Vinhos da Fronteira Rivera-Livramento: 4 experiências imperdíveis

Por Alexandra Aranovich

Foi-se o tempo que essa região era sinônimo apenas de Free Shops. Junto com a gastronomia, os vinhos da Fronteira Rivera-Livramento começam cada vez mais a ganhar território nessa zona turística de compras. Por lá  é muito comum que as famílias, línguas e culturas se misturem. E entre Rivera e Santana do Livramento o vinho harmoniza com essa boa integração.

vinhos-da-fronteira

A combinação de várias variáveis fazem dessa região da campanha gaúcha (e uruguaia) um terroir promissor no mundo da vitivinicultura. A região está situada na mesma faixa de latitude de prestigiadas áreas vitivinícolas do mundo como  Australia, África do Sul, Argentina e Chile. Trata-se do famoso paralelo 31°. Abaixo, 5 momentos tops desse encontro com o vinho e a fronteira.

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (96)

 

1. ROTA FERRADURA DOS VINHEDOS

Já existe em SANTANA DO LIVRAMENTO ( fronteira com o Uruguai) uma rota turística que concentra algumas atrações interessantes de vinho e agroindústria. Chamada de Rota da Ferradura dos Vinhedos, o roteiro começou a operar em 2015 e oferece paisagem do pampa, visita a vinícolas entre outras atrações rurais.
—->LEIA MAIS:  post completo do Café Viagem sobre Rota da Ferradura

Ferradura dos Vinhedos Santana do Livramento (135)

 

2. BODEGAS CARRAU

Bodegas Carrau é uma das vinícolas pioneiras do Uruguai e que tem vinhedos também na fronteira do lado uruguaio e do lado brasileiro. Seus vinhos são famosos, principalmente o produzido no terroir dessa região, o AMAT Tannat.
—->LEIA MAIS:  post completo do Café Viagem sobre Bodegas Carrau

De um lado o tannat campeão dos vinhedos de Rivera (Amat) e do outro, o Velho Museu da Serra Gaúcha

De um lado o tannat campeão dos vinhedos de Rivera (Amat) e do outro, o Velho Museu da Serra Gaúcha

3. ADEGA E DEGUSTAÇÃO LE CARROUSSEL

Uma loja gourmet e de vinhos. Mas não é uma loja qualquer, é uma boutique também de sabedoria sobre queijos uruguaios e vinhos da América do Sul. Nos fins de semana e feriado oferece degustação harmonizada de vinhos cortesia com sommelier para seus clientes.
—-> LEIA MAIS: post completo sobre o Le Carroussel no Café Viagem

Rivera Free Shop Le Carroussel Queijaria (25)

 

4. ADEGA SINERIZ

As adegas dos Free Shops de Rivera impressionam. Mas da Síneriz Shopping de Rivera faz a gente cair para trás. Um espaçoso, completo, dividido por setores e organizado. A adega possui mais de 8 mil diferentes rótulos de vinhos, considerada uma das maiores adegas do sul do Brasil e do Uruguai. Vale a visita! Aproveite para conhecer um restaurante imperdível que fica na área de lazer do shopping, o La Perdiz. Veja aqui o post no Café Viagem sobre o restaurante.

a adega impressionante do Siñeriz Shopping de Rivera

a adega do Siñeriz Shopping de Rivera


 

cafe viagem
SAIBA MAIS

 

FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI
SANTANA DO LIVRAMENTO RS | BRASIL
RIVERA URUGUAI

 

****** Cota Permitida de Compras  ******

Atualmente a cota permitida de compras é de U$ 300 por pessoa. Em bebidas é permitido 12 litros por pessoa (16 garrafas). É permitida a compra de queijos, doces de leite, frios e carnes sendo até 15 kg por pessoa.


****** Dica de hotéis  
******

O Booking.com tem boas indicações e ofertas em RIVERA e SANTANA DO LIVRAMENTO  com facilidade do cancelamento gratuito na maioria dos quartos. O CAFÉ VIAGEM INDICA primeiramente o RIVERA CASINO RESORT . E também: o HOTEL VERDE PLAZA, o HOTEL PORTAL , o HOTEL JANDAIA, o EMIRATES  e a POSADA DEL BOSQUE

 

****** Índice de Postagens do blog  ******

Onde Comer  na Fronteira Rivera-Livramento |  seleção de melhores restaurantes e outras gostosuras na cidade

Uma visita a Bodega Carrau Cerro Chapéu 

Ferradura dos Vinhedos | a rota turística do vinho em Santana do Livramento, Campanha Gaúcha

La Perdiz |  restaurante clássico de Montevidéu, agora no Siñeriz Shopping

Le Carroussel |  um paraíso gourmet da fronteira e loja de vinhos

A imperdível Parrilla do Galpón 

Roteiro Rivera | Muito Além das Muambas: compras, comidas e outros passeios

Compras de Natal | Dicas e compras

Shopping Center Siñeriz  | o que se encontra neste shopping em Rivera com espaço imenso

  • Compartilhe
Alexandra Aranovich
Alexandra Aranovich

A autora dos textos e fotos do blog é publicitária e faminta por viagens e experiências gastronômicas. Além do Café Viagem, é colunista do Caderno Vida do jornal Zero Hora, autora do Guia Essencial Gramado e Canela da Pulp e do blog Destemperadinhos. Mora em Porto Alegre, mas vive por aí com o coração no mundo, sonhando com o próximo destino.

19
out
16
Deixe o seu comentário!