Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Sobre Viagens em Família, Natureza e Desconectar

Em 2015, uma matéria no site Catraquinha alertava os pais sobre uma pesquisa que revela o poder do contato humano com a natureza. Tão compensador que  pode aumentar a criatividade em até 50%. Esse era o resultado de uma pesquisa da Universidade do Utah e da Universidade do Kansas (neste link a pesquisa completa em inglês). Em outro artigo, também do Catraquinha, outro dado alarmante apontava as crianças brasileiras entre as que menos exploram a natureza. Aliás, vale a pena conferir (ainda dentro do tema) o documentário e projeto Território do Brincar que aborda e estimula de uma maneira belíssima as atividades lúdicas e na rua, um retorno às brincadeiras que um dia fizeram tanto sucesso entre a gurizada e que hoje parecem tão sem graça perto dos eletrônicos.

E por que resolvi falar sobre esse tema aqui no Café Viagem? Bem, primeiramente por um motivo óbvio: sou mãe e acho esse cenário triste. Faço o meu esforço diário para evitar televisão e eletrônicos na minha casa e, principalmente, nas férias em família. Em segundo lugar, acredito que viagens são um excelente momento para desligar (de todos os iVícios) e estimular o contato da natureza e brincadeiras antigas. com os nossos filhos. Admito, não acho essa tarefa nada fácil. Abaixo, uma foto do meu filho  que ilustra bem este post, em uma de nossas últimas viagens em família para os Cânions de Cambará do Sul, baita oportunidade para o contato só com sinal de natureza (em breve posts!).

Viagem Filhos

Tenho duas colunas que escrevi para o Jornal Zero Hora que trazem este tema e resolvi destacá-las neste post. Uma sobre “Férias sem Televisão” ( sobre a filosofia da estação de ski de Portillo no Chile que não tem televisão no hotel desde sempre pAra estimular a convivência da família e amigos!) e outra sobre Desligar nas Férias.

“Mas vamos ao que nos conquistou de verdade na montanha mágica de Portillo, o lado quentinho: uma atmosfera que desperta a diversão dos velhos tempos. Toda a filosofia do hotel gira em torno de celebrar a convivência entre os amigos e a família. Para isso, pasmem, desde sempre não há televisão, nem mesmo nos quartos. A grande atração (além da neve, é claro) é se reunir em uma grande sala com lareira. Antes ou após as refeições, todos se encontram nesse espaço para conversar, jogar cartas, jogos de tabuleiro ou, como fizemos, relembrar brincadeiras antigas como a da mímica dos filmes. Ainda para suprir a falta de Discovery Kids ou do Telecine, há quadras indoor, sala de recreação com babás, jacuzzi, oficina de padaria e atividades para adultos como o pub e as degustações de vinhos chilenos.”
leia toda a coluna aqui

 

“Em 2014, um artigo de Nick Bolton para o The New York Times alertou o mundo: “Steve Jobs era um pai low tech”. A matéria revelava que o mentor da Apple limitava o uso de dispositivos tecnológicos dentro de sua casa. O jornalista, que entrevistou Jobs em 2010 logo após o lançamento do primeiro iPad, ficou perplexo ao descobrir que os filhos de Steve Jobs não conheciam o novo “brinquedinho” que fazia sucesso no mundo inteiro. O texto também apresentava a opinião de outros renomados executivos da área da tecnologia que seguiam a mesma linha de controlar com rigor o uso dos aparelhos eletrônicos de seus filhos.”
leia toda a coluna aqui

Uma tarefa difícil para os blogueiros, mas necessária para curtir a viagem

Uma tarefa difícil para os blogueiros, mas necessária para curtir a viagem

Então, fica a dica da “mãe” do Café Viagem para explorarmos
mais a natureza no próximo feriado ou folga em família. Certo?

 

LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM:

Infinity Blue – resort em Balneário Camboriú -SC que estimula a recreação outdoor e o contato com a natureza

Post índice com nossas melhores Viagens em Família

Todas as minhas colunas  “Na Folga” em Zero Hora

Discovery Cove  em Orlando  – o parque em Orlando que mais promove a “tranquilidade” e o contato com animais marinhos

 

Melhores-sites-planejar-viagem


HOSPEDAGEM – 
 o BOOKING é o nosso parceiro para reservar hotéis e pousadas com MELHORES TARIFAS. Uma grande facilidade é que o site permite, em grande parte dos casos, fazer a RESERVA COM CANCELAMENTO GRÁTIS. CONSULTE AQUI!

ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro para aluguel de veículos é a RENTALCARS. O site faz uma busca pelas melhores tarifas entre várias locadoras e oferece os melhores preços para o destino indicado pelo viajante. CONSULTE AQUI!

SEGURO VIAGEM – A REAL SEGURO VIAGEM consegue preços excelentes e diferenciados de diferentes planos de seguro de viagem de empresas de confiança. O site faz uma busca e indica várias categorias e faixas de preços.  FAÇA AQUI COTAÇÃO.

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier em formação pela ABS-RS. Acima de tudo, apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO