Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Trilhas Garopaba: como é a trilha da Vigia à Silveira

Trilha da Praia da Vigia à Praia do Silveira em Garopaba, Santa Catarina

A Trilha da Vigia à Silveira (ou vice e versa) é um programa perfeito para dias de inverno ou frio na Praia de Garopaba, Santa Catarina. Incrível, mas às vezes é preciso uma pandemia para gente aproveitar melhor o que está em nosso entorno. Foi o que aconteceu comigo. Veraneio há 20 anos na Silveira e não tinha feito esta trilha ainda. Ou seja, pra já fazer um check in nesse passeio repleto de belas paisagens e muita energia. Amei e deixo neste post algumas dicas.

Com certeza, a praia de Garopaba é muito mais do que mar, areia e surf. É também uma área de muita natureza, com trilhas, cascatas, piscinas naturais, montanhas e até baleias. A região é composta por praias como Garopaba, Gamboa, Siriú, Vigia, Silveira, Ferrugem, Barrinha e Ouvidor. Garopaba é vizinha da famosa Praia do Rosa que pertence a Imbituba, cidade vizinha de Garopaba. 

Garopaba

Praia de Garopaba

Muitas das trilhas de Garopaba, como a da Praia da Vigia à Praia do Silveira, podem ser percorridas sem condutor. Mas se você não se sentir seguro –  ou quiser saber mais sobre a história e peculiaridade de cada região –  indico muito procurar uma empresa local que ofereça guia, como a Amo Garopaba.

+ Leia também:  Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira  – artigo com dicas de pousadas e hotéis

Trilha Vigia à Silveira – ou Trilha do Casqueiro

A Praia do Silveira, famosa por ser a praia dos surfistas e de beleza selvagem, está situada ao lado de Garopaba (onde está a pequena Praia da Vigia). No entanto, morros separam ambas as praias. A Trilha Vigia à Silveira faz o percurso entre as praias pela costa do mar e oferece um visual singular que não pode ser visto pela estrada de carro.

Trilha da Vigia à Silveira (Trilha do Casqueiro)

Extensão: 4,3 km (30 minutos dentro do mato e o restante em trilha pela costa do mar)

Dificuldade: moderada

Atrativos: Paisagens, Esfinge (monumento natural), piscina natural, vista panorâmica do mar

Trilha Silveira

Praia do Silveira a partir da trilha do Canto Norte

 

Fazendo a trilha a partir do Canto Norte da Silveira

A primeira vez, fiz apenas parte da trilha com minha família e já valeu a pena. Apenas subimos o morro do Canto Norte da Silveira e caminhamos até um trecho com visual arrebatador. Em torno de 30 minutos de boa caminhada.

Na segunda vez, procurei me informar melhor sobre a trilha e, com a ajuda de amigos, seguimos em um grupo de 4 mulheres de água, tênis, bastão e calças compridas (com medo de cobra, kkk). Por volta das 15h30 (inverno) começamos a caminhada pelo Canto Norte da Praia do Silveira em direção à Garopaba. Grande parte das pessoas faz o trajeto ao contrário, da Praia da Vigia (Garopaba) até a Silveira. Eu recomendo fortemente iniciar na Silveira pois assim não será necessário voltar caminhando. Você pode pegar um Ubber ou táxi ou pedir para um amigo lhe buscar na Vigia.

O ínício da Trilha Silveira Canto Norte

O início da trilha pela Praia do Silveira Canto Norte é ao lado de uma casa de pescador, onde fica placa da trilha da foto abaixo.

Siga o caminho demarcado por estacas de cimento com flechas indicando a direção.

Alguns trechos podem ter barro por conta da chuva. Logo, você vai subir o morro e ter uma imagem panorâmica surreal de toda a Praia do Silveira.

Sempre pela costa

Siga sempre pela trilha da costa. Você vai avistar uma estrada de carros, mas não vá até ela pois é propriedade privada de uma casa linda no caminho da trilha. Passamos por duas porteiras abertas, chamadas de passa-corpo.

Trilha Vigia a Silveira

Esfinge Garopaba, piscinas naturais e paisagem

Em um certo momento, a paisagem me lembrou a Califórnia. Há piscinas naturais no caminho entre as pedras, mas não chegamos a nos aventurar por conta da água gelada do inverno. Outra atração do percurso que não procuramos é uma Esfinge (monumento natural). Entretanto, confesso que a paisagem estava tão incrível que só procurei aproveitar e respirar fundo.

Trilha Vigia a Silveira

Trecho da Trilha no mato

A entrada no mato era o que mais nos preocupava. Sabia que a caminhada era em torno de 25 a 30 minutos dentro do mato. Muitas árvores estavam caídas no caminho (acredito que por conta do temporal). De tanto ficar olhando para o chão, minha amiga bateu a cabeça em uma árvore. Olhe também para cima!!

O mato foi mais fácil do que eu imaginava, exceto pelos galhos de árvores caídos noc caminho. Cuide pois em um certo momento a trilha tem um desvio e que leva a lugar nenhum perto do mar. Nós pegamos sem querer e voltamos até a trilha certa.

Fim da trilha: Praia da Vigia

Ao sair do mato, a supresa de um fim de tarde espetacular em Garopaba, ao lado da prainha, chamada de Praia da Vigia.

Trilha Vigia a Silveira

 

Durante a caminhada, não vimos cobras ou bichos peçonhentos no nosso percurso. Acredito que durante o verão, é mais provável encontrar esses animais. Saíamos da trilha duas vezes e quase nos perdemos, mas lembramos das dicas dos amigos e seguimos em frente firmes, fortes e felizes. Lembre-se: vá sempre pela costa, cuide no mato que tem um caminho que confunde! Ah, e não faça a trilha perto do anoitecer!

 

ALUGUE UM CARRO EM SANTA CATARINA E PAGUE EM ATÉ 12x sem IOF

Trilha Vigia a Silveira


SAIBA MAIS

TRILHA VIGIA – SILVEIRA CANTO NORTE
GAROPABA 
SANTA CATARINA
BRASIL

 

+ Dicas de Garopaba no Café Viagem

Casa do Padre – pôr do sol, música, drinks e good vibes

Roteiro Rota Baleia Franca em Santa Catarina 

Onde ficar em Garopaba, Praia do Rosa e Silveira – 

Onde Comer em Garopaba, Praia do Rosa e arredores

Guna Madê, o burger mais amado de Garopaba

Dicas gerais da praia do Siriú, Garopaba, Ferrugem, Barrinha e Rosa

Praias para curtir SUP em Santa Catarina

Dicas da Barra de Ibiraquera

Pousada Silveira Ecovillage – dica de hospedagem na Praia da Silveira

Solar Mirador na Praia do Rosa – refúgio romântico e de charme

Mercado do Produtor de Garopaba: paraíso gourmet com produtores locais

Dica de pousada em Garopaba: Hotel Pousada da Lagoa

Amazon Tastes em Garopaba

+ Dicas de Santa Catarina no Café Viagem

Top 8 vinícolas para visitar em Santa Catarina

Nossa visita ao Parque Beto Carrero World

Vinícola Abreu Garcia em Santa Catarina: vinho, paisagem e arqueologia

Conhecendo o vinho da uva Goethe de Urussanga, Santa Catarina

Roteiro de vinho em Santa Catarina – vem brindar com a gente!

Restaurante Ostradamus: o templo das ostras no sul da ilha de Floripa

Todos os posts de Santa Catarina no Café Viagem

Restaurante Geraldo de Laguna – uma refeição de respeito com vista

Praias para curtir SUP

 

PARA SALVAR NO PINTEREST

PIN SAVE

 

CAFÉ VIAGEM – Todos os direitos reservados – É proibido todo tipo de reprodução (texto  ou foto) sem autorização por escrito do CAFÉ VIAGEM – PEDIR AUTORIZAÇÃO MENCIONANDO O ARTIGO

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO