Puxe uma cadeira, pegue um café e viaje com a gente!
 

Vinícolas Uruguai: visita à Familia Deicas e Juanicó

Passeio, degustação e almoço na visita à Familia Deicas e Juanicó
Duas vinícolas de peso do Uruguai

A visita à Familia Deicas e a Juanicó no Uruguai sempre esteve nos meus planos de viagem. Muitos dos meus rótulos uruguaios favoritos pertencem a essas duas vinícolas que são responsáveis pelo destaque da qualidade dos vinhos do país no mundo. No entanto, o que eu não sabia é que ambas bodegas estão situadas no mesmo local. Logo, ao visitar a vinícola Familia Deicas você estará visitando também a Juanicó e vice-versa. Explico a seguir o motivo e conto um pouco mais sobre os vinhos, a história e a nossa visita à Familia Deicas com almoço harmonizado oferecido na propriedade “Establecimiento Juanicó”.

visita Familia Deicas e Juanico

Juanicó e Familia Deicas – duas vinícolas que pertencem à mesma família, a Deicas

A família Deicas assumiu o comando do Estabelecimento Juanicó em 1979. A partir daí, a propriedade passou a elaborar vinhos finos. Em 1997 um acontecimento marcou não só a Juanicó como todo o Uruguai. O vinho Preludio um dos primeiros vinhos de guarda tinto do país – virou celebridade após ganhar prêmio internacional na Vinitaly (grande feira da Itália). O fato deu notoriedade não só ao rótulo como também aos vinhos produzidos pelo Uruguai, principalmente ao Tannat, casta emblemática do país.

visita Familia Deicas Uruguai

Alguns anos mais tarde, em 2010, a família Deicas decidiu separar determinados rótulos de seu catálogo e criar uma outra marca boutique de vinhos premium. Surge, então, os vinhos da Familia Deicas. E o famoso Prelúdio, é claro, passou a integrar a linha de rótulos da marca Familia Deicas.

 

Como chegar às vinícolas Familia Deicas e Juanicó no Uruguai

O Estabelecimento Juanicó está situado em uma fazenda histórica do Uruguai a 40 Km do centro de Montevidéu, em Canelones. A partir da capital uruguaia, você pode dirigir pela Ruta 5 que também passa por outras Bodegas como a Bouza.

visita Familia Deicas Uruguai
Onde ficar em Montevidéu – dicas de hotéis

No Café Viagem, você encontra um post completo com dicas das melhores hospedagem em Montevidéu por bairrosCentro Histórico, Punta Carretas, Pocitos e Carrasco. São mais de 12 hotéis selecionados, confira no link abaixo…

Melhores hotéis em Montevidéu no Uruguai – mais de 12 dicas por bairros

+ Como é se hospedar no Hyatt Centric Montevideo 

Como é se hospedar no Hotel Casino Sofitel Montevideo 

A história do Establecimiento Juanicó e da Familia Deicas

A propriedade já pertenceu aos jesuítas (foi fundada por eles em 1745), à família Juanicó (a partir de 1830) e ao governo do Uruguai (Ancap). Sua cava antiga -construída por Francisico Juanicó (que dá nome à vinícola)- é declarada monumento nacional. Atualmente, a cava é chamada de Cave Prelúdio e pode ser visitada.

Juanicó Uruguay

Em torno de 1949, o “Establecimiento Juanicó” produziu um conhaque autorizado pela França (que tem a denominação de origem) a utilizar o termo cognac. Foi só em 1979 que a Familia Deicas assumiu o comando da propriedade. E, em 1995, abriu as portas para o enoturismo.

EStablecimiento Juanicó

antigo casarão e da fazenda Juanicó onde hoje funciona o escritório da vinícola

Além de ser a principal vinícola do Uruguai, a Juanicó é responsável pela elaboração do vinho mais vendido no país, o Don Pascual. Aliás, a linha Don Pascual é uma homenagem ao pai da viticultura uruguaia, Pascual Arriague.

Já a bodega Familia Deicas, criada a partir de 2010 como vinícola boutique do grupo, é responsável pela elaboração de um ícone uruguaio no mundo: o Prelúdio. Unindo ambas, estamos diante da mais representativa empresa do setor vitivinícola do Uruguai.

Atualmente, a vinícola segue sendo familiar e já está na terceira geração da família Deicas, com destaque para o enólogo Santiago Deicas.

visita Familia Deicas Uruguai

Os vinhedos e 3 bodegas do grupo da família Deicas

O grupo Deicas tem mais de 307 hectares de vinhedos e produz 3 milhões de garrafas por colheita. Ao todo, são 7 fazendas, incluindo uma em Mendoza na Argentina. No Uruguai, o grupo tem vinhedos em Canelones, San José (perto de Colonia), Carmem (Durazno), Garzón, Progresso. É considerada a bodega com maior diversidade de terroirs no Uruguai!

Além do “Establecimiento Juanicó” e da Família Deicas, o grupo também tem uma terceira vinícola com uma linha mais popular de vinhos, a Pueblo del Sol.

Situado entre os paralelos 30 e 35 Sul, o Uruguai divide com Chile, Mendoza, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia a faixa dos Grandes Vinhos do Hemisfério Sur.

Devido à influência oceânica e aos ventos que entram no Rio da Prata a partir da tarde, existe uma amplitude térmica importante entre os dias quentes e as noites frias durante o período de maturação das uvas no Uruguai – site Família Deicas

Establecimiento Juanicó

balcão e local de compra com todos os rótulos da Deicas e Juanicó

A visita à Familia Deicas e Juanicó

Inicialmente, fomos recebidos por um simpático sommelier em nossa visita à vinícola Familia Deicas e Juanicó. Ele nos guiou pelos vinhedos e área de produção contando a história da propriedade e da Juanicó. Provamos uma uva merlot direto dos parreirais, uma delícia.

uva merlot

Uva Merlot degustada nos vinhedos da Familia Deicas

visita Familia Deicas Uruguai

área de produção Juanicó e Deicas

A propósito: visitamos a Juanicó e Família Deicas em plena época da colheita da uva e as máquinas e a equipe estavam totalmente envolvidas com a vindima.

 Cave Prelúdio

Após a visita aos vinhedos e área de produção, fomos ao encontro do almoço harmonizado oferecido pela vinícola na visita à Família Deicas. Antes do almoço, fomos recebidos pelo gerente de exportações do Establecimiento Juanicó, Gonzalo García. Assim, antes da refeição fomos conhecer a grande estrela da casa, a Cave Prelúdio. A saber: algumas cerimônias de casamento são celebradas na Cave Prelúdio seguida por festa na vinícola. Très Chic!

Cave Prelúdio

Cave Prelúdio da Familia Deicas no Establecimiento Juanicó

Ao lado da Cave Prelúdio há um pequeno museu de vinhos com rótulos antigos e área para degustação especial.

visita Familia Deicas Uruguai

Painel com solos dos Vinhedos Deicas

Dentro do restaurante, não deixe de observar um painel com todos os solos e características dos terroirs da família Deicas. Ao lado, uma foto assustadora de um tornado que passou pela propriedade em 2002.

terroir Familia Deicas Uruguai

painel com solos dos vinhedos Familia Deicas e Juanicó

Restaurante e Experiências: degustações e Almoço Deicas e Juanicó  

É preciso reservar a sua visita ou almoço na Familia Deicas e Juanicó. O local oferece vários tipos de experiências com degustação e petiscos e almoço harmonizado. Abaixo, alguns exemplos:

  • Degustação Puro Carácter – USD 30 p/pessoa – 5 Vinhos Don Pascual com Petiscos
  • Almoço Puro Carácter – USD 65 p/pessoa – Menu de três passos com 5 vinhos da linha Don Pascual
  • Degustação Família Deicas – USD 60 p/pessoa – 5 Vinhos Familia Deicas com petiscos
  • Harmonizado Família Deicas – USD 90  p/pessoa – Almoço harmonizado com Deicas (incluindo o Prelúdio) em trI passos
  • Atlantico Experience – USD 50  p/pessoa  2 passos e USD 65 3 passos- almoço harmonizado rótulos Atlántico Deicas

–> Consulte valores da visita à Família Deicas e Juanicó com Translado, normalmente aumentam em 20 a 30 dólares

restaurante Familia Deicas Uruguai

restaurante Familia Deicas e Juanicó

Nós fizemos uma mescla do almoço Puro Caráter e Família Deicas a convite de Gonzalo García para conhecer ambos os rótulos. Salada fresca, pães e o azeite produzido pela família Deicas harmonizaram com os primeiros rótulos brancos e rosés servidos à mesa. A seguir, rótulos degustados…

Linha Coastal Don Pascual: branco, rosé e tannat

Iniciamos nosso almoço na Juanicó e Deicas conhecendo a nova linha refrescante e leve de verão Coastal Don Pascual: o branco blend de Albariño e o rosé de Cabernet Franc que inclusive já foi premiado como vinho revelação no Guia Descorchados 2018. Dois excelentes rótulos com bom custo-benefício e fáceis de encontrar nos supermercados do Uruguai e free shop da fronteira.

Mais tarde, após o branco que amo Atlántico Deicas, provamos também o Tannat da linha Coastal que foi um dos meus favoritos. Afinal, não tem barrica, é um tannat sem muita agressividade em boca e aroma, o meu estilo de vinho tinto.

Linha Atlántico Deicas: Sauvignon Blanc e Tannat

Uma linha de vinhos da Familia Deicas com influência do oceano como o próprio nome diz. Não é por menos que tem os típicos faróis das praias do Uruguai desenhados nos 5 rótulos distintos da linha. Na ocasião, degustamos o branco que amo Sauvignon Blanc e o Tannat de diferentes vinhedos costeiros da Deicas.

Single Vineyard Deicas

Os vinhos tintos acompanharam os pratos principais eleitos e o “assunto começou a ficar sério”… rótulos de peso da Familia Deicas. Enquanto meu marido foi de carne com um bife ancho eu escolhi uma massa com recheio de cordeiro. Há sempre duas opções no menu a cada passo.

almoço Deicas

bife ancho com Single Vineyard Deicas

Para acompanhar o prato principal, iniciamos com rótulo da linha Single Vineyard Deicas, vinhos que buscam a expressão máxima de cada terroir. Degustamos o de Sierra de Mahoma (San José). Vinho de muito caráter e personalidade que combinou perfeitamente com a carne. Corte de Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat. Levamos um rótulo para casa pois apreciamos muito.

Preludio Deicas 

A seguir, o momento tão aguardado na visita à Família Deicas: a degustação do clássico da casa, o Preludio Deicas. Provamos o Prelúdio tinto 2015. A saber: o Preludio é elaborado somente em anos de safras excepcionais. O vinho vem sendo feito desde 1992 com seleção dos melhores vinhedos e barricas.  É um vinho de guarda, com muita estrutura, aromático e potente. Um corte Tannat, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.  Considerado um corte bordalês tendo como base o Tannat.

O Preludio alcança sempre notas altas no Guia Descorchados e competições internacionais. Tem uma versão branca em Chardonnay que ainda não provei.

Massimo Deicas

Para minha surpresa, a Família Deicas tem outra estrela na casa além do Prelúdio. Trata-se do rótulo mais caro da bodega, o Massimo Deicas – uma homenagem ao primeiro imigrante da família, Massimo Deicas e todos os imigrantes do país. Foi o meu tinto preferido, sua textura em boca é macia, aveludada, impressionante.

No Massimo Deicas, são utilizadas uvas de Tannat dos vinhedos a poucos quilômetros do mar: Sierra de Mahoma (San José), Progreso (Canelones) e Garzón (Maldonado). Desde 2018, 30% do vinho é produzido em um tanque de aço inoxidável, 30% em ânfora de argila, 20% em barricas novas de carvalho francês e 20% em barricas de primeiro uso.

No quesito Tannat, suas uvas são provenientes das melhores vinhas da família. Leva a assinatura de ninguém menos do que o Papa do vinho, o norte-americano Paul Hobbs que comento a seguir…

Winemaker Paul Hobbs consultoria à Família Deicas

Durante o almoço, Gonzalo nos contou sobre a busca constante pela qualidade dos vinhos Deicas e Juanicó. Além de ser uma vinícola sustentável, o grupo contratou o famoso enólogo norte-americano Paul Hobbs . Desde 2012 ele é consultor das bodegas do grupo imprimindo seu estilo em alguns dos rótulos como o Massimo Deicas (meu preferido na degustação e o mais caro da Deicas).

Licor de Tannat e vinho botritizado da Deicas

Para finalizar a nossa refeição, degustamos um licor de tannat Deicas que também levamos uma garrafa para casa. Perfeito com a sobremesa. Mas fiquei curiosa mesmo foi para degustar o vinho licoroso feito a partir do fungo que gera a podridão da uva (o Botrytis Cinerea) – algo raro na América do Sul. Trata-se do vinho licoroso Botrytis Noble Deicas. Bem, já tenho motivo para voltar, né?

Esse tipo de vinho é considerado por muitos especialistas um néctar dos deuses. No Velho Mundo, o Botrytis produz vinhos de respeito como Sauternes e Tokaj. O Botrytis Noble Deicas é elaborado pela Deicas desde 1996 e a vinícola é pioneira na América do Sul na elaboração desse tipo de vinho.

almoço Juanicó Familia Deicas

Outros rótulos Deicas

Em 2018 degustei um rótulo da Deicas durante o festival de Gastronomia de Gramado que amei e deixo aqui registrado: o Deicas Tannat 2015 Valle de Los Manantiales. Vale a pena provar! O rótulo de 2016 recebeu 95 pontos no Guia Descorchados, eleito melhor tinto em 2018.

visita Familia Deicas Uruguai

Por fim, nem preciso comentar que a visita à Familia Deicas e Juanicó foi uma aula sobre os vinhos do Uruguai. Adoramos conhecer as bodegas de vinhos que nos acompanham há alguns anos em viagens tanto especiais ao Uruguai. Salute!!

 

SAIBA MAIS 

Vinícola Familia Deicas e Establecimiento Juanito
Ruta 5 km 38200, Juanicó, Canelones, Uruguai

Contato: +598 94 736 294 / info@familiadeicas.com  e visita@juanico.com
Horários: segunda a sexta: 10:00hs a 17:00hs e Domingos: 10:00hs a 15:00hs
Sites: familiadeicas.com. e juanico.com

 

Melhores vinícolas perto de Montevidéu para visitar no Uruguai

Bodega Bouza
Juanicó e Familia Deicas
Artesana
H Stagnari (Antigua Bodega Stagnari)
Bodegas Carrau
Bracco Bosca
De Lucca
Pizzorno
Los Vientos

Leia também: vinícolas para visitar perto de Punta del Este

Vinícolas do Uruguai perto de Colonia del Sacramento:
Campotinto
Narbona


Tudo para Planejar  sua viagem para Montevidéu

Booking.com: consulte tarifas Hotéis em Montevidéu com até 50% de desconto e possibilidade de cancelamento gratuito

RentCars: site com ofertas de aluguel de carro  que faz cotação entre principais locadoras

Seguro Viagem: busca por melhores ofertas de seguradoras de confiança

Ingressos e Tours: pacotes , transporte e ingressos em Montevidéu

Passagens Aéreas em Promoção – encontre seu voo para o Uruguai

Viaje Conectado: chip celular com internet 

 

Dicas e roteiros Montevidéu no Café Viagem

GUIA MONTEVIDÉU: post índice com todas as dicas e Montevidéu no Café Viagem

Onde comer em Montevidéu:  + de 12 restaurantes por bairros em Montevidéu

Experiência no hotel Hyatt: Hyatt Centric Montevideo, hotel para se apaixonar

Onde ficar em Montevidéu: Melhores Hotéis em Montevidéu por bairro

Melhores Hotéis no Uruguai : uma seleção de hotéis charmosos em todo o Uruguai

Como chegar e circular em Montevidéu: tudo para chegar e circular na cidade

Montevidéu em 2 dias  –  roteiro 1 a 2 dias em Montevidéu 

Roteiro Centro de Montevidéu – atrações para caminhar pela Cidade Velha

Dicas de Carrasco: 10 lugares para curtir o bairro mais elegante de Montevidéu

Cafés Montevidéu: 6 cafés em Montevidéu para curtir na viagem

Sofitel Montevideo| uma experiência única no hotel histórico e renovado de Carrasco

Uruguai for Lovers  | roteiro romântico resumido pela rota do Rio da Prata (Montevidéu, Colônia e Carmelo)

O Café Viagem almoçou e degustou vinhos da Deicas e a Juanicó com o apoio do grupo Família Deicas. Agradecemos a recepção.

Para salvar no Pinterest 

PIN SAVE

visita Familia Deicas

Compartilhar este Post
Escrito por

Muito prazer, sou Alexandra Aranovich, autora do Café Viagem - blog para quem acorda sonhando com a próxima viagem. Sou publicitária e sommelier pela ABS-RS. Acima de tudo, turista apaixonada por café da manhã, vinhos e experiências gastronômicas. Moro em Porto Alegre, mas vivo com o coração no mundo.

Comentário Recente

DEIXE SEU COMENTÁRIO