Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinhos de Portugal – uma viagem na taça

Em abril, o Café Viagem recebeu um convite muito especial: conhecer e degustar os vinhos de Portugal em um evento em Porto Alegre promovido pela Vine Portugal (ou Wines Of Portugal) – organização que apresenta todo o setor vitivinícola português e tem como missão desenvolver a qualidade dos vinhos do país. Já falei por aqui em um post sobre vinhos do Chile que não sou expert no assunto, mas uma apaixonada pela bebida. Faço o tipo viajo na taça. Através dos sabores e aromas do terroir me aproximo e pesquiso sobre o destino. Admito que após uma palestra com o sommelier Vinícius de Miranda Santiago – sobre os vinhos portugueses – e uma degustação primorosa fiquei com sede de viagem à Portugal. Abaixo, divido um pouco dessa “sede” e fatos interessantes que aprendi sobre os vinhos de Portugal, além de dicas de rótulos para degustar e, quem sabe, viajar. Tim-tim!Vinhos de Portugal Dicas (2)

— Sobre os Vinhos de Portugal

Portugal está entre os 10 maiores produtores de vinhos do mundo. Apesar de ser um país pequeno, tem 14 regiões viníferas e uma diversidade impressionante de vinhos e rotas de enoturismo. O região do Douro, Patrimônio Mundial da Unesco,  foi eleita pela Travel + Leisure como um dos melhores destinos para viajar em 2016. E Wine Enthusiast colocou o Alentejo na lista dos 10 melhores destinos de Enoturismo de 2016. Vinhos de Portugal Dicas (30)

Em Portugal, o vinho é mais do que bebida, é um alimento e está enraizado na cultura. São séculos de história (mais de 4mil anos produzindo vinho!) com a participação forte da aliança com a Inglaterra no Tratado de Windsor de 1386 que ajudou a difundir o vinho do Porto. Até hoje o vinho do Porto é o vinho oficial do brinde realeza britânica. O vinho da Madeira é considerado o vinho dos Descobrimentos. E alguém lembra do fresco Mateus Rosé que fez sucesso na década de 70 no Brasil? Além de ser um das marcas de rosé mais famosas,  pertence a uma das vinícolas mais prestigiadas do mundo, a Sogrape. Durante o período da Guerra Fria, o vinho Mateus tornou-se um dos vinhos mais bebidos nas bases do exército americano. Enfim, são muitos os fatos que demonstram a forte relação dos portugueses com a bebida e sua incrível história. As uvas foram cultivadas no País desde a antiguidade e,  atualmente, são mais de 250 uvas nativas e genuínas de Portugal.

Nossa, essa degustação que me deixou com sede de viagem!

Essa degustação me deixou com muita sede de viagem!

Os vinhedos de Portugal são considerados uma das rotas de enoturismo mais promissoras do momento. Em 2015, a consagrada publicação do setor Wine Spector destacou o país em sua capa como uma das nações produtoras de vinho mais dinâmicas da atualidade.

“The clash of tradition and modernity, amid an amazing array of grape varieties, terroirs and winemaking cultures, makes Portugal one of the most dynamic wine-producing nations in the world today.”

Sonhando com uma trip para Portugal. Quem mais ficou com vontade ??

Sonhando com uma trip para Portugal. Quem mais ficou com vontade ??

 

—Regiões

Abaixo, confira o mapa de Portugal com as principais regiões de vinhos.

 

Mapa www.winesofportugal.info

Mapa www.winesofportugal.info

 

 

— Degustação e dicas de vinhos

Durante o evento tive a chance de degustar vários vinhos que destaco abaixo. Vale a pena destacar a criatividade dos nomes dos vinhos portugueses (preste a atenção neles!). Primeiro, selecionei os meus favoritos dessa viagem na taça. São eles:

–> Titular Dão Reserva 2013 – um dos vinhos que mais gostei!! Da vinícola familiar Caminhos Cruzados que recebeu destaque em 2015 como Produtor Revelação. Até tirei foto ao lado da produtora (Ligia) que representava a vinícola no evento, uma querida e simpática. Do rótulo ao aroma de frutas fresca. Segundo o sommelier, “não grita no paladar” e combina com carnes grelhadas e carré de cordeiro.

–> Portas da Luz – vinho da região do Algarve
, muito raro no Brasil já que grande parte da pequena produção dessa região é consumida localmente.

–> Brutalis 2011 Vidigal Wines – um vinho imponente até no nome. Para uma ocasião especial. Da famosa bodega Vidigal que tem sua base na sub-região de Leiria, IGP (Indicação Geográfica Protegida). Tem preço mais elevado e é considerado um ícone.

–> Alvarinhos: adoro esta uva branca e provei 3 vinhos que recomendo, principalmente para o verão. Em primeiro, o Portal do Fidalgo e Varanda do Conde 2014 (Vinho Verde). Em seguida, o Quinta de Aveleda 2014, um vinho vinho verde aromático, seco e ao mesmo tempo cítrico, perfeito com pratos leves. Queijo de cabra é a combinação perfeita com o vinho verde.

–> Roquette & Cazes 2013 – assim como o Brutalis, outro vinho com preço mais elevado (no Brasil, por volta de R$ 260). Tinto da região do Douro, com cortes de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz

Vinhos de Portugal Dicas (7)
Vinhos de Portugal Dicas (23)

Vinhos de Portugal Dicas (20d


Outros que também degustei e indico:

Monte das Promessas : tinto da região do Alentejo, bom custo-benefício

Grão Vasco Dão 2014 – vinho branco com intensidade de sabor, combina com proatos mais incorpados, queijos maduros e curados.

Crasto Superior Douro DOC 2013 – vinho de cor mais intensa, notas de caramelo e café. Pede um prato mais rico para acompanhar (segundo sommelier, vai bem com pratos fortes de invern, como rabada e mocotó!).

Dona Maria Amantis Reserva 2011 – vinho touriga nacional do Alentejo. Considerado mais internacional e elegante, feito por uma mulher.

Quinta do Vallado Porto 10 anos – vinho para sobremesas com tons tostados e caramelizados. Cai bem com doce de leite!!Vinhos de Portugal Dicas (44d
Vinhos de Portugal Dicas (39d

 Vinhos de Portugal Dicas (11)
FICOU COM VONTADE DE VIAJAR PARA PORTUGAL?
Eu fiquei! Por isso, estou sempre selecionando ofertas e promoções para lá e indicando no final deste post. A última que recebi foi do Zarpo, nosso parceiro.  Uma promoção de pacotes especiais em parceria com a TAP. Tem aéreo e hotéis excelentes com até 30% de desconto. Vale a pena conferir essa promoção clicando  no banner abaixo…
banner-flash-explore-portugal

unnamed-1
SAIBA MAIS

 

WINES OF PORTUGAL
Organização que apresenta todo o setor vitivinícola português e tem como missão desenvolver a qualidade dos vinhos do país.
Site: viniportugal.pt
winesofportugal.com

 

Melhores-sites-planejar-viagem

CONHEÇA OS PARCEIROS DO CAFÉ VIAGEM PARA FACILITAR A SUA VIAGEM. Todos eles foram testados antes de serem sugeridos aqui no blog!

ONDE FICAR EM PORTUGAL
PESQUISE E RESERVE: HOSPEDAGEM  EM PORTUGAL NO BOOKING
SITE QUE OFERECE TARIFAS ESPECIAIS E A FACILIDADE DE CANCELAMENTO GRÁTIS.

SEGURO
FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NA REAL SEGURO VIAGEM
SITE QUE FAZ UMA BUSCA ENTRE AS MELHORES SEGURADORAS E OFERECE O MELHOR PREÇO

ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL
PESQUISE AQUI MELHORES TARIFAS PARA ALUGUEL DE CARRO EM PORTUGAL NA
SITE QUE FAZ UMA BUSCA ENTRE AS PRINCIPAIS LOCADORAS  E OFERECE O MELHOR PREÇO

GUIA E-BOOK PARA VIAJAR EM PORTUGAL – clique aqui e confira !

*O Café Viagem é afiliado do Booking, RentalCars,  Real Seguro Viagem e Zarpo.  Recebe uma comissão pelas reservas feitas através dos nossos links. São iniciativas como essas que ajudam a manter o blog. O leitor NÃO PAGA NEM UM CENTAVO A MAIS ao fazer a sua reserva pelo nosso link. Apenas contribui para que o Café Viagem siga dando boas dicas e roteiros por aqui! 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente
  • Ai que demais!
    Acho linda a região do Douro, apesar de não curtir o vinho do Porto. O Vinicius é incrível já participei de alguns cursos com ele. Vou dar uma olhada nessa viagem de setembro.
    Abraços

DEIXE SEU COMENTÁRIO