Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Dal Pizzol, uma celebração ao vinho, à natureza e à boa mesa

(post atualizado em janeiro de 2018) A visita ao parque e vinícola Dal Pizzol deste post aconteceu no final de janeiro, período do início da Vindima , quando  participei de uma viagem de jornalistas e blogueiros à capital do vinho,  Bento Gonçalves (RS).  A viagem proporcionou algumas experiências que cai de amores e que não vejo a hora de voltar. Uma delas foi a da DAL PIZZOL, uma vinícola que também é um Parque, EcoMuseu da Cultura do Vinho, loja de varejo e restaurante. 

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (3)

VAI POR MIM: se tem um lugar para se estar em família e com crianças em Bento Gonçalves, esse lugar é a Dal Pizzol.  E, é claro, o espaço também é ideal para amantes da cultura do vinho, da natureza e da boa mesa.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (17)

Procurando dicas de Hotéis e Pousadas 
em Bento Gonçalves e arredores? 
Clique aqui e confira a seleção do Café Viagem

Dal Pizzol Vinicola Bento Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (16)

Sobre a Rota Cantinas Históricas, Bento Gonçalves

Só o trajeto até a Dal Pizzol já vale a viagem. A vinícola está localizada na estrada da encantadora Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves (RS).  Quando encontrar um acostamento na pista, pare, fotografe, respire e contemple a paisagem. A rota apresenta propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos que se instalaram nas encostas de Faria Lemos há mais de 130 anos.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (1)

Por lá, muitos descendentes desses italianos  seguem cultivando suas videiras e costumes.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (2)

Chegando à Vinícola Dal Pizzol

Na chegada à Dal Pizzol você já se encanta com o gramado verde do campo de futebol. Estacionei perto da loja varejo onde é possível comprar vinhos e conhecer um pouco mais da cultura do vinho (há livros e algumas peças do museu).  A Dal Pizzol tem uma trajetória de 40 anos. Começou como uma olaria. É comandada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol que elaboram anualmente 300 mil garrafas (225 mil litros) e tem como enólogo responsável Dirceu Scottá, atual presidente da Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).

Dal Pizzol Vinicola Bento (4)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (3)

Dal Pizzol

 

EcoMuseu e o Parque Dal Pizzol

A Dal Pizzol é a memória viva e uma aula sobre o vinho no Brasil. Guarda com carinho sua cultura em um museu espalhado por uma  área verde incrível. No Ecomuseu você encontra enoteca, máquinas antigas,  o primeiro vinhedo do imigrante, entre outras relíquias. Além do museu, a natureza  impressiona. Um espaço para contemplar, brincar e aproveitar. Tem lago, pracinha, gansos, pavão, entre outras maravilhas que vão deixar qualquer um apaixonado pela propriedade. Ah, o parque e o EcoMuseu tem entrada gratuita. Mas é bom ligar antes para conferir se estão abertos.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (12)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (13)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (15)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (14)

O Vinhedo do Mundo Dal Pizzol

Um dos grandes astros da Dal Pizzol e do Ecomuseu é o VINHEDO DO MUNDO, uma coleção pelo campo com cerca de 400 variedades de uvas, de 30 países. Atualmente, o Vinhedo do Mundo é considerado uma das três maiores coleções de uvas privada do planeta e  a maior da América Latina. O projeto começou a ser desenvolvido em  2005 e conta com o apoio da Embrapa, Gerdau e de entidades internacionais que enviam exemplares para serem cultivados.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (5)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (10)

A Colheita Simbólica

Desde 2011, a vinícola realiza uma vez por ano a colheita simbólica celebrando a cultura do vinho. Eu tive a imensa honra de participar da colheita de 2016 junto à família Dal Pizzol, jornalistas e convidados. Agradeço de coração tamanho privilégio e oportunidade. Cada convidado recebeu a sua tesoura e uma espécie de uva para colher. A minha foi a MOSCATO (MOSCATEL).

Obrigada pelo registro Silvia M. Rosa.

Obrigada pelos registros,  Silvia M. Rosa.

Apesar de não ser fã de vinhos adocicados elaborados com o dessa uva, fiquei feliz da vida por ser uma espécie que se deu bem no Sul do país e que representa bem a Serra Gaúcha.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (8)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (9)

Dal Pizzol Vinicola Bento (3)
Vinho e emoções

Durante a ocasião, o discurso de Rinaldo Dall Pizzol citou que o espaço busca emocionar os visitantes com as boas memórias da cultura do vinho. Salientou também que as rotas turísticas de Bento são uma das grandes ferramentas de marketing do vinho brasileiro. E que a região tem tudo para ser reconhecida como Patrimônio histórico da Unesco. Por fim, destaco uma citação de Rinaldo que gostei e concordo: 


“O vinho não é um produto apenas agroalimentar, mas cultural,
carregado de emoções, ou seja, apenas 30% está no cálice, o restante é além do cálice”
.

Rinaldo Dal Pizzol abrindo a colheita simbólica

Rinaldo Dal Pizzol abrindo a colheita simbólica

E para onde vão as uvas colhidas no Vinhedo do Mundo ?  Um vinho simbólico e especial (e não comercializado) é elaborado a partir dessas uvas, o VINUMMUNDI. A edição de 2015 foi degustada no final de um almoço memorável logo após a colheita.

Os vinhos feitos com a colheita simbólica do Vinhedo do Mundo. Foto crédito Daniel Anderson

Os vinhos feitos com a colheita simbólica do Vinhedo do Mundo. Foto crédito
Daniel Anderson

Ah, durante o ano, os interessados e estudiosos podem visitar o Vinhedo do Mundo de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h40min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min. Para grupos é preciso agendar reserva.

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (20)

 

O Restaurante Dal Pizzol

Eu gostei tanto da experiência gastronômica no restaurante da Dal Pizzol que não vejo a hora de levar a minha família e amigos. O espaço fica às margens do lago e cercado por uma natureza exuberante..

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (18)
De primeira fui visitar a  cozinha para  conferir o que ouvi falar que seria a estrela do almoço: o XIXO. Para quem não é do sul do Brasil, o xixo é um espeto misto de carne que leva também cebola, tomate, pimentão, entre outros. O segredo está nas carnes, nos cortes e, é claro, no tempero.

visitando a cozinha mágica...

visitando a cozinha mágica…

eis a estrela do almoço no espeto...

eis a estrela do almoço no espeto…

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (22)

A refeição harmonizada Dal Pizzol

Cada etapa do almoço é harmonizada com um vinho. Boas-vindas com espumante brut rosé, salada com vinho branco, prato principal com cabernet franc, enfim, a refeição só vai num crescente de sabor, aromas e alegria. A salada verde, as magníficas batatas assadas e o xixo de outro mundo vão à mesa. Um trio que perdi as contas de quantas vezes repeti no meu prato…

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (25)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (26)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (24)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (28)
Os garçons passam na mesa oferecendo também: massa com molho de queijo, massa com funghi e um filé divino com dois molhos (doce e  de  pesto).  A conversa estava tão boa na minha mesa que não lembro exatemente o que era a sobremesa, só lembro que raspei o prato (acho que era uma panacota!)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (27)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (30)

Dal Pizzol Vinicola Ecomuse (31)

A companhia à mesa foi tão boa quanto os vinhos e os pratos. Saúde, gurias!!

A companhia à mesa foi tão boa quanto os vinhos e os pratos. Saúde, gurias!!

A vontade de voltar e saborear outra vez cada cantinho desse lugar, cada prato, cada vinho é gigante. Enquanto esse dia não chega, vou matando as saudades com as fotos deste post. Salute!

Dal Pizzol Vinicola Bento (2)

Jornalistas, blogueiros, convidados, enólogo e proprietários da Dal Pizzol. Agradeço a oportunidade de conhecer e participar desse momento especial da Vindima

Na foto, o grupo de jornalistas, blogueiros, convidados, enólogo e proprietários da Dal Pizzol. Agradeço a oportunidade de conhecer e participar desse momento especial da Vindima

Novidade na Colheita de 2018 :

Em 2018, pela primeira vez, a Colheita do Vinhedo do Mundo da Dal Piizzol será aberta ao público! Uma experiência única, que antes era só para convidados. Serão apenas 40 vagas. A Colheita do Vinhedo do Mundo acontece dia 3 de fevereiro, das 10h30min às 15h.
Inscrições podem ser feitas pelo telefone (54) 3449.2255 ou pelo e-mail andressa@dalpizzol.com.br.
O valor por pessoa é de R$ 320 e inclui:
-visita ao Ecomuseu da Cultura do Vinho, guiada pelos diretores Antônio e Rinaldo Dal Pizzol e pelo enólogo Dirceu Scottá.
– a Colheita do Vinhedo do Mundo – terceira maior coleção de uvas do planeta – vivenciada na prática por cada participante, que terá a oportunidade de colher uma variedade de uva entre as 400 de mais de 30 países de todos os continentes que compõem este acervo.
-almoço ao ar livre, harmonizado com vinhos e espumantes Dal Pizzol. Cardápio é assinado pelo chef Bertini.
Na ocasião, também será oferecido o VINUMMUNDI Safra 2017, elaborado com 184 variedades de uvas do Vinhedo do Mundo

 

 

SAIBA MAIS

 

DAL PIZZOL
LOJA, ECOMUSEU, PARQUE E RESTAURANTE
RS 431, Km 5,3 – Rota das Cantinas Históricas
Distrito de Faria Lemos – Bento Gonçalves | RS Brasil
Coordenadas: 29° 06’ 36” S – 51° 35’ 34” W
Ver no Google Maps
Contato: (54) 3449.2255 ou  dalpizzol@dalpizzol.com.br
Site: www.dalpizzol.com.br
Refeições e cursos somente sob reserva antecipada


 RESTAURANTE
 DAL PIZZOL:

é preciso agendar reserva. Atende grupos acima de 20 pessoas. O almoço harmonizado (com bebida livre) sai R$ 120 por pessoa. Consulte valor para crianças.

PARQUE E ECOMUSEU:

a entrada no parque é gratuita.de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 11h40 e das 13h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30 (grupos acima de 10 pessoas, agendar).  No parque, e parque, o visitante poderá conhecer o Vinhedo do Mundo – com mais de 200 variedades originárias de 22 países, e a Enoteca – com coleção rara de mais de duas mil garrafas de vinhos produzidos desde o início da vinícola.
Sobre a Rota Cantinas Históricas:  www.cantinashistoricas.com.br

________________________________________________________________

+ DICAS DA SERRA GAÚCHA

6 Lugares para fazer a pisa e colheita da uva na Vindima da serra gaúcha

6 lugares para piquenique na Vindima da Serra Gaúcha

26 Hotéis e pousadas para namorar na serra gaúcha  

10 atrações imperdíveis para aproveitar a Vindima de Bento Gonçalves

 15 DICAS DE HOTÉIS E POUSADAS ECONÔMICAS em Gramado e Canela.

De carro pela Rota Romântica na Serra Gaúcha

Post Índice com todas as dicas de Bento Gonçalves 

16 motivos para vistar Garibaldi

L’essenza del Vino – o curso de degustação nos trilhos do trem Maria Fumaça

16 motivos para vistar Garibaldi

Melhores-sites-planejar-viagem

O Café Viagem foi a convite visitar a Dal Pizzol durante a Vindima de Bento Gonçalves. Contudo, e como sempre, as dicas e  experiências narradas nesta postagem procuram ser completamente isentas e de cunho pessoal. Apreciem sem moderação. 
Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinho e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Sem Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO