Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Temporada da baleias no Uruguai – onde e quando ver baleias

A temporada das baleias no Uruguai, da espécie franca-austral (Eubalaena australis), acontece entre os meses de julho a outubro. No litoral das praias de Rocha e Maldonado é possível avistar estes incríveis e gigantes animais marinhos. Ou seja, uma boa experiência para combinar com o roteiro de quem visita Punta del Este (em Maldonado) nesse período do ano.

Veja aqui o nosso Guia Punta del Este!

O espetáculo da Baleia Franca inicia na Antártida, passa por Puerto Madryn (Argentina) e segue até a costa uruguaia. Por fim, o trajeto finaliza em Santa Catarina (Brasil), onde nadam com os filhotes e podem permanecer até outubro ou novembro. Aliás, temos um roteiro no blog da Rota da Baleia Franca em Santa Catarina em www.cafeviagem.com/rota-da-baleia-franca-em-santa-catarina

Onde ver baleias no Uruguai

Essa espécie de baleia pode atingir os 18 metros de comprimento e as 80 toneladas de peso. A observação das baleias no Uruguai é feita em terra firme (nas encostas) ou em embarcações de empresas especializadas no setor. É bom saber: as embarcações precisam respeitar as regras internacionais da atividade (veja abaixo o decreto).

Punta Ballena, ao lado de Punta del Este, é um dos pontos principais de observação das baleias no Uruguai. Entretanto, é possível vê-las nos 15 dos principais pontos de avistamento do país, como La Paloma, Punta del Este e Piriápolis.

baleias no Uruguai

Baleias no Uruguai – foto divulgação assessoria de imprensa

Uruguai: Santuário de Baleias e Golfinhos

No decreto 261/02, está regulamentada a observação de cetáceos no Uruguai e estabelece que estão proibidas as atividades que perturbem esses animais, não é possível chegar a menos de 300 m deles, salvo em casos expressamente autorizados.  Foi promulgada uma lei em 2013 que declara que o Uruguai é um santuário de baleias e golfinhos, a lei nº 19.128. Estas normativas garantem benefícios aos animais e também ao turismo ecológico no país com o objetivo principal de cuidar do recurso, salvaguardando a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços oferecidos.

*post feito com a ajuda de informações da assessoria de imprensa

Veja mais dicas do Uruguai no blog

Melhores Hotéis no Uruguai  | uma seleção de hotéis luxuosos ou charmosos que recomendamos aos leitores
10 Programas com Crianças em Punta del Este

 Cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Guia Punta del Este – post índice

Roteiro Colônia 24 horas  |   dicas para quem quer aproveitar e namorar em Colônia

 

Post índice URUGUAI – todas as dicas do Café Viagem

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO