem!

Serra Gaúcha se prepara para novos tempos no turismo

Aos poucos, a Serra Gaúcha se prepara para a retomada do turismo respeitando, é claro, as orientações da Organização Mundial da Saúde. Após mais de um mês sem receber novos visitantes, cidades como Gramado se planejaram para a retomada de suas atividades econômicas e eventos. Muitos restaurantes que estavam funcionando apenas no sistema delivery já reabriam. Algumas atividades como o varejo de vinícolas no Vale dos Vinhedos e alguns hotéis no Vale dos Vinhedos e Gramado também já reabriram.

No entanto, estamos vivendo um período delicado de muitas incertezas. A bandeira que define o que pode e o que não pode abrir na Serra Gaúcha é alterada a cada semana. Se você mora longe, sugiro que nesse momento fique em casa apenas planejando sua próxima viagem para a serra gaúcha. Aguarde para viajar quando for mais seguro. Muitos hotéis estão oferecendo promoções de tarifas inacreditáveis com venda de voucher em reservas que podem ser utilizadas pelo prazo de um ou até dois anos.  

serra gaúcha o que está aberto

Wine Garden Miolo oferece almoço ao ar livre nos fins de semana e feriado para número restrito de pessoas

A retomada do turismo em Gramado

Segundo a Gramadotur, a demanda e o ritmo de retomada dependerão do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. A maioria dos turistas ainda não se sente seguro para sair de casa. As previsões são de que o setor turístico em Gramado passe a registrar uma retomada gradual e mais sensível da demanda a partir do segundo semestre de 2020, em meados do mês de agosto. A cidade serrana contabilizou poucos eventos cancelados, mas teve 37 deles adiados, do primeiro para o segundo semestre de 2020 ou para o início do ano de 2021, além de alterações do calendário municipal de eventos.

Algumas lojas do comércio estão abertas, como a Santho Aroma de Gramado. Desde de o dia 6 de maio, Gramado publicou decreto que permite reabertura de hotéis e parques com algumas exigências de segurança (veja aqui). 

 +  Brinde e Desconto da  Santho Aroma para  leitores do blog- veja neste post

Novo Calendário eventos em Gramado 2020

Segundo Semestre de 2020 em Gramado:

14 a 22 de agosto data alterada para 18 e 26 de setembro – Festival de Cinema de Gramado 2020 confirmou que será on-line

03 a 13 de setembro – Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

22 de outubro a 30 de janeiro – Natal Luz – já confirmou que a decoração está garantida. Falta confirmar se haverá espetáculo

Primeiro Semestre de 2021:

Até 30 de janeiro – Natal Luz.

12 de março a 04 de abril – Páscoa em Gramado

20 de abril a 09 de maio – Festa da Colônia

04 a 13 de junho – Amor Gramado

Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado segue no calendário de 2020

Natal Luz de Gramado 2020 terá 101 dias

Considerado o principal evento de Gramado e com maior retorno para a economia da cidade e região, a Gramadotur já está preparando a 35ª edição do Natal Luz que terá duração de 101 dias. O evento está agendado para iniciar 22 de outubro e até o dia 30 de janeiro de 2021. Alguns shows terão ajustes e não haverá mais apresentações nas segundas-feiras como aconteceu na última edição. O Natal Luz de Gramado está sendo visto como o grande evento para a retomada da economia e do turismo da região depois da pandemia do Covid-19.

o que está aberto na serra gaúcha

O que está aberto na Serra Gaúcha:

restaurantes, hotéis e vinícolas

 

Restaurantes que já abriram em Gramado e Canela

GRAMADO

Bistrô Pastasciutta
Brûlée Bistrô
Hard Rock Cafe Gramado
Le Chalet de La Fondue
Nonno Mio
San Tao
Colosseo
Divino
Pizzaria Temática Cara de Mau
Hector Pizzaria Temática
Toro Gramado
Desde 1 de maio:  Quintanilha, Josephina, Per Voi

CANELA

Ferreo Restaurante
Empório Canela
Containner Bistrô
Magnolia
Bistrô Santê
Casa Francesa
Braziliano Café e Bistrô
Olivas Gastro Bar

Emporio Canela pet Friendly

Parques e Hotéis em Gramado

 Desde o dia 6 de maio: muitoss Hotéis de Gramado reabriram

A partir de 5 de junho reabriu o Parque Snowland (que fecha com bandeira vermelha e laranja)

O Parque Snowland elaborou mais de 50 procedimentos de segurança – seguindo protocolos desenvolvidos por associações de parques internacionais e nacionais – que já foram apresentados para a Vigilância Sanitária. Dentre as medidas que serão adotadas está a higienização completa de roupas e equipamentos utilizados pelos visitantes na lavanderia industrial localizada dentro do empreendimento. A lavagem será realizada com produtos profissionais autorizados pela ANVISA e secados a 45°. Já desinfetados, os itens serão entregues aos visitantes em embalagens individuais lacradas.
Atenção: com bandeira laranja e vermelha o parque não pode abrir!!

Ônibus Turístico Gramado e Canela : Bustour

O Bustour voltou a operar a partir do dia 5 de junho. Os ônibus começaram operando de sexta a domingo, incluindo o feriado de Corpus Christi (11/06), e no mês de julho de quinta a domingo, seguindo rígidos protocolos de segurança e higiene. Todos os ônibus do Bustour rodarão com no máximo 50% da sua capacidade, assentos disponíveis estarão demarcados, respeitando 1,5 metros; vidros ficarão abertos, entre outras medidas de segurança.

Saiba mais sobre o ônibus Bustour neste post do Café Viagem

Veja no post alguns hotéis e parques que estão em funcionamento…

Parques e Hotéis em Gramado estão funcionando durante pandemia

 

Atrações no Vale dos Vinhedos e arredores que reabriram

Wine Garden Miolo com almoço ao ar livre nos fins de semana para número restrito de pessoas
Osteria della Colombina (finais de semana com reserva)
DiPaolo Bento Gonçalves (ao lado da Pipa Pórtico)
Devorata Trufas Artesanais
Empório La Vigna
Osterial del Valle
Risoteria e Café Vallontano
Chamonix Fondue
Giordani Gastronomia Cultural
Pizza Entre Vinhos
Mamma Gema
Valle Rústico
Dona Carolina
Engenho do Vale
Maria Valduga
Moinho Graciema
Vinícolas: Miolo, Pizzato, Courmayer, Larentis, Cave de Pedra

Vale dos Vinhedos o que está aberto

vinho e sorvete com trufa na Devorata e La Vigna no Vale dos Vinhedos

Trem Maria Fumaça – retoma atividades de acordo com cor da bandeira

Maria Fumaça de Bento Gonçalves retomou passeios no 13 de junho. Uma nova Resolução Federal (Nº 5.894), publicada no Diário Oficial da União de  quarta-feira (10 de junho) permite o retorno dos passeios de trem como a Maria Fumaça – Trem do Vinho, entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

A saber: inicialmente, a Maria Fumaça da Serra Gaúcha tinha se programado para voltar a operar passeios no dia 6 de junho. No entanto, um novo decreto fez com que o Grupo Giordani suspendesse o funcionamento, respeitando e atendendo a Resolução Federal Nº 5.893, publicada no Diário Oficial da União de 3 de junho. Recentemente, uma nova resolução do dia 10 de junho permitiu o retorno do seu funcionamento.

A ideia é que, quando voltar a funcionar, o Trem Maria Fumaça deverá ter passeios exclusivamente aos sábados a tarde, 14h e 16h. Em cada viagem a capacidade da Maria Fumaça será reduzida em 50% e a visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana, que faz parte do pacote tradicional do trem, será em pequenos grupos, obedecendo os critérios de distanciamento. Além de cuidados essenciais como a sanitização periódica dos ambientes e uso obrigatório de máscara.

Maria Fumaça -Foto divulgação Zeto Teloken

 

Hospedagem no Vale dos Vinhedos abertas

Spa do Vinho
Pousada Castelo Benvenutti
Hotel Villa Michelon
Borghetto Sant’Anna
Terragnolo
Vila Valduga

–> A partir de junho, será reaberto o Hotel e Hostaria Casacurta

Spa do Vinho quarto

Visual incrível do quarto no Spa do Vinho

Vinícolas abertas com varejo e degustação:

Pizzato,
Miolo,
Larentis
Cave de Pedra
Peterlongo  
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Dal Pizzol
Vinícola Cristofoli
Cave Geisse

OBS: para ter acesso aos estabelecimentos do Vale dos Vinhedos e outras vinícolas é obrigatório uso de máscara. 

Vinícola Peterlongo

Hospedagem em Cambará do Sul/Cânion aberta

Parador Casa da Montanha

 


+ Leia também: 
Onde comer no Vale dos Vinhedos

26 hotéis na Serra Gaúcha para namorar

 

ATRAÇÕES NA SERRA GAÚCHA AO AR LIVRE

>> 14 lugares para curtir a serra gaúcha ao ar livre

16 passeios em Gramado e Canela com crianças

EVENTO BENTO GONÇALVES

Os eventos da 30ª ExpoBento e da 17ª Festa Nacional do Vinho (Fenavinho) em 2020 estão confirmados, porém com adiamento das datas para o terceiro trimestre deste ano. As datas a serem anunciadas em breve.

ORGANIZE SUA VIAGEM PARA SERRA GAÚCHA

—– RESERVE O SEU HOTEL: BOOKING.COM
—– ALUGUE SEU CARRO: RENTCARS
—– SEGURO VIAGEM: REAL SEGURO VIAGEM
—– PASSAGENS AÉREAS PROMO  encontre seu voo para Rio Grande do Sul
—– POST ÍNDICE SERRA GAÚCHA post índice com todas as dicas do destino no Café Viagem
—– GUIA GRAMADO COM CRIANÇAS

 

AMO SERRA GAÚCHA

Clique aqui e veja  todas as edições do Amo Serra Gaúcha.  Não deixe também de acompanhar o Amo Serra Gaúcha nas redes sociais.
Estamos no INSTAGRAM como 
@amoserragaucha  e FACEBOOK em facebook.com/amoserragaucha

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • Adorando as informações! Muito útil e já agendando passeios, agora de máscara e ÁLCOOL gel! ;)

      • Oi Alexandra
        adorei suas dicas de restaurantes em bento!
        Voce tem alguma INDICAÇÃO de restaurante autoral, tipo mehu degustacao em gramado ou canela?
        ou algo super especial q vc poderia undicar?!
        OBRIGADA e parabens pelo blog.

  • Estou com viagem marcada para gramado dia 21.06. Lojas de chocolates, confeccoes e artesanato estão abertas? E restaurantes?
    Obrigada

    • Boa noite.Estou com viagem marcada para setembro
      Será que estará tudo funcionando,ou é melhor adiar?

  • Estou com via marcada para Gramado no 16 de julHo, sera que vou encontrar algum local
    Aberto? Ou e melhor desistir por enquanto?
    Obrigada!

  • Nossa eu tbm pretendo ir a Gramado e canela agora meado de julho. Sera que algumas coisas REABRIRÃo?

  • Oi Alexandra!
    adorei suas indicacoes de estaurantes em bento foncalves!
    Voce teria alguma indicacao de restaurante autoral e menu degustacao em gramado ou canela?
    ou algum q vc considere imperdivel!
    obrigada!

DEIXE SEU COMENTÁRIO