Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vila Flores na serra gaúcha – terra do pão, vinho, fé e águas termais

Vila Flores na serra gaúcha – destino de águas termais, vinho, fé e surpresas

Vila Flores na serra gaúcha foi uma das maiores surpresas que tive nos últimos tempos viajando perto de casa. Fiquei encantada pelo destino. E tenho certeza que muita gente, como eu, sabia pouco ou nada sobre os segredos de Vila Flores. Como contei no post anterior, meu roteiro de fim de semana incluiu visita em duas cidades vizinhas (7 km de distância uma da outra): Vila Flores e Veranópolis. Cada cidade mereceu um post único no Café Viagem. Este post é para contar sobre Vila Flores e os motivos que me fazem querer voltar para levar a família e os amigos a esse lugar tão pequeno e tão apaixonante.

+ Veja neste link o post completo sobre Veranópolis no Café Viagem

Vila Flores serra gaúcha


Roteiro Termas e Longevidade na serra gaúcha

Vila Flores faz faz parte do Roteiro Termas e Longevidade que integra 5 municípios na Região da Uva e do Vinho no Rio Grande do Sul: Vila Flores, Nova Prata, Protásio Alves, Veranópolis e Cotiporã. Termas? Sim, temos águas termais na região, mais precisamente em Vila Flores e em Nova Prata. Para aproveitar as águas termais em Vila Flores é preciso se hospedar na aconchegante Pousada dos Capuchinhos.

 

DISTÂNCIAS:

Porto Alegre: 180 Km

Bento Gonçalves: 49 Km

Caxias do Sul: 94 Km

Nova Prata: 12 Km

Passo Fundo: 127 Km

Vila Flores na serra gaúcha


Sobre Vila Flores na serra gaúcha

Vila Flores tem em torno de 3500 habitantes, grande parte de descendentes de imigrantes italianos. A cidade só foi elevada à categoria de município em 1988, antes fazia parte de Veranópolis. E, talvez por isso, o roteiro fica ainda mais completo quando você visita ambas as cidades. Dizem que Vila Flores é a terra do pão, do vinho e da fé. E nos quatro motivos a seguir você vai ver que é mesmo.  Diria que é destino para comer, rezar e amar. E de quebra, beber os vinhos dos freis e relaxar muito nas águas termais.

1. Pousada dos Capuchinhos

Vila Flores nasceu com a sua hospitalidade e espiritualidade. Há mais de 10 anos um antigo seminário de freis capuchinhos foi transformado em pousada. Após um plano de viabilidade de águas termais, a pousada foi toda restaurada e conta com uma estrutura que parece de resort: vinícola, capela,  piscinas de águas termais, playground, restaurante, wine bar, fonte de vinho, lancheria, área de lazer e convivência com lareira, chimarródromo, entre outras atrações

Eu fiquei hospedada em um quarto amplo de categoria luxo superior que tinha cama de casal, uma cama de solteiro e uma sacada maravilhosa para a natureza ao redor da pousada. O café da manhã é farto com várias delícias caseiras produzidas pela pousada.

Vila Flores, Rio Grande do Sul
Rua do Seminário, 290
Reservas: (54) 3447-4700
Pousada dos Capuchinhos no Booking.com
Site: www.facebook.com/Pousadacapuchinhos

Pousada dos Capuchinhos Vila Flores

2. Vinícola Frei Fabiano na Pousada dos Capuchinhos

E o vinho se mistura com a Pousada dos Capuchinhos. A bebida entrou em Vila Flores pelas mãos santas do Frei Fabiano Cavalca que começou a elaborar vinhos a partir de 1950 para o sustento do seminário. Atualmente, quem cuida de tudo é o Frei Djair Claudio Galvan – enólogo e sommelier pela ABS-RS responsável pela vinícola. A Vinícola está iniciando o trabalho com tours e degustações para visitantes. No lindo wine bar da Pousada dos Capuchinhos você pode degustar os principais rótulos da vinícola, incluíndo o mais famoso: o vinho de missa. Além do vinho de missa, preste atenção em outros varietais que a Vinícola Frei Fabiano elabora: o branco Moscato, o Merlot sem barrica e o Moscatel. 

Saiba mais em  www.freifabiano.com.br

+ Guia completo Serra Gaúcha- post índice com todas as dicas

Vila Flores na serra gaúcha

3. Filó de Vila Flores

Uma festa ou um encontro? Teatro ou gastronomia? História ou diversão? Reza ou canto?  O Filó de Vila Flores é tudo isso junto e misturado em até 3 ou 4 horas de apresentações, mesa farta e música. Trata-se de um resgate de uma tradição italiana dos descentes de imigrantes. Uma das experiências mais autênticas que já vivi sobre a cultura italiana no Sul do Brasil. E uma das razões para isso é que por trás da equipe que organiza e trabalha no Filó estão pessoas que realmente viveram a história desses imigrantes. Você percebe no jeito de falar, no olhar, nas emoções de cada um dos integrantes do grupo.

Filó = encontro de pessoas na casa de alguém para dialogar, rezar, jogar, fazer trabalhos manuais, cantar. Tudo para unir forças e seguir a jornada do dia seguinte com energia e alegria.

O Filó inicia com a encenação de parte da história da imigração italiana no Sul do Brasil. Também oferece uma mesa repleta de receitas típicas italianas e coloniais onde o carro-chefe é bella polenta com molho de frango ou carne. O vinho é servido na “secchia”, em balde de madeira. Também tem suco de uva, bolo, chimia, fortaia, cuca, linguiça e muito pinhão na chapa. Na sobremesa, o tradicional sagú e o chá.

O Filó de Vila Flores acontece na Casa do Artesão Pietro Christianetti e só aceita reservas por agendamento antecipado.
Valor por pessoa R$ 95.

Contato: 54 9167 0633
Site: www.facebook.com/filodevilaflores

Filó de Vila Flores

4. Villa do Pão – Casa Fiori de Vila Flores

Mais do que um café e padaria, um achado apaixonante, aconchegante, saboroso e charmoso. Em um casario histórico da Família Fiori funciona uma padaria e café com várias delícias coloniais e regionais como cucas, pães, salgados, geleias e o “chá da tarde da vó” – oferecido aos sábados e domingos à tarde. A residência da família Fiori tem mais 104 anos. É uma casa imponente que chama a atenção na pequena Vila Flores na Serra Gaúcha.

Dizem que Vila Flores ganhou este nome não porque é uma cidade florida, mas, sim, em homenagem à família Fiori (que, por sinal, significa flores em italiano) que se estabeleceu na região há mais de 100 anos. Antigamente, a casa também funcionava como um armazém e também vendia, entre outros itens, o pão. Mesmo após passar por restauração, a casa mantém móveis antigos e uma decoração que faz você voltar ao passado.

A estrela da casa são as cucas e o pão feito em forno à lenha. Fiquei curiosa com o Strufolli (doce italiano feito com bolotas fritas e massa doce), mas não cheguei a provar. Deixei guardado na minha lista de motivos para voltar a Vila Flores.

VILLA DO PÃO – CASA FIORI
Av. das Flores, 878 C – Vila Flores RS
(na avenida central de Vila Flores, a poucos passos da Igreja e da Pousada dos Capuchinhos)
Tel: (54) 3447.1624 / 3447.1360
Horário de funcionamento
Segunda à sexta: das 13h30 às 18h30
Sábados: das 8h30 às 18h30
Domingos: das 13h30 às 18h30
Site: www.facebook.com/padariavilladopao

Vila do Pão Vila Flores na serra gaúcha

OUTROS MOTIVOS PARA VISITAR VILA FLORES NA SERRA GAÚCHA

Claro que Vila Flores tem mais motivos para você visitar e se apaixonar. Eu mesma vou ter que voltar para conferir algumas das atrações listadas abaixo…

L’Arte Ceccato – terapia caminhante, ateliê e chás na bela Linha Aimoré – estrada rural.

Restaurante Mascaron – a passos da Pousada dos Capuchinhos www.mascaron.com.br

Vila Flores na serra gaúchaRESERVE!!

Aviso: esse não é um destino tão popular quanto Gramado, mas vive lotado de turista nos fins de semana. Por isso, reservas antecipadas são imprescindíveis, principalmente na Pousada dos Capuchinhos e no Filó Italiano. Pelo Booking.com, você só consegue reservar durante a semana. Para conseguir reserva para o fim de semana só ligando para a Pousada dos Capuchinhos.

Pousada dos Capuchinhos no Booking.com

 

GOSTOU? Acompanhe nossas viagens e novidades no nosso perfil só da  serra gaúcha no INSTAGRAM

 

Organize aqui a sua Viagem para  Serra Gaúcha

+ Encontre Hotéis e Pousadas em Vila Flores com até 50% de desconto

+ Alugue carro na Serra Gaúcha em até 12x

+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo

 

+ Dicas da Serra Gaúcha do Roteiro Termas e Longevidade

O que fazer em Veranópolis – dicas, atrações

Roteiro Vale do Rio das Antas

+ Guia completo Serra Gaúcha- post índice com todas as dicas

+ Guia completo de Bento Gonçalves e Garibaldi – post índice com todas as dicas

+ Guia completo de Gramado e Canela – post índice com todas as dicas

+ Guia completo de Gramado e Canela com Crianças

SAIBA MAIS

Vila Flores, Rio Grande do Sul – Brasil

www.vilaflores.rs.gov.br

www.termaselongevidade.com.br

 

Agradeço as secretarias de turismo de Veranópolis e Vila Flores que me deram todo o apoio nessa viagem bem como estabelecimentos do Roteiro Termas e Longevidade na Serra Gaúcha. Eu volto, hein! Amei. Amo Serra Gaúcha!

PARA SALVAR NO PINTEREST E GUARDAR O ROTEIRO

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO