Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Pousada e vinícola Don Giovanni – brindando a chegada do outono e inverno

Pousada e vinícola Don Giovanni em Pinto Bandeira na serra gaúcha

Escrevi sobre nosso fim de semana romântico na pousada e vinícola Don Giovanni em 2014 (veja aqui o post). Pois acabo de visitar a pousada e vinícola novamente e sigo apaixonada por esta experiência singular. Por isso, este novo post com fotos atuais da experiência Don Giovanni na serra gaúcha. Fui conferir a abertura da temporada outono/inverno da vinícola e pousada. A Don Giovanni está situada em Pinto Bandeira (RS) ao lado do Caminhos de Pedra ( roteiro turístico de Bento Gonçalves – RS). É um local perfeito para um fim de semana a dois ou, mais ainda, para um encontro e brinde com amigos. Aliás, voltei de lá tão encantada que já estou organizando um roteiro para junho para levar um grupo de amigos. Bora?

vinícola Don Giovanni
vinícola Don Giovanni


—— Sobre a vinícola Don Giovanni

A Don Giovanni reúne, em um só local, vinhedos, vinícola, varejo de vinhos, pousada e restaurante.

vinícola Don Giovanni

A vinícola tem produção média de 120 mil garrafas/ano e está situada em uma região que é apontada com um dos melhores terroirs do mundo para elaboração de espumantes. Aliás, já faz um bom tempo que a Don Giovanni vem focando na produção de grandes espumantes, produzidos pelo método tradicional, o champenoise.  Quem conduz o trabalho da Don Giovanni hoje é Daniel Panizzi, diretor da vinícola.vinícola Don Giovanni

—— Degustação  na Don Giovanni

Quem agenda a visita e degustação para um grupo na vinícola aprende um pouco sobre a produção dos espumantes e pode fazer a degustação em uma sala especial.

vinícola Don Giovanni

vinícola Don Giovanni

—— Caminhada e pôr do sol nos vinhedos da Don Giovanni

A degustação finaliza com uma caminhada pelos vinhedos e um brinde em um deque  com o pôr do sol nos vinhedos da Don Giovanni. É maravilhoso!

vinícola Don Giovanni

vinícola Don Giovanni

vinícola Don Giovanni

caminhada nos vinhedos e brinde no pôr do sol – experiência única!!!

Experiência para colecionar na nossa “gavetinha das memórias especiais para levar dessa vida”.

vinícola Don Giovanni

Experiência para colecionar na nossa "gavetinha das memórias especiais para levar dessa vida".

—— Vinhedos biodinâmicos

Mais impressionante do que a qualidade dos espumantes da vinícola é o foco na sustentabilidade e no manejo biodinâmico dos vinhedos. Isso me encanta muito por aqui. Tudo em harmonia com o ecossistema.  Você vai ouvir falar sobre isso na caminhada guiada que pode ser feita pelos vinhedos após a degustação de espumantes ou durante sua estada na pousada.vinícola Don Giovanni

Prove na Don Giovanni:

Espumante Don Giovanni Rosé com pôr do sol –  leva Chardonnay, Pinot Noir e Merlot
Don Giovanni Brut 24 meses com mais intensidade (prove na degustação)
Fim de tarde com Cabernet Franc (junto com a lareira!)
Por fim, o Don Giovanni Nature, o meu preferido!

—— Sobre a Pousada Don Giovanni

O casarão onde está situada a pousada Don Giovanni é de 1930 e foi comprado pela Família Dreher. Mas para falar sobre a pousada e vinícola Don Giovanni é preciso antes apresentar Beatriz Dreher Giovannin, mais conhecida como Dona Bita. Ela nasceu no mundo do vinho, espumantes e, principalmente, do conhaque. Bita é da família Dreher, uma das marcas de conhaque mais famosas do Brasil. Há muito tempo, quando Bita ainda era solteira, sua família vendeu a empresa.

vinícola Don Giovanni

Beatriz Dreher Giovannin, Dona Bita

Anos mais tarde, ela comprou a propriedade que foi do avô. Inicialmente, a ideia era reunir e fazer encontros da família no casarão. Mais tarde, a família decidiu montar a vinícola e abrir a pousada na propriedade.

vinícola Don Giovanni

São apenas 7 quartos, todos com um charme peculiar que mescla rusticidade, peças antigas da colonização italiana, conforto e arte. Seis artistas pintaram afrescos nas paredes de cada quarto.

vinícola Don Giovanni

O projeto cultural foi idealizado por Beatriz no final de 2014, uma apaixonada pelo mundo das artes plásticas e colecionadora de obras. E, mais do que tudo, Beatriz é uma incentivadora de artistas da região. Não é por menos que a vinícola tem forte ligação do vinho com esculturas e pintores. As referências estão por todos os cantos na vinícola e casarão. Atualmente na vinícola há belas obras de Mauri Menegotto (mais conhecido como Gotto).vinícola Don Giovanni

—— Os quartos da pousada 

Já nos quartos da pousada, a arte está nas paredes com obras dos artistas gaúchos Miriam Postal, Victor Hugo Porto, Alexandre Porto, Ivalino José Postal, Adelina Maioli e do uruguaio Armando González. O quarto onde fiquei hospedada era o de Victor Hugo Porto e adorei. Recomendo! Além da pintura, a vista é linda. Outro quarto para favoritar é o de Armando Gonçalves que tem uma vista deslumbrante para os vinhedos. Se não me engano, os números dos quartos são 5 e 6.

vinícola Don Giovanni

Além dos quartos do casarão, a pousada tem uma cabana charmosa para quem quer uma experiência diferenciada. Antigamente, a cabana era utilizada como estrebaria da granja, que além de seus vinhedos também criava gado leiteiro e ovelhas.

O charme da cabana no meio dos vinhedos

—— A estrutura da Pousada Don Giovanni

Desde que estive hospedada pela última vez, a pousada mudou pouco mas vez algumas inovações que me encantaram. Além das pinturas nas paredes, adorei a área no jardim com churrasqueira e forno de pizza, um local ideal para reunir uma turma boa de amigos em um dia de sol. Combinado com antecedência, é possível até chamar um Chef ou pizzaiolo da região recomendados pela pousada.

vinícola Don Giovanni

A Pousada Don Giovanni ainda conta com piscina (ideal durante o verão) e uma sala com lareira e televisão onde os hóspedes e amigos confraternizam.

vinícola Don Giovanni

fim de noite com jogo de futebol, lareira, chocolates, vinho e conversa

O café da manhã é outro momento especial na pousada. Servido em uma área toda envidraçada para o jardim, com bolos caseiros e delícias coloniais. Ah, reze para ter pão de queijo, simplesmente maravilhoso!

vinícola Don Giovanni

espumante no café da manhã…

 

—— O Restaurante Don Giovanni

A vinícola possui um restaurante que atende hóspedes e grupos, mediante reservas. O jantar é harmonizado e oferece o prato famoso da casa, o risoto de alcachofras. Mas para mim, o campeão mesmo é o frango com batatas assadas, maravilhoso! Os pratos são servidos à francesa em 4 tempos (entrada, risoto, prato principal e sobremesa – todos harmonizados).

vinícola Don Giovanni

 

—— Roteiro Fim de semana Don Giovanni

Além de aproveitar a vinícola e pousada, a dica do Café Viagem para quem se hospeda na Don Giovanni é fazer os programas próximos como:
-Caminhada ao Mirante Cascata dos Amores e Capela São Pedro  de 1922 (em frente ao mirante)
– percorrer de carro o roteiro Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves)
-Visitar a Vinícola Geisse (Pinto Bandeira) e fazer degustação (durante o fim de semana a vinícola tem um espaço lindo no jardim com espumantes e empanadas chilenas!)
-Visitar a Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira)
-Almoçar nos restaurantes próximos e surpreendentes de Pinto Bandeira: Locanda di Lucca, Champenoise Bistrô e no Restaurante Colheita Butique Sazonal


—— Veja os melhores momentos desta experiência em vídeo

 

 

SAIBA MAIS


POUSADA E VINÍCOLA DON GIOVANNI
VRS 805 – Linha Amadeu (28), km 12, Pinto Bandeira

Rio Grande do Sul – Brasil
Distância do centro de Bento Gonçalves: 13 km
[email protected]
Site WWW.DONGIOVANNI.COM.BR
Para DEGUSTAÇÃO E JANTARES HARMONIZADOS, agende por telefone ou email

DIÁRIAS A PARTIR DE R$ 400 

PARA RESERVA E TARIFAS: 
PESQUISE AQUI PROMOÇÕES DA POUSADA DON GIOVANNI NO BOOKING


LEIA TAMBÉM NO CAFÉ VIAGEM

Fim de semana romântico de inverno na Pousada Don Giovanni

POST ÍNDICE COM TODAS AS NOSSAS DICAS DEBENTO GONÇALVES RS (E 5 ROTAS TURÍSTICAS)

POST ÍNDICE COM TODOS OS POSTS DE GRAMADO E CANELA NO CAFÉ VIAGEM

Café Viagem ficou hospedado na Don Giovanni a convite para um evento de abertura da temporada outono/inverno. Em nome do blog agradeço a oportunidade pois é um local que mora no meu coração.

26 hotéis e pousadas na Serra Gaúcha para namorar

 

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO