Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícola Bouza no Uruguai: visita com degustação na garagem

Visita à vinícola Bouza Uruguai – degustação em garagem-museu de carros antigos

A visita à vinícola Bouza no Uruguai sempre esteve nos meus planos. No entanto, minhas passagens por Montevidéu são sempre tão curtas que acabava deixando para uma próxima viagem. E a viagem finalmente chegou!!  A Bouza é uma vinícola boutique, a 20 km do centro da capital uruguaia e famosa não só pelos seus vinhos premiados como também por ser uma das primeiras bodegas do país a oferecer atrações de enoturismo. Feliz em finalmente te visitar, Bouza! Sou fã do seu Albariño.

Vinícola Bouza Uruguai

Distância Bouza a Montevidéu – como chegar

A Bouza é um passeio ideal para quem está visitando Montevidéu e quer conhecer ou almoçar em uma vinícola do Uruguai. Isso porque além da curta distância de carro, a Bouza tem almoço imperdível e uma linda propriedade entre os vinhedos que inclui museu de carros. A partir do Mercado del Puerto (centro de Montevidéu) são cerca de 20 quilômetros até o Camiño de la Redención. Os mapas por aplicativo vão indicar 2 ou três rotas para chegar até lá, não tem erro – veja no final deste post a direção exata! Só não esqueça de fazer a reserva antecipada se quiser almoçar ou for visitar a bodega em feriados.

Vinícola Bouza Uruguai

Para quem não quer misturar direção com bebida, a vinícola Bouza oferece pacotes com transfer a partir de hotéis em Montevidéu. Táxis e transporte por aplicativo também levam ao local no valor entre 500 a 1000 pesos uruguaios.

 

Sobre a Bodega Bouza Boutique

A Bouza é uma vinícola familiar, relativamente jovem e com pequena produção. Foi só em 2002 que a família Bouza, de origem espanhola, resolveu entrar no mundo do vinho comprando uma vinícola antiga do Uruguai construída em 1942 (inspirada nos chateaux franceses) em uma área mais rural de Montevidéu, no caminho para Canelones. Logo chegou a primeira safra de vinhos finos, em 2003.

A bodega tem em torno de 32 hectares (vinhedos em Canelones, Melilla, Pan de Azucar e na Costa de Maldonado). A produção é inversamente proporcional a fama: são por volta de 150 mil garrafas. Entre as uvas cultivadas estão: as tintas tannat, merlot, tempranillo, pinot noir –  e as brancas albariño, riesling e chardonnay.

O restaurante da Bouza

Nós tínhamos pouco tempo para fazer a visita e, por isso, não optamos pelo almoço no restaurante. Todos que fazem a experiência com almoço na Bouza são unânimes em declarar que é imperdível. A propósito, dei uma espiada no ambiente e achei muito charmoso e elegante. Os pratos são da cozinha regional com toques de chef. Os preços da experiência Bouza harmonizada em 5 passos no restaurante é de 3300 pesos uruguaios por pessoa (valor em fev 2020). Com transporte da bodega há um custo adicional.

restaurante bodega Bouza

Vinícola Bouza Uruguai

A visita à vinícola Bouza Uruguai

Tudo na vinícola é lindo, pronto para receber o visitante da melhor forma possível. Do estacionamento a recepção. Os atendentes são muy amables e gentis. Um trem antigo e animais soltos no campo (uns gansos) dão as boas vindas. As cadeiras ao ar livre com a vista dos vinhedos, idem. 

visita Bouza Uruguai

Nós chegamos atrasados e perdemos o tour guiado pelos vinhedos. Nos ofereceram o horário seguinte das 16h, mas como precisávamos voltar logo por conta dos filhos adolescentes que deixamos sozinhos, optamos por fazer apenas a degustação. No total, são 4 rótulos degustados em um espaço incrível e inusitado, uma garagem de carros antigos, um museu. As placas já vão avisando para não tocar nas máquinas. 

vinícola Bouza degustação

Pronta para degustar!

Bouza Viños Garage: degustação em uma garagem-museu

Tudo é muito organizado e a degustação é conduzida por um sommelier que apresenta dos vinhos e os “tapas” (petiscos) que acompanham e harmonizam os rótulos. São 4 vinhos – 1 branco e 3 tintos.

Existem os vinhos de garagem ( ou de autor), já ouviu falar? Na Bouza é a degustação na garagem, adorei!

bodega Bouza Uruguai

psiu… cá entre nós, não seria o máximo degustar os vinhos dentro desses carros??

Bouza vinícola Montevidéu

Albariño Bouza: me encanta mucho

Lembro a primeira vez que tomei um vinho da Bouza em Punta del Este e me apaixonei: era um branco Bouza Albariño. Para minha surpresa, durante a degustação que fizemos descobri que a bodega é pioneira no cultivo desta casta na América Latina. Aliás, a Albariño ou Alvarinho é muito conhecida em Portugal, sua terra de origem.

Foi o primeiro rótulo que degustamos, adoro. E acompanhou um ceviche fresco. É um vinho leve, com aromas de frutas brancas, suave, elegante. Meu rótulo preferido da vinícola. 

Albarino Bouza

Tintos Bouza: corte Merlot e Tannat, Tempranillo

Na sequência, degustamos 3 tintos. O primeiro, um corte de Merlot e Tannat que foi apreciado com uma mousse de queijo roquefort em uma torradinha – perfeito!

merlot tanner Bouza vinícola

 

O Tempranillo Bouza parcela única foi o rótulo seguinte com um croquete de presente que comeria uns 5 de tão bom. Adoramos a harmonização.

Finalizando, um tannat – casta emblemática do Uruguai. Degustamos o Tannat Bouza 2017 dos vinhedos de Pan de Azucar- área de maior altitude do Uruguai. Também vem de lá o excelente Riesling da Bouza. Para acompanhar o potente tannat, uma deliciosa empanada de cordeiro

Loja 

Adoramos finalmente visitar a bodega de vinhos que há muito tempo nos acompanham nas viagens ao Uruguai. Levamos na mala algumas garrafas pois é difícil encontrar no Brasil. Afinal, a Bouza tem uma lojinha para finalizar a visita e voltar para casa com a mala cheia de saúde!

visita vinícola Bouza Uruguai

Dica Café Viagem

Anote: se estiver dirigindo, procure fazer antes da degustação e depois o tour nos vinhedos. Assim dá tempo de “gastar o álcool”, certo? 

 

Quanto custa a degustação na Bouza

A degustação dos vinhos com petiscos harmonizados custa 1200 pesos uruguaios por pessoa e dura em torno de 30 a 40 minutos, depende do seu ritmo e tempo disponível. 

Outras vinícolas para visitar no Uruguai no Café Viagem

Juanicó e Familia Deicas – a vinícola do Prelúdio e um almoço harmonizado com ícones uruguaios de 2 bodegas

Roteiro Enoturismo perto de Punta de Leste: 5 vinícolas

Como é a visita a Bodega Garzón

Vinhos da Fronteira Rivera e Santana do Livramento

Alto de la Ballena em Punta del Este

Visita à Viña Edén

 Bodega Narbona em Carmelo 

Bodega Artesana 

SAIBA MAIS

 

BODEGA BOUZA
Cno. de la Redención 7658 bis
Montevidéu – Uruguai
Site: www.bodegabouza.com 

Restaurante: (598) 2323 4030 // / (598) 95 400 030. bouza@bodegabouza.com // visitas@bodegabouza.com
Aberto de segunda a sábado: 9h-19h
Visitas guiadas de segunda a sábado: 10h30, 11h30, 13h30, 16h

 

Direção Montevidéu-Bouza:

A partir do Porto de Montevideo, continue pela la rambla até o acesso à Ruta 5. Pegue a Ruta 5 Norte, continue sempre pela Ruta 5 até o km 13,5. Neste trecho, encontrará uma rotunda com Camiño de la Redención. Pegue o Cno. de la Redención e esquerda e percorra uns 1.300 mts que encontrará a entrada da bodega à direita.
*Atenção: no km 6 aproximadamente da  Ruta 5, encontrará um semáforo. Neste local há uma bifurcação. Mantenha-se à esquerda para continuar na Ruta 5. Se fizer o desvio pode acabar seguindo pela Ruta 1 em direção à Colonia.

Tempo estimado:
desde Carrasco Mdv – 40 minutos
desde Pocitos, Punta Carretas Mdv – 20 minutos


Onde ficar em Montevidéu – dicas de hotéis

No Café Viagem, você encontra um post completo com dicas das melhores hospedagem em Montevidéu por bairrosCentro Histórico, Punta Carretas, Pocitos e Carrasco. São mais de 12 hotéis selecionados, confira no link abaixo…

Melhores hotéis em Montevidéu no Uruguai – mais de 12 dicas por bairros

+ Como é se hospedar no Hyatt Centric Montevideo 

Como é se hospedar no Hotel Casino Sofitel Montevideo 


Tudo para Planejar  sua viagem para Montevidéu

Booking.com: consulte tarifas Hotéis em Montevidéu com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

RentCars: site com ofertas de aluguel de carro  que faz cotação entre principais locadoras

Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

Ingressos e Tours: pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu

Passagens Aéreas em Promoção encontre seu voo para o Uruguai

Viaje Conectado: chip celular com internet 

 

Dicas e roteiros Montevidéu no Café Viagem

GUIA MONTEVIDÉU: post índice com todas as dicas e Montevidéu no Café Viagem

Onde comer em Montevidéu:  + de 12 restaurantes por bairros em Montevidéu

Experiência no hotel Hyatt: Hyatt Centric Montevideo, hotel para se apaixonar

Onde ficar em Montevidéu: Melhores Hotéis em Montevidéu por bairro

Melhores Hotéis no Uruguai : uma seleção de hotéis charmosos em todo o Uruguai

Como chegar e circular em Montevidéu: tudo para chegar e circular na cidade

Roteiro Montevidéu –  roteiro 1 a 2 dias em Montevidéu 

Roteiro Centro de Montevidéu – atrações para caminhar pela Cidade Velha

Dicas de Carrasco: 10 lugares para curtir o bairro mais elegante de Montevidéu

Café Montevidéu: 6 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Sofitel Montevideo| uma experiência única no hotel histórico e renovado de Carrasco

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevidéu, Colônia e Carmelo)

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários
  • ADorei suas dicas!

DEIXE SEU COMENTÁRIO