Portillo no Chile, uma viagem em família à montanha mágica

Por Alexandra Aranovich

PORTILLO NO CHILE foi uma viagem de neve e ski em família que marcou o nosso ano de 2015 . Este é o post índice sobre esta viagem. Aqui você  encontra a série de artigos dessa experiência por lá com os filhos divida em capítulos: a estrutura do hotel, as aulas de ski, o trajeto até a estação (a partir de Santiago do Chile), os momentos mágicos e, é claro, a ma-ra-vi-lho-sa culinária chilena orquestrada pelo Chef Rafael Figueroa. No vídeo e no texto abaixo você confere um resumo da viagem que já está entre os nossos melhores momentos juntinhos.

 

CONFIRA TODA A SÉRIE DE PORTILLO NO CAFÉ VIAGEM:

A VIAGEM EM FAMÍLIA A PORTILLO, POST ÍNDICE E RESUMO DA EXPERIÊNCIA

A ESTRUTURA DO HOTEL DE PORTILLO PARA FAMÍLIAS  (quartos, guarderia, programação, etc)

A GASTRONOMIA ÍMPAR DE PORTILLO

A ESCOLA E AS PISTAS DE PORTILLO

A estrada e a viagem de Santiago à Portillo

Promoções especiais de inverno 2016

⇒ 6 programas em família em Santiago do Chile

 

Admito, era um sonho antigo do meu marido (amante do snowboard) estar em Portillo com a família. Pois essa montanha mágica é uma das preferidas entre as famílias e grupos de amigos em busca de emoções na neve. Situada na Cordilheira dos Andes a 160 km de Santiago do Chile (entre Chile e Argentina), diante da paisagem imponente da Laguna Del Inca, Portillo é um centro de ski com apenas um hotel de capacidade para apenas 450 hóspedes.

Portillo em Familia
Aliás, se orgulha de receber anualmente cada um dos seus visitantes em busca de sua experiência particular. Grande parte dos hóspedes fazem parte de famílias que frequentam a estação há décadas, amor de geração a geração, de avô para neto, desde a sua inauguração, por volta de 1949.

Portillo Chile (16)

 

Portillo é um dos centros de ski mais tradicionais do mundo e o mais antigo da América do Sul. Por isso, já passou por renovações (as suítes com vista para a Laguna del Inca foram todas restauradas) mas preservou com elegância a sua alma e o espírito dos Andes. Manteve intacto o clima saudoso de um passado que celebrava a convivência entre os amigos e a família.
Portillo Chile (18)
Um lugar onde os hóspedes são recebidos com abraços na porta de entrada pela equipe do hotel. E esses mesmos hóspedes, ao término da sua semana ou miniweek, se despedem do maître e do garçom que os serviu com mais abraços e um “até o próximo ano”. Pasmem, desde sempre não há televisão em nenhum local do hotel, nem mesmo nos quartos. O motivo? Estimular o verdadeiro descanso e preservar esse luxo que é a convivência familiar. Após as refeições, encontramos grupos jogando cartas, jogos de tabuleiro, rindo ou mesmo jogando conversa fora.

DCIM103GOPRO

Entretanto, a atmosfera que desperta os bons tempos também passou por uma restauração: o hotel tem Wi-Fi. Ou seja, o isolamento é possível para todos aqueles que insistem em se conectar em seus tablets e celulares. Ainda bem que mesmo com internet disputando a atenção dos viajantes, quem se destaca são as grandes estrelas de Portillo: as pistas, a gastronomia, a hospitalidade ímpar e a escola de ski com excelente reputação mundial.

Portillo Ski

Fazer parte desse mundo, mesmo que  por apenas 4 dias durante uma miniweek, foi uma experiência memorável para toda a família. Teve um pouco de neve, um pouco de sol e muito calor humano. É uma estação que você se despede já sonhando em voltar.

Ski Portillo Chile (19)
Portillo Chile (5)

 

A viagem descrita acima foi feita no período de 22 a 25 de agosto.

 

unnamed-1
SAIBA MAIS


PORTILLO – ESTAÇÃO DE SKI E HOTEL
CHILE

Distância de Santiago (160 km) por volta de 2h30 de carro pela rodovia que liga Santiago do Chile à Mendoza, na Argentina.
Site: www.skiportillo.com
Atividades e facilidades para crianças
Como chegar
Fanpage Portillo
Valores: um pacote em Portillo custa em média de US$ 1400 (miniweek) a 2.200 (7 dias) por pessoa. Incluem hospedagem, 4 refeições diárias, estrutura do hotel e skilift.
Consulte o site do hotel para mais informações sobre tarifas.

SEGURO DE VIAGEM
Não esqueça de incluir um bom seguro na sua viagem em família. O Café Viagem indica a Real Seguro Viagem que faz cotação entre as principais seguradoras e garante o melhor preço. Faça aqui a sua cotação !

seguro_viagem_geral_640


*Agradecemos o convite do hotel Portillo que oportunizou a nossa hospedagem durante uma miniweek no hotel e a Exploring Chile, nosso parceiro em roteiros personalizados e transfer no Chile. 

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich
A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.
27
out
15
Deixe o seu comentário!
  1. Patricia Leardine27/10/2015 - 10:05

    Eu sempre fui curiosa quanto à neve e estações de ski. Nesse ano não foi possível realizar esse tipo de passeio, mas espero conseguir em breve. Não sei se me hospedaria porque primeiro gostaria de saber como é. Quer dizer, acho que vou adorar a neve, mas não sei se vou gostar de esquiar, então uma primeira experiência vai dizer. Eles aceitam dayuse? Achei muito legal a proposta de destacar o ambiente externo e as atividades :)

    • Alexandra Aranovich27/10/2015 - 10:21

      Oi Patrícia

      Pode deixar que vou detalhar nos próximos posts. Na verdade os espaços de convivência são internos. E há várias atividades para quem não esquia também, mas são todas promovendo o relax e a convivência social. E pra quem gosta de gastronomia, é um prato cheio. Dá pra passar o dia aproveitando só a boa mesa, sério.

      De qualquer forma, é um lugar fácil de aprender a esquiar. Tem várias pistas fáceis grudadinhas no hotel e bons professores.
      Acho que eles aceitam sim o dayuse. Só que a viagem é longa demais pra fazer bate-volta a partir de Santiago de carro. Acho que quem faz isso é quem está indo para Argentina ou vai de helicóptero.
      Beijos
      Ale

  2. Rafael13/06/2016 - 15:33

    Alexandra,

    Boa tarde.

    Vocês foram de carro de Saantiago a Portillo?

    • Alexandra Aranovich13/06/2016 - 16:46

      Oi Rafael

      Sim, a gente foi de carro. Mas contratamos um serviço de transfer da Exploring Chile para nos levar e buscar, pois é preciso ter experiência pra fazer a parte final da montanha na estrada.
      Abraços
      Alexandra do Café Viagem

  3. SAMY27/03/2017 - 14:23

    Alexandra,
    Valeu a pena o miniweek ou melhor pegar 1 semana, nunca esquiamos e estou pensando em dividir 4 dias de neve e 4 dias em santiago.
    O que acha?
    abs

    • Alexandra Aranovich28/03/2017 - 08:59

      Oi Samy

      Tudo bem? Eu acho bom dividir. Eu gostei bastante da miniweek. Mas é claro que se você amaaaa esquiar vale a pena ficar mais tempo.
      Beijoo
      Alexandra do Café Viagem