Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!

Dica de 2 vinícolas próximas de Santiago do Chile para visitar por conta própria

O texto a seguir sobre a vinícolas próximas de Santiago do Chile para visitar foi feito pelo meu marido, Luciano Benetti. Ele acaba de voltar de uma viagem ao Chile e inclui duas vinícolas praticamente dentro de Santiago do Chile no seu roteiro. 

Pensando em incluir no seu roteiro uma visita a vinícolas próximas de Santiago do Chile? Pois saiba que pesquisei bastante na internet e em guias especializados e encontrei duas vinícolas praticamente dentro de Santiago do Chile, perfeitas para um bate e volta e fácil de fazer por conta própria. E ainda: com o perfil que eu procurava: uma vinícola grande e outra menor e boutique, lado a lado, ambas bem conceituadas, de qualidade inquestionável e com vinhos premiados: Cousiño Macul e Aquitania.

Fui esquiar no Chile no Valle Nevado com amigos e na volta ficamos dois dias em Santiago do Chile, Então, pensei em conhecer algumas vinícolas que não fossem muito distantes do centro da cidade e, de quebra, pudessem ser visitadas em apenas um turno.

vinícolas próximas de Santiago do Chile

—>  Onde ficar em Santiago do Chile? 
Leia aqui as dicas do Café Viagem de hotéis bem localizados em Santiago

Localização e distância das vinícola do centro de Santiago do Chile

Primeiramente, minha referência foi a localização do bairro Penalolen, Vale do Maipo, na região Metropolitana. Trata-se da área mais clássica de vinhedos no Chile, aos pés dos Andes, referência em Cabernet Sauvignon. Olhei no mapa e vi que as vinícolas que queria visitar estavam entre 16 a 18 km do nosso hotel, no bairro Lastarria, quase no centro de Santiago. O dia era sábado e agendei, previamente por e-mail, uma visitação para as 10 horas e outra para as 11h30 da manhã.

Escolhi as vinícolas Aquitania (pequena) a Cousino Macul (grande). Os agendamentos de ambas foram realizados por e-mail via site (veja no final do post os contatos) e funcionaram muito bem. A distância entre as duas vinícolas de Santiago do Chile é de 2 quilômetros (ou 5 minutos de carro/taxi/uber).  

vinícolas próximas de Santiago do Chile

Ao fundo dos vinhedos você vê a cidade

De transporte por aplicativo até as vinícolas de Santiago

Chamamos um transporte por aplicativo (não esqueça de comprar o chip internacional do seu celular com pelo menos 1 semana de antecedência da viagem). O custo do nosso hotel na região de Lastarria até a vinícola foi de 10 dólares por trecho (ida e volta). Se preferir, é possível também ir de metrô pela linha 4 descendo na estação Los Presidentes e, a partir daí, pegando um Uber ou um táxi.

vinícolas próximas de Santiago do Chile


1. Vinícola Aquitania em Santiago do Chile –

vinhos de excelência no Vale do Maipo


Fomos recebidos na vinícola Aquitania pela querida e simpática Bárbara Venegas, que fala um bom português, e foi a guia da visitação. Nosso grupo era de 6 pessoas, todos brasileiro. A
degustação escolhida foi a do Tour Premium que tem o custo de aproximadamente 30 dólares e duração de uma hora. Há outra degustação mais em conta, a Tour Reserva.

Vinícola Aquitania Santiago do Chile

A descoberta da Carménère

Pois bem, a Bárbara conta a história da vinícola criada em 1991 e dos seus fundadores franceses e um chileno. Detalhe que merece um destaque: a Aquitania está situada em uma área de vinhedos históricos do Valle del Maipo no Chile. Foi nessa região que foi detectado que as vinhas de uva Merlot eram, na verdade, de Carménère, varietal que se acreditava ter sido extinto em razão da praga filoxera que atingiu vinhedos do Velho Mundo em meados do século XIX

As amostras foram encaminhadas para a França e foi confirmada que eram da extinta Carménère. Legal né? 

Os vinhedos chilenos desfrutam de uma grande vantagem em comparação com o resto do mundo: as barreiras geográficas que os isolam de pragas. A mais importante delas é a Cordilheira dos Andes. Não é por menos que existem tantos e bons vinhos orgânicos e biodinâmicos por lá.

Vinícola Aquitania Santiago do Chile

Castas da Aquitania e vinhos de destaque

A vinícola Aquitania produz em torno de 140 mil garrafas ano, buscando muito mais a qualidade do que a quantidade. Principais uvas cultivadas pela vinícola são: Cabernet Sauvignon, Syrah (Valle del Maipo) e Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir (Valle del Malleco).

Os vinhos premiados pelo guia Descorchados (guia referência na América do Sul) e ícones da vinícola Aquitania são: Chardonnay Sol de SOL (96 pontos) e o Cabernet Savignon Lazuli (95 pontos vinho muito leve e versátil).

No Tour Premium degustamos 4 vinhos:

Pinot Noir 2012
Lazuli Cabernet Sauvignon 2016

Sol de sol Chardonnay 2016
Sol a sol Sauvignon Blanc 2016

+ Encontre Hotéis em Santiago do Chile com até 50% de desconto

Vinícola Aquitania Santiago do Chile

2. Vinícola Cousiño Macul – a história do Chile 

Para ir da Aquitania à Cousiño Macul pegamos um Ubber que custou em torno de 2 dólares com 7 minutos de deslocamento. 5 espécies de tours na Cousiño Macul, optamos pelo Tour Premium, com o valor de aproximadamente 35 dólares e que inclui uma taça de vinho para levar para casa. Havia 40 pessoas participando do nosso tour, principalmente brasileiros, um grupo bem maior do que na Aquitania. Ao chegar à vinícola, é fornecido um adesivo para identificar que tipo de tour a pessoa esta vinculada. 

Fomos acompanhados pelo divertido e bem humorado guia Amaro. O tour tem duração de 1h30min, sendo que os primeiro 45 minutos são uma visitação que conta a história da vinícola fundada em 1870 e que ainda está sob o comando da família Cousiño, mais precisamente a 7ª geração. 

vinícolas próximas de Santiago do Chile

Patrimônio histórico do Chile

A evolução da vinícola se confunde com a própria história do Chile. Não é por menos que a sede da Cousiño Macul faz parte do patrimônio histórico do Chile. Atualmente, não há mais produção de vinho no local, somente plantação de vinhedos reservados para os os vinhos de maior hierarquia da Cousiño.

Ao longo do tour, conhecemos a história de uma mulher de suma importância tanto para a vinícola quanto para o país: Isidora Goyenechea de Cousiño (1836-1897) – primeira grande empresária mulher na América do Sul  Seu nome está estampado em uma rua importante de Santiago e no Palácio Cousiño, que era a sua residência. Isidora dirigiu as empresas da família e a vinícola Cousiño Macul, na segunda metade do século XIX.

No total, a vinícola produz 24 milhões de garrafas ano. O tour é todo percorrido a pé. O local mais pitoresco é a chamada “Biblioteca”, uma adega subterrânea particular onde os proprietários guardam vinhos de todos os lugares do mundo. Infelizmente não é possível entrar neste ambiente. Gostaria de passar umas duas horas lá para provar alguns vinhos!!!

Vinhos degustados no Tour Premium da Cousino Macul

Bem, quanto ao vinhos degustados na Cousino Macul, antes de iniciar tour (ainda no pátio) provamos vinhos brancos, um Riesiling e um Sauvignon Gris Cousino Macul. Ao longo do tour nas cavas, degustamos um Cabernet Sauvignon Don Matias.

vinícolas próximas de Santiago do Chile

Encerrada a visitação, iniciamos uma degustação harmonizada com 6 vinhos da Vinícola Cousino Macul acompanhados de queijos.

Segue a relação desta degustação:
Sauvignon Blanc com queijo de cabra
Finis Terrae branco (varietal Chardonnay, Riesling e Viognier) com brie
Antiguas Reserva Merlot com queijo chanko e pêssego desidratado
Antiguas Reserva Cabernet Sauvignon com queijo manteiga e a ameixa seca
Antiguas Reserva Syrah com queijo manchego (elaborado com leite de ovelha)
Finis Térrea tinto (Cabernet e Merlot) com queijo gorgonzola

visita Cousino Macul

Enfim, foi uma bela e completa visitação, na qual se conhece um pouco dos vinhos chilenos, da história do país e da vinícola. E foi também a dobradinha perfeita de vinícolas próximas de Santiago do Chile  (uma grande e a outra pequena e boutique). Recomendo ambas se você quiser visitar vinícolas em Santiago do Chile por conta própria!

NÃO ESQUEÇA O SEGURO VIAGEM PARA VIAJAR PARA O CHILE!

FAÇA AQUI A SUA COTAÇÃO NAS PRINCIPAIS SEGURADORAS

Pesquise Pacotes de Tours para vinícolas próximas de Santiago do Chile

 

SAIBA MAIS


VINÍCOLA AQUITANIA – Viña Aquitania
Av. Consistorial 5090, Penalolen, Peñalolén
Região Metropolitana, Chile
Site: aquitania.cl
Contato: [email protected]
Visitas e degustação de segunda a sábado (10h tour premium e 11h e 15h Tour Reserva.
Somente com reserva antecipada. Aos domingos, vinícolas fecha


VINÍCOLA COUSINO MACUL
Av. Quilín 7100, Penalolen, Peñalolén
Região Metropolitana, Chile
Site:www.cousinomacul.com

Turismo: +562 23514135

 

Organize a sua Viagem para o Chile

+ Encontre Hotéis em Santiago com até 50% de desconto
+ Alugue carro no Chile e pague  em até 12x
+ Ingressos, transfers e passeios em Santiago do Chile
Guia Santiago do Chile – post índice com todas as dicas
+  Chip Celular EasySim4U – EUA, Canadá e + de 140 países

 + DICAS DE SANTIAGO DO CHILE NO CAFÉ VIAGEM

Onde comer em Santiago do Chile: 15 Lugares para comer bem em Santiago 

ROTEIRO: 6 atrações imperdíveis em Santiago do Chile

Primeira vez em Santiago:  passeios, comidinhas e compras básicas em Santiago do Chile. O be a bá!

Degustando o Chile na taça vinhos e vinícolas no Chile

Visitando vinícolas do Vale de Casablanca  – tour em 2 vinícolas no Vale de Casablanca:Matetic e Casa Marin

Bocanáriz Wine Barlugar sensacional para beber e conhecer os vinhos chilenos  

 

— ROTEIROS DE NEVE  NO CHILE

PARA SALVAR NO PINTEREST
Vinícolas dentro de Santiago do Chile
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO