Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

O que fazer em Porto Alegre – 10 passeios na capital gaúcha

O que fazer em Porto Alegre – 10 passeios pela Capital dos Gaúchos

(Atualizado em novembro de 2019 )  Pesquisando o que  fazer turismo em Porto Alegre (RS)? Moro na Capital dos Gaúchos, Rio Grande do Sul  – Estado mais ao sul do Brasil. Há alguns anos, mais precisamente em 2014, a cidade foi sede dos jogos da Copa do Mundo. Na ocasião, dei boas dicas neste post aqui (atualizado!( para comer carne e churrasco, um dos atrativos da cidade. No post a seguir, você encontra passeios para curtir a capital gaúcha.

Para começo de conversa, observe: Porto Alegre é uma cidade arborizada e que se orgulha de suas tradições e do seu pôr do sol no Guaíba. O chimarrão (espécie de chá amargo na foto do boneco abaixo – do artesanato do Brique da Redenção) é a bebida que reúne amigos nas praças e parques. Já o churrasco, é a culinária preferida dos torcedores nos finais de semana ou em dias de Gre-Nal (Grêmio x Internacional – os times de futebol).
Welcome to Porto Alegre. Bem-vindo!

o que fazer em Porto Alegre

A saber: próximo à Porto Alegre está a Serra Gaúcha que encanta os turistas que visitam o Estado. E temos um post índice no blog sobre a Serra Gaúcha caso você resolva dar um pulo por lá. Vale a pena! 

O que fazer em Porto Alegre

10 passeios pela Capital dos gaúchos

 

 

1. MUSEU IBERÊ

Em se tratando de marco na arquitetura moderna da Capital, estamos falando do museu e Fundação Iberê Camargo. Trata-se de um projeto do renomado arquiteto português Alvaro Siza, com obras do renomado artista Iberê Camargo e outras mostras itinerantes. Mas saiba que vai além da arquitetura e da arte. É também um camarote vip para curtir o pôr do sol do Guaíba – o cartão postal da cidade. Aliás, bão deixe de tomar um café no Press (ao lado do Museu) e admirar a vista. Ou, quem sabe, pegar uma das bicicletas disponíveis em frente ao museu para pedalar pela orla do Guaíba, principalmente ser for fim de semana.

Onde fica: Av. Padre Cacique, 2.000 (próximo ao Beira Rio e ao Barra Shopping).
Tel.: (51) 3247-8001
www.facebook.com/fundacaoiberecamargo
Site: www.iberecamargo.org.br
Onde comer por perto: Restaurante Bah no Barra Shopping

o que fazer em Porto Alegre

o que fazer em Porto Alegre Ibere Camargo

As cores do fim de tarde em frente ao Iberê e Guaíba

 

2. LINHA TURISMO PORTO ALEGRE

O ônibus da Linha Turismo é uma boa forma de ter uma ideia geral da cidade. Funciona de terça a domingo. Assim, para quem visita Porto Alegre pela primeira vez, recomendo o city tour Centro Histórico (Praça da Matriz, Usina do Gasômetro, às margens do lago Guaíba, Parque da Redenção). Esse roteiro permite que o passageiro embarque e desembarque em cinco pontos do trajeto para conhecer mais detalhes.


Onde fica:

Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa
Site: www.portoalegre.travel
Tel: (51) 0800.517686 ou (51) 3289.0176
De terça a sexta R$ 18
Sábados, domingos e feriados R$ 20.
Horários: 9h / 10h / 11h / 12h / 13h / 14h / 15h / 16h
[email protected]
Onde comer por perto: se você pegar o ônibus no sábado ou nas terça-feiras, vai poder conferir alguns quitutes e especialidades locais da feira que acontece em frente ao ponto de partida do ônibus na Travesssa do Carmo. Você também pode caminhar (é pertinho) até os bares e cafés da Cidade Baixa na República e Lima e Silva.

o que fazer em Porto Alegre

roteiro Linha Turismo site: http://www.portoalegre.travel

o que fazer em Porto Alegre

O ponto de partida da Linah Turismo na Travessa do Carmo

o que fazer em Porto Alegre

Cenário do Centro de Porto Alegre, Praça da Matriz

 

3. CENTRO HISTÓRICO E MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

Caso você não faça o Centro Histórico com a Linha Turismo, vale a pena visitar alguns locais a pé como: Praça da Matriz, Catedral Metropolitana, Theatro São Pedro, Casa de Cultura Mário QuintanaMARGS – Museu de Artes do RSSantander Cultural, Mercado Público. O trajeto fica ainda mais interessante através das caminhadas guiadas do grupo FREEWALK POA. Anote: o tour é gratuito e sai todos os sábados às 11 h no Mercado Público. O grupo também prove caminhadas por outros bairros. Confira em: www.facebook.com/FreeWalkPoa

Onde comer por perto:

no próprio Mercado Público (o restaurante famoso é o Gambrinus).

o que fazer em Porto Alegre

A bela Catedral Metropolitana

o que fazer em Porto Alegre

Grupo guiado no Theatro São Pedro em frente à Praça da Matriz.

Praça da Matriz o que fazer em Porto Alegre

Praça da Matriz – Centro de Porto Alegre

 

4. USINA DO GASÔMETRO E CAIS MAUÁ

A Usina está localizada na orla do Guaíba. O espaço tem exposições e galerias. Mas é aos domingos, quando a avenida é aberta apenas para pedestres, que é possível aproveitar o local no melhor estilo: com caminhas, bicicletas e comidinhas das tendas no local. Durante o período da Copa, o Cais do Porto (ao lado da Usina do Gasômetro) vai sediar eventos, baladas, espaços para assistir aos jogos, além de gastronomia e eventos culturais.

Onde fica:  

A Usina está localizada na av. Presidente João Goulart, 55 – Centro

Onde comer por perto:

nos lanches das tendas da Usina, nos espaços novos do Cais (para a Copa), no Café do Cofre do Santander Cultural ou no Café Santo de Casa da Casa de Cultura Mario Quintana.

o que fazer em Porto Alegre

Usina e sua famosa chaminé vista do Guaíba

o que fazer em Porto Alegre

Cais que vai ganhar um espaço especial para a Copa

 

5. DO OUTRO LADO DO RIO:  PASSEIO DE CATAMARàOU DE CISNE BRANCO

Para ter a melhor vista da cidade, embarque no trajeto Porto Alegre/Guaíba de Catamarã (no Armazém B3 do Cais Mauá). A sugestão de almoço (com vista para Porto Alegre) é no Caisinho (av. João Pessoa, 1240). Ou faça uma volta pelo Guaíba no Cisne Branco, um clássico passeio de barco desde 1978.


Onde fica:

Armazém B3 do Cais  – av. Mauá, 1050

—> Leia aqui o post do Café Viagem sobre o passeio à Guaíba
Site: www.travessiapoaguaiba.com.br  e www.barcocisnebranco.com.br/branco

o que fazer em Porto Alegre

Ponto de partida do Catamarã: Cais, armazém B3

o que fazer em Porto Alegre

passeio de Catamarã pelo Guaíba

6. PARQUE REDENÇÃO (OU FARROUPILHA) E NO BRIQUE  AOS DOMINGOS

A feira do Brique da Redenção é programa obrigatório para os turistas. Acontece aos domingos pela manhã no parque que também é cartão postal da cidade. A feira tem artesanato local e a gauchada curtindo o domingo de mate (chimarrão) na mão. Aproveite e caminhe pelo local.

Onde fica: 

Avenida José Bonifácio, no Bairro Bom Fim (Parque Farroupilha)
Site: briquedaredencao.com.br
Brique: todos os domingos das 9h às 18h

Onde comer por perto:

pegue um táxi na Oswaldo Aranha e peça para seguir pela Protásio até a churrascaria Barranco. Outro típico e gostosos por perto: Copacabana (de comida italiana que funciona desde 1939). Para um café com charme ou doce por perto, dê um pulo na Pink Velvet Bakery.

o que fazer em Porto Alegre

Parque da Redenção

As barracas de artesanato do Brique e o astral das árvores

As barracas de artesanato do Brique e o astral das árvores

 

7. BAIRROS PARA NOITE E CENAS GASTRONÔMICAS:

MOINHOS DE VENTO E  CIDADE BAIXA

Para bares e noite num astral mais descolado e eclético, vá para a Cidade Baixa. O bairro também tem cultura e arte. Concentre suas caminhadas pelas ruas General Lima e Silva e República.

Onde comer na Cidade Baixa:

Mandarinier Gastronomia é o campeão do TripAdivisor. Mas por lá, reservas são imprescindíveis para almoçoPara badalar, marcar um encontro ou tomar aquele café cheio de charme não deixe de conferir o Agridoce Café e o Café da República. Outros que seguem sendo referência: Tudo Pelo Social (simplão simpático),  Matita Perê, Apolinário, Bistro da Travessa (com sua famosa pizza!), The Raven.

Agora se o seu assunto for ver mulheres bonitas e elegantes, cenas gastronômicas mais no estilo “Oscar Freire de Porto Alegre”, o seu bairro é o Moinhos de Vento. Não deixe de dar uma corridinha ou pedalado no Parcão (o parque do bairro). Percorra as ruas Padre Chagas, Florêncio, Fernando Gomes e Dinarte Ribeiro.

Onde comer no Moinhos de Vento em Porto Alegre

Tutto Riso, Barbarella Bakery , Press Cafe, Daimu (japonês nota 10), Viñeria 1976,  são alguns dos locais que merecem uma conferida. Para almoço também recomendo o PF caseiro no capricho no Bistrô do À La, o xis (comida de gaúcho) maravilhosoooo do Ô Xiss ( na rua Padre Chagas, 306) e as delícias do Pâtissier. Ali por perto, confira também para um jantar inesquecível o asiático Koh Pee Pee.

Para vinhos, não deixe de visitar o Dionisia Vinho Bar na rua Padre Chagas, 314.

Parcão, o parque do bairro Moinhos de Vento

Parcão, o parque do bairro Moinhos de Vento

Foto: Alexandre Pereira - Flickr "Travessa dos Venezianos na Cidade Baiza"

Foto: Alexandre Pereira – Flickr “Travessa dos Venezianos na Cidade Baiza”

 

8. TOUR NA ARENA DO GRÊMIO

Grêmio e Inter são os times de futebol que dividem o coração em Porto Alegre. Os jogos da Copa vão acontecer no estádio do Beira Rio, a casa do Internacional. Mas para quem curte futebol, vale a pena fazer um tour também na casa nova do Grêmio, a Arena,  inaugurada no final de  2012. Os tours guiados acontecem de quarta a domingo. Mais informações no sitarenatour.superingresso.com.br

Onde fica:

Grêmio Tour – Esplanada – Rampa Oeste – Portão A
Rua Padre Leopoldo Brentano, 110 – Humaitá – Porto Alegre

Arena Gremio o que fazer em Porto Alegre

 

9.  PEDALANDO PELA ORLA DO GUAÍBA REVITALIZADA

O passeio mais gosto do fim de semana é pedalar pela orla do Guaíba que tem um trajeto revitalizado de 1,3 quilômetro. O trecho revitalizado vai da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuia. Um passeio imperdível nos fins de semana e feriados, quando a avenida Beira Rio (ao lado da orla do Guaíba) fecha para trânsito de veículos, na pista Centro-bairro.

orla do Guaíba revitalizada Porto Alegre


Contei todos os detalhes deste passeio no post abaixo do Café Viagem. O letreiro “eu amo POA” está neste post !

De bicicleta na orla do Guaíba revitalizada em Porto Alegre

10. BOULEVARD LAÇADOR

Curtir os aviões aterrissando acompanhando de um bom chimarrão sempre foi um programa preferidos dos gaúchos. E desde de que o Boulevard Laçador foi inaugurado, o programa ganhou status de imperdível em Porto Alegre.  O espaço tem vários serviços de gastronomia, lazer, playground de primeiro mundo, água quente para o chimarrão, cadeiras de praia e um astral único ao entardecer. O grande destaque é o avião Douglas DC-3 restaurado da Varig. A aeronave de 1936 é considerada um dos primeiros aviões DC-3 fabricados no mundo. Saiba que crianças adoram o Boulevard Laçador.

Não deixe de tomar um sorvete na Gianluca Zaffari, jantar no asiático Thai Mee e nos restaurantes da serra gaúcha, o galeto Di Paolo e a Casa Ângelo.

Onde fica:

Avenida dos Estados, nº 111
Próximo ao aeroporto na entrada de Porto Alegre
O estacionamento é cortesia por 30 minutos

Boulevard Laçador

SAIBA MAIS

PORTO ALEGRE | RS  BRASIL

 

Onde ficar em Porto Alegre – dicas de hotéis e hostels

Para se hospedar no Centro e Praia de Belas (próximo à orla do Guaíba), as dicas de hotel em Porto Alegre são:
SÃO RAFAEL HOTEL 
HOTEL INTERCITY PORTO ALEGRE
BLUE TREE TOWERS MILLENIUM
HOTEL PRAÇA DA MATRIZ

Para se hospedar na Cidade Baixa, bairro boêmio e jovem de Porto Alegre:
HOSTEL CASA AZUL
HOSTEL BRICK HOSTEL
INTERCITY CIDADE BAIXA

Para se hospedar no Moinhos de Vento, bairro elegante e gastronômico de Porto Alegre, as dicas são:
>> HOTEL SHERATON PORTO ALEGRE (5 estrelas)
>>HOTEL LAGHETTO VIVERONE MOINHOS
IBIS MOINHOS
RADISSON BELA VISTA (5 estrelas)

Hotel próximo ao Aeroporto e Arena do Grêmio em  Porto Alegre
HOTEL DEVILLE
INTERCITY
NOVOTEL AEROPORTO PORTO ALEGRE

 

VEJA MAIS DICAS DE PORTO ALEGRE NO CAFÉ VIAGEM: 

6 LUGARES PARA COMER CHURRASCO EM Porto Alegre

8 PASSEIOS TURÍSTICOS PARA CURTIR EM PORTO ALEGRE

Restaurante Koh Pee Pee – a Tailândia em Porto Alegre

AGRIDOCE CAFÉ – nem parece Porto Alegre

ACAMPAMENTO FARROUPILHA ( FESTA GAÚCHA DE SETEMBRO)

UM CAFÉ NO COFRE NO CENTRO HISTÓRICO DE PORTO ALEGRE

10 CAFÉS PARA CURTIR EM PORTO ALEGRE

A FEIRA ORGÂNICA DA REDENÇÃO (PARQUE FARROUPILHA)

ATRAÇÃO PARA O OUTONO: A PRAÇA GUSTAVO LANGSCH


DICAS DA SERRA GAÚCHA

POST ÍNDICE COM DICAS E ROTEIROS DE GRAMADO E CANELA (a 120 km de POA)
POST ÍNDICE COM DICAS DO VALE DOS VINHEDOS E ARREDORES (a 120 km de POA)

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO