Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vá a Pelotas e me convide !

O post com dicas de turismo em Pelotas (RS)  faz parte das descobertas da #RotaFarroupilha,  um roteiro de 10 dias pelo Rio Grande do Sul nas cidades que fizeram parte da Revolução Farroupilha.  A viagem contou com a participação de Criz Azevedo que representou o Café Viagem em alguns destinos.

Texto e fotos Criz Azevedo.
Série especial Rota Farroupilha RS –  Pelotas

Nosso roteiro de sabores, paisagens e história pela ROTA FARROUPILHA (RS) incluiu um dos lugares que mais gosto: Pelotas. Já visitei a cidade algumas vezes, e creio que voltarei outras tantas, pois sempre há algo novo a ser explorado e apreciado. A “Princesa do Sul”, como já foi chamada (em função de ter sido a província mais rica, e com isso ter trazido a nobreza por causa do desenvolvimento do charque no século XIX), é lembrada pelos doces, casarios antigos, charqueadas e universidades, o que propicia um fluxo importante de moradores temporários e turistas.

Turismo em Pelotas Expresso Quindim

O Expresso Quindim, ônibus turístico de Pelotas

——— Curi Palace – hotel em Pelotas

Nos hospedamos no Curi Palace, no Centro. O hotel, com mais de 40 anos de história, hoje faz parte da rede Versare, somando 16 unidades em 14 cidades do Rio Grande do Sul. Ao chegarmos em nosso quarto, um mimo do Pelotas Convention & Visitors Bureau em nossas camas, com folders bem produzidos e um conjunto de deliciosos doces pelotenses. Uma recepção e tanto que nos ganhou a noite, assim como as diversas atividades que fizemos nos dois dias que estivemos na cidade, programadas por esta importante entidade que desenvolve iniciativas de incremento ao turismo.Turismo em Pelotas Hotel Cur

 

Estrutra do Curi Hotel em Pelotas

O Curi conta com uma estrutura ideal para executivos, com sala de ginástica, restaurante aberto ao público, sala de TV, espaços para reuniões e eventos em geral, Wi-Fi, entre outros. Os quartos dispõem de cofre, ar-condicionado, TV, internet, banho farto e secador de cabelo, além do conforto das camas e uma enorme bancada. Pode parecer uma bobagem, mas valorizo uma boa mesa de apoio, ainda mais quando temos que dividir com mais pessoas. O café da manhã é bom, principalmente nos diversos itens de padaria, e o que mais curti foram os mini croissants doces e salgados aquecidos dentro de uma espécie de estufa.

curi_hotel3

——— Centro Histórico de Pelotas

Desjejum feito, seguimos a pé em direção ao Mercado Central onde encontramos Carolina Gaya, do Convention & Visitors Bureau, que nos acompanhou durante o tour. Iniciamos por alguns dos prédios históricos do Centro, que valem fotos em diversos ângulos, pois os detalhes arquitetônicos são encantadores. Fachadas em diversos estilos, detalhes de ornamentações que merecem um zoom da lente, janelas que remetem a um passado de muita opulência em que espelhos e vidros eram trazidos da Europa. Dá para passar boas horas admirando e fotografando tanta beleza.

Turismo

O Mercado Central  de Pelotas

Centro Histórico Pelotas

Centro Histórico Pelotas

E o bom disso tudo é que há instituições dedicadas a preservar esse patrimônio e tantas outras que ajudam a divulgar junto ao público. Três bons exemplos são o aplicativo Pelotas Tem, o perfil no Instagram Ladrilhos de Pelotas e o evento Dia do Patrimônio, em agosto, quando vários casarões que ficam fechados a maior parte do ano são abertos para visitação pública durante três dias. Uma oportunidade que não dá para perder.

ladrilhos

Os prédios históricos de Pelotas

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) são 1.300 prédios inventariados na cidade. Muitas dessas construções vêm da época em que o charque era um dos principais produtos que movimentava a economia, enriquecendo famílias e trazendo investimentos para a região, a ponto de Pelotas, em diversos momentos, receber produções luxuosas de teatro nacionais e internacionais.

centro9

Ainda que o charque fosse um bom negócio, sofria alta tributação do governo, e concorria com matéria prima uruguaia e argentina mais barata, sendo um dos motivos que mobilizou charqueadores e estancieiros a levantarem bandeiras contra o império, resultando em 10 anos de batalhas da Revolução Farroupilha (1835-1845).

centro6

teatro3

Em nosso passeio, seguimos para a Praça Coronel Pedro Osório, onde se encontra a belíssima Fonte das Nereidas, vinda da França e datada de 1873, disputadíssima por pombos. As nereidas, que fazem parte dos mitos gregos, são ninfas habitantes do fundo do mar.

Turismo em Pelotas

A fonte e os detalhes do centro histórico

A Catedral de Pelotas

Outro lugar maravilhoso é a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula. Fiquei encantada com a cúpula e as pinturas de Aldo Locatelli e Emílio Sessa, feitas nos anos 1940, sendo que o templo teve três fases de construção com mudanças radicais em sua estrutura após a destruição por meio de um raio, com a primeira inauguração em 1813.

Turismo em Pelotas

Catedral Metropolitana de Pelotas

catedral6

Além dos vitrais, me chamou atenção as pequenas entradas de luz na cúpula, trazendo uma luminosidade única que reflete nas pinturas.catedral7

——— Expresso Quindim

Com sol radiante seguimos o tour, desta vez dentro do Expresso Quindim com sua cor de gema e design vintage. Na verdade, trata-se de um veículo de 1961 restaurado, que hoje opera para passeios turísticos por meio de agendamento, visitando o Museu da Baronesa, charqueadas e Centro Histórico. Além da cor vibrante, o Quindim tem uma buzina estridente que chama atenção quando está chegando em algum ponto turístico. Um passeio diferente que nos levou para conhecer a Charqueada São João, o Crêperie Bistro para almoçar e a fábrica de Doces Finos Imperatriz (leia aqui o post!).

Turismo em Pelotas Expresso Quindim

Turistando de Expresso Quindim

——— Charqueada São João

Em nossa parada no bairro Areal, a Charqueada São João, é um dos lugares mais interessantes de Pelotas. Recomendo muito. Já estive em outra oportunidade e recordo que fiquei uma semana processando tudo que escutei do guia André Sampaio, narrando os detalhes da casa fundada em 1810. E, mais uma vez, me transportei no tempo, concentrada ao que ele falava, imaginando o dia a dia de um campo gelado e inóspito, com muitos escravos, superstições, curiosidades, esconderijos, estratégias para espionar possíveis ataques de inimigos, detalhes arquitetônicos por ser uma construção maçônica.charqueada7

Uma colcha de informações que prendem a atenção dos visitantes que gostam de boas histórias, ressaltando que dentro da casa não é permitido fotografar em algumas áreas, por isso não tenho registro aqui. Durante esta visita, uma produção do Canal Brasil realizava um documentário quando o proprietário Marcelo Mazza nos convidou para assistir a uma demonstração de como se faz o charque. Foi como um bônus, pois não faz parte da visita guiada.

charqueada5

Do barco, a paisagem dos antigos casarões

Do barco, a paisagem dos antigos casarões

Passeio de Barco em Pelotas

Ainda neste roteiro, fizemos o passeio de barco pelo Arroio Pelotas, conduzido por Marcelo, apresentando casarões que em outras épocas foram charqueadas. Atracamos de volta à São João, que além da visita guiada e o passeio de barco, oferece um espaço para eventos, entre outras atividades que podem ser consultadas pelo site. O lugar é realmente lindo e foi cenário para gravações da mini série “A Casa das Sete Mulheres” e o filme “O Tempo e o Vento”. Vale muito pelo ambiente e pela narrativa sobre a história da charqueada.

passeio_arroio6

PROCURANDO HOTEL EM PELOTAS?
Clique aqui e veja todas as opções em oferta e sem taxa de reserva no Booking para Pelotas RS

Turismo em Pelotas

SAIBAMAIS

 

PELOTAS CONVENTION & VISITORS BUREAU
Rua Félix da Cunha, 765 – Centro
Telefone: (53) 32848687
e-mail: [email protected]
www.pelotasconvention.com.br
www.facebook.com/pelotasconvention

 

EXPRESSO QUINDIM
Mercado Central de Pelotas, banca 40

Telefones: (53) 91381452 e (53) 32276261
www.facebook.com/ExpressoQuindim

 

CURI PALACE HOTEL
Rua General Neto, 1279 – Centro
Telefone: (53) 3227-7377
www.curipalacehotel.com.br
TARIFAS:
clique aqui e consulte tarifas do Curi no Booking

CHARQUEADA SÃO JOÃO
Estrada da Costa, 750 – Bairro Areal
Telefone: (53) 30151810
e-mail: [email protected]
www.charqueadasaojoao.com.br

 

ÍNDICE DE POSTAGENS DO CAFÉ VIAGEM DA #ROTAFARROUPILHA RS 

POST QUE APRESENTA O PROJETO ROTA FARROUPILHA

GUAÍBA – UMA PASSEIO NA CIDADE BERÇO DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

CAMAQUÃ – UMA TARDE NA TERRA FARROUPILHA

SÃO LOURENÇO DO SUL:  5 MOTIVOS PARA VISITAR 

RIO GRANDE  – TOUR E JANTAR NA CASA EUROPA GASTROBAR

PRAIA DO CASSINO – DICA DE HOTEL

SÃO JOSÉ DO NORTE: A TRAVESSIA E O TURISMO NA CIDADE 

PELOTAS:  3 LUGARES PARA COMER E SE SURPREENDER

LIVRAMENTO-RIVERA: RESTAURANTE LA PERDIZ 

LIVRAMENTO-RIVERA: BODEGAS CARRAU E OS VINHEDOS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

LIVRAMENTO-RIVERA: FERRADURA DOS VINHEDOS , A ROTA TURÍSTICA DO VINHO 

RLIVRAMENTO-RIVERA : QUEIJOS E VINHOS NA LE CARROUSSEL  – A MELHOR COMPRA DE RIVERA

FRONTEIRA: PARRILLA DO GALPÓN EM RIVERA

ROSÁRIO DO SUL:  VISITA AO VINHO DA KOMBI E A VINÍCOLA ROUTHIER & DARRICARRÈRE 

SÃO GABRIEL E  AS CASAS ANTIGAS BEM PRESERVADAS 

ALEGRETE: ATRAÇÕES, PASTEL DE OVELHA E DICA DE HOTEL

CAÇAPAVA DO SUL – ONDE COMER E BEBER 

CAÇAPAVA DO SUL: PÔR DO SOL NO FORTE E  CAFÉ NO CAMINITO

PORTO ALEGRE: ACAMPAMENTO FARROUPILHA

PORTO ALEGRE: CURSO DE CHURRASCO PARA MULHERES

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo. 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • OLÁ! PESQUISANDO SOBRE A CIDADE DE PELOTAS/RS ENCONTREI SEU BLOG. MUITO BOM! JÁ RELACIONEI AS DICAS E PRETENDO SEGUIR À RISCA! aBRAÇO

DEIXE SEU COMENTÁRIO