Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Me perguntes onde fica o Alegrete (agora eu sei !)

*Série Especial Rota Farroupilha RS – Alegrete

A cidade de Alegrete fica a 488 km de distância da capital gaúcha, Porto Alegre. Localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. É o maior município em extensão territorial do Estado. Todo o gaúcho que se preza sabe cantar pelo menos o Canto Alegretense , espécie de hino sentimental do Rio Grande do Sul.  E a música começa com a seguinte letra “Não me perguntes onde fica o Alegrete…” Pois então,  acho que não é a toa que o famoso canto alegretense começa desse jeito. A verdade é que a cidade é um pouco distante de tudo, mas vale a visita para quem procura tradições gaúchas.  Aliás, sabia que Alegrete tem o título de “A mais gaúcha das cidades do Rio Grande” ?

Obra do artista Chapéu Preto em frente ao Museu do Gaúcho em Alegrette

Obra do artista Chapéu Preto em frente ao Museu do Gaúcho em Alegrette

O 20 de setembro (data em que se comemora a Revolução Farroupilha e os costumes gaúchos) é celebrado intensamente em Alegrete com o maior desfile de cavalarianos, além da festa com piquetes e CTGs (Centros de Tradição Gaúcha).  É a terra do poeta Mario Quintana, Oswaldo Aranha e da família Os Fagundes ( músicos nativistas).

Começando o dia com um chimarrão "de guria"

Começando o dia com um chimarrão “de guria”

alegrete-o-que-fazer-32

Alegrete  entrou na nossa viagem da Rota Farroupilha logo após a nossa passagem em Santana do Livramento na fronteira com o Uruguai. De Livramento a Alegrete foram por volta de 200 km (é isso, Paula Brum?). Chegamos ao entardecer e nos deslocamos à praça central da cidade (Getúlio Vargas)  onde encontramos dois grandes anfitriões da cidade considerada a Terceira Capital Farroupilha: Eliane Silveira e João Fontoura (que fez toda a cavalgada Farroupilha no rastro dos heróis de 1935).  Foram eles que nos apresentaram algumas peculiaridades de Alegre.

Chegando em Alegrete

Grupo chegando em Alegrete e conhecendo o João e a Eliane

Museu Oswaldo Aranha e escultura do artista Chapéu Preto n Museu do Gaúcho

Museu Oswaldo Aranha e escultura do artista Chapéu Preto n Museu do Gaúcho

 

MUSEU OSWALDO ARANHA

Visitamos inicialmente o MUSEU OSWALDO ARANHA, com acervo sobre a vida do diplomata que foi uma das grandes lideranças brasileiras. O casarão antigo é bem interessante assim como as memórias que ele preserva.

Entre o acervo do museu, um projeto de Oscar Niemeyer para o Memorial Oswaldo Aranha que ainda não saiu do papel e tem previsão de ser construído em uma colina às margens da BR 290

Entre o acervo do museu, um projeto de Oscar Niemeyer para o Memorial Oswaldo Aranha que ainda não saiu do papel e tem previsão de ser construído em uma colina às margens da BR 290

PRAÇA GETÚLIO VARGAS

Ao redor da PRAÇA GETÚLIO VARGAS, visitamos as construções históricas como a Igreja Matriz de estilo gótico (1919), o Palácio Ruy Ramos e as fachadas das belas casas antigas particulares.alegrete-o-que-fazer-52

alegrete-o-que-fazer-54

alegrete-o-que-fazer-49

NOITE E JANTAR NA PASTELARIA PRIMEIRA OPÇÃO

Após um tour pelo centro da praça, fomos jantar na pastelaria PRIMEIRA OPÇÃO. Para uma segunda-feira, a cada estava bem animada: boa música ao vivo e um número considerável de fregueses para o início da semana. A lareira ao lado da nossa mesa deu um aconchego especial. Deu para perceber que é um point gostoso da cidade. Mas eu voltaria lá pelo pastel que já mora na minha memória gustativa: o de carne de ovelha. Im-per-dí-vel! Massa e recheio na perfeição (e olha que nem sou tão fã de pastel). No cardápio, nos divertimos com alguns  nomes criativos dos pastéis: pastel à moda miguelão e o pastel vento minuano. Ah, a casa também tem pastel doces de sobremesa.

entradinhas deliciosas com a massa crocante do pastel

entradinhas deliciosas com a massa crocante do pastel – gostinho igual ao do salgadinho Pastelina (só quem é do Sul conhece Pastelina!)

pastel de ovelha, nhamy!

pastel de ovelha, nhamy!

alegrete-o-que-fazer-24

 

HOTEL ALEGRETE

Exaustas, fomos descansar no nosso hotel eleito na cidade, o Hotel Alegrete. Por fora o hotel parece simples, mas o quarto tinha tudo que a gente precisava para dormir bem em pleno inverno: ar condicionado, televisão, frigobar, banho quentinho, cobertas e limpeza no capricho. Gostei bastante. O estacionamento é gratuito e o café da manhã, servido no restaurante do hotel (Bistrô Alegrete), é bem gostosinho.

alegrete-o-que-fazer-44
alegrete-o-que-fazer-43

alegrete-o-que-fazer-26


MUSEU DO GAÚCHO

Antes de seguir viagem até Rosário do Sul, ainda visitamos dois locais bem próximos um do outro: o MUSEU DO GAÚCHO  (e Memorial de Alegrete) e o  impagável  ATELIER DO ARTISTA CHAPÉU PRETO. No museu, vimos objetos típicos da cultura gaúcha. A escultura do gaúcho em frente ao museu vale uma foto, obra do artista Chapéu Preto. Gostamos tanto que fomos visitar o seu atelier perto do museu.

alegrete-o-que-fazer-55
alegrete-o-que-fazer-36

alegrete-o-que-fazer-35

ATELIER CHAPÉU PRETO

A fachada do atelier do artista nos encantou. Adoramos. Uma pena que estava fechado (não agendamos a visita!!). Ficamos bem curiosas para ver por dentro e conhecer o artista. Fica a dica. Lugar realmente imperdível. O cara é bem criativo.

alegrete-o-que-fazer-62
alegrete-o-que-fazer-61

CURIOSIDADES E EVENTOS DE ALEGRE

-Fato marcante da cidade aconteceu na Ponte Borges de Medeiros. Por lá, deu-se o Combate da Ponte do Ibiraputiã, a mais sangrenta batalha entre chimangos e maragatos durante a Revolução de 1923.
-Turismo Rural : algumas fazendas (estâncias típicas e históricas) oferecem passeio e almoço
-Alegrete tem o “Festival Alegretense da Canção”
– Em setembro, no CTG Farroupilha, durante os festejos da data, acontece o Canto Farroupilha – um dos maiores festivais nativistas do Rio Grande do Sul. Paralelo ao evento acontece também a versão infantil: o Cantinho Farroupilha.
-Exposição Agropecuária: maior feira de rústicos  e segunda maior expofeira do RS (atrás apenas da Expointer)
-Feira do Livro em junho
-Campearada – evento que acontece em janeiro com provas campeiras e artísticas com mais de 30 mil espectadores.

chapeu-preto-alegrete

 


 

cafe viagem
SAIBA MAIS

 

ALEGRETE
RIO GRANDE DO SUL | BRASIL
Cidade considerada uma das mais gaúchas do RS
488 km de distância de Porto Alegre

 

******** O QUE FAZER ********

MUSEU OSVALDO ARANHA
Dsegunda a sexta das 9h às 16h com visitas monitoradas nas terças e quintas.
Endereço: Praça Getúlio Vargas, 585.
Para agendamentos (55) 3961 1132 ou moaalegrete@gmail.com.

MUSEU DO GAÚCHO
De segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h na Av. República Rio-Grandense, 216. Contato museudogaucho@alegrete.rs.gov.br.

ATELIER CHAPÉU PRETO
Avenida Espinilho, 82, no bairro Capão do Angico.
Site: www.chapeupreto.com.br

 

******** ONDE COMER ********

PASTELARIA PRIMEIRA OPÇÃO
De quarta a domingo das 19h às 23h na rua Visconde de Tamandaré, 549.
Site: www.primeiraopcaopastelaria.com.br

 

******** ONDE FICAR ********

HOTEL ALEGRETE – clique no link e confira as tarifas especias do Booking, sem taxas de reservas e com cancelamento gratuito para a maioria dos quartos

 

******* ÍNDICE DE POSTAGENS DO BLOG SOBRE #ROTAFARROUPILHA RS 

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UM PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

UMA TARDE EM CAMAQUÃ, TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL  -5 MOTIVOS PARA VISITAR  A CIDADE

RIO GRANDE – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL 

SÃO JOSÉ DO NORTE – A TRAVESSIA DE BALSA, PASSEIO E DICA DE RESTAURANTE

DOM PEDRITO E A GUATAMBU – ESTÂNCIA DO VINHO

LIVRAMENTO-RIVERA: RESTAURANTE LA PERDIZ , AGORA EM RIVERA NO SIÑERIZ SHOPPING

LIVRAMENTO-RIVERA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

LIVRAMENTO-RIVERA: QUEIJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL

LIVRAMENTO-RIVERA: PARRILLA DO GALPÓN 

LIVRAMENTO-RIVERA: A FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO

ROSÁRIO DO SUL:  VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE 

SÃO GABRIEL E AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 

ALEGRETE: ATRAÇÕES, PASTEL DE OVELHA E DICA DE HOTEL

CAÇAPAVA DO SUL: PÔR DO SOL NO FORTE E  CAFÉ NO CAMINITO

CAÇAPAVA DO SUL: ONDE COMER BEM

 


 A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M ADVOGADOS e AGROPECUÁRIA SALLABERRY, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A viagem usou como base o  Caminho Farroupilha elaborado pelo Sebrae RS  e oferecido como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo 
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO