Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Duas vinícolas perto de Gramado que vão te surpreender

Vinícolas perto de Gramado para visitar e se encantar: Ravanello e Jolimont

Será que existem vinícolas perto de Gramado e Canela para visitar? Sim, e você vai se surpreender. Não precisa dirigir até Bento Gonçalves para viver uma experiência de enoturismo na serra gaúcha. Principalmente, se o seu tempo for curto. Estive recentemente em duas vinícolas em Gramado e Canela, a poucos km do centro. Ambas com paisagens encantadoras. 

vinícolas perto de Gramado

área rural de Canela onde está situada a vinícola Jolimont

É fato: a grande produção de vinhos da serra gaúcha se concentra na região de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi e Farroupilha. No entanto, para quem não quer alugar um carro e dirigir em torno de 150 a 200 km (ou não tem tempo a perder), a Região das Hortênsias também surpreende com boas opções de vinícolas perto de Gramado e Canela. Inclusive, com pacote de Vindima no verão. Vai por mim.

A seguir, conheça duas vinícolas perto de Gramado e Canela para visitar e brindar. A Jolimont em Canela é mais turística e oferece visita com degustação e até transporte. Já a Ravanello, é uma vinícola boutique, mas também oferece degustação e tour guiado para conhecer o processo de seus vinhos finos.

Quer alugar um carro e dirigir até a Região da Uva e do Vinho?
Então cote aqui melhores tarifas para alugar seu veículo nas melhores locadoras da serra gaúcha

vinícolas perto de Gramado

1. Vinícola Jolimont em Canela

A vitivinícola Jolimont está situada em uma linda área rural em Canela. Só o visual da estrada até lá já vale o passeio. A saber: é a mesma estrada onde está situado o Alpen Park e o Alambique Flor do Valle. A vinícola foi idealizada por um francês que se estabeleceu na região de Gramado e Canela em 1948. Logo, é uma das vinícolas pioneiras na produção de vinhos no Rio Grande do Sul. A visita é paga (R$ 40 em 2020)e inclui tour virtual, taça de vidro personalizada de presente e degustação de 8 rótulos. Vale a pena. Não deixe de provar o espumante Brut rosé (Pinot Noir) e o moscatel. 

Nem só de vinho vive a Jolimont. Pasmem, a vinícola também produz cerveja que leva espumante. Curioso, não é ? A grande dica do Café Viagem é que entre janeiro e março, essa linda vinícola perto de Gramado e Canela tem programação especial de Vindima para visitantes (época da colheita da uva).

Visitei a Jolimont em dezembro e a paisagem estava de cinema. Uma dica, a vinícola oferece transporte. Para mais informações e consultas de horários entre em contato com (54) 99951.8498.

Jolimont

Pacotes de Enoturismo a partir de Gramado

+ Tour Gran Reserva Vale dos Vinhedos

+ Pacote de um dia Trem e Vinho Serra Gaúcha

2. Ravanello, a primeira vinicola boutique de Gramado

A Ravanello é a primeira vinicola boutique de Gramado. Vinícola familiar e jovem que iniciou a vinificação em 2010. Além dos vinhedos nas encostas de Gramado, seus vinhos tem uvas provenientes da Região dos Campos de Cima da Serra (Vacaria, RS – 1000 metros de altitude), Campanha Oriental (Itaqui, RS) e Serra do Sudoeste (Encruzilhada do Sul, RS). O visitantes pode apenas visitar o varejo ou agendar uma visita guiada com degustação que também inclui tábua de queijos. 

Está situada em frente ao Parque Snowland na RS-235 (estrada que liga Gramado a Nova Petrópolis, em torno de 7 km do centro de Gramado. Se o dia estiver bonito, não deixe de brindar no belo jardim de barricas

vinícolas perto de Gramado

Jardim das barricas na vinícola Ravanello em Gramado

Vinhos Ravanello

Inicialmente, degustei o branco Chardonnay, uva do terroir de Gramado. Bem aromático, com final amadeirado. Logo a seguir, provei o vinho ícone da Ravanello, o Dionisio. Mas uma curiosidade: o Dionisio não é elaborado todos os anos e nem com o mesmo corte. É vinificado apenas em safras exemplares e com o melhor do melhor. O rótulo que provei é de 2014, corte de Teroldego e Tannat com bom potencial de guarda. Excelente para acompanhar pratos de carne. 

Levei para casa o Pinoit Noir com uvas de Encruzilhada do Sul. Muito suave, estrutura levíssima. Aromas de intensidade baixa.

Você pode comprar o vinho no varejo e degustar na vinícola . Mas se quiser uma  experiência mais completa, vai precisar agendar previamente seu tour e degustação com 2 horas de duração que inclui espumante, 4 vinhos, água e tábua de queijos. O valor é R$ 125 por pessoa (em outubro de 2020) . 

A vinícola ficou fechada para visitas durante a pandemia até meados de setembro. Por enquanto, as degustações funcionam somente com agendamento, máximo de 12 pessoas e mínimo de 2 pessoas.  

+ Post índice Gramado e Canela – post índice com todas as dicas

+ Hotéis e Pousadas na serra gaúcha para namorar

+ 10 hotéis mais românticos de Gramado 

SAIBA MAIS


Vinícola Jolimont
Morro Calçado, Canela RS Brasil
(na mesma estrada do Alpen Park)
Site: www.vinhosjolimont.com.br
Visita com degustação paga
Compre aqui seu tour antecipado com degustação

 

Ravanello
Rod. RS-235 Km 28 S/N

Gramado RS Brasil
(em frente ao parque Snowland)
Site: www.vinicolaravanello.com.br
Visita com degustação paga e precisa ser agendada

Vinícolas com hospedagem no Rio Grande do Sul

A saber: para quem procura vinícolas com hospedagem no Rio Grande do Sul, indico a Don Giovanni em Pinto Bandeira, a  Casa Valduga no Vale dos Vinhedos e a Peculiare, também no Vale dos Vinhedos

 

Organize aqui a sua Viagem para Serra Gaúcha

—– RESERVE O SEU HOTEL

Pesquise aqui seu hotel no Booking com opções de cancelamento gratuito 

—– ALUGUE SEU CARRO

Compare aqui  valores nas melhores locadoras na Serra Gaúcha  e pague em até 12 parcelas no cartão de crédito ou com desconto  no boleto bancário

—– PASSAGENS AÉREAS PROMO

Encontre aqui o seu voo para Rio Grande do Sul em promoção

—– ALUGUEL DE TEMPORADA

GANHE até 300 REAIS de crédito na sua primeira reserva usando este CUPOM  do AIRBNB

—– E MAIS:

Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo

+ Acompanhe o @amoserragaucha –  nosso perfil no Instagram só com dicas da serra gaúcha

Veja mais dicas de enoturismo na Serra Gaúcha no Café Viagem

Roteiro Caminhos de Pedra 

Roteiro completo de Pinto Bandeira – terroir do espumante

10 vinícolas que você precisa conhecer na serra gaúcha

10 atrações imperdíveis da Vindima de Bento Gonçalves

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Últimos Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO